Autor Tópico: Mais um forum fechando as portas: Photography-on-the-net  (Lida 2624 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 17 de Outubro de 2023, 13:08:00
Mais um forum fechando as portas: Photography-on-the-net. Deve deixar de funcionar até o final do ano.

fonte:
https://www.canonrumors.com/photography-on-the-net-forums-to-close-at-the-end-of-2023/

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2023, 13:14:44
Uma pena mas parece ser o destino de todos os fóruns dedicados.

Tomara que consigam indexar o conteúdo em algum lugar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2023, 16:23:35
É uma pena.
Somos minoria.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2023, 16:35:20
No final vamos todos nos unir numa sala no reddit.  :no:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2023, 16:57:00
Seria legal até já ter alguma forma de se reunir e salvar o conteúdo caso o fórum feche do dia para a noite. Aconteceu isso no Brfoto e os contatos que tínhamos por lá se perderam...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2023, 07:22:32
Citar
All those multi-billion dollar companies have conquered the market, created the social media as we know it, intentionally aiming to addict by algorithms, put people into own bubbles, track you to target ads, lose content validity in short time so that new content gets created constantly. Some of them reduce message lengths thus directing young people to short attention span and think less about complete sentences.

Isso é algo que me tira o sono não só na fotografia. Só consigo imaginar uma involução cada vez mais rápida da espécie humana em si.
Aquele cenário de pessoas extremamente gordas e burras com uma tela na cara vendo ADs o dia inteiro retratadas no desenho do Wall-e me parece cada vez mais factível.

Por outro lado, mesmo com o visível descontentamento do dono do fórum com a Fotografia, eu sigo firme. Mas hoje já não penso mais na fotografia como algo para compartilhar, ganhar likes etc. Fotógrafo para mim, é o meu prazer. Se alguém mais vai ver ou não a foto, não é mais minha preocupação.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2023, 10:18:36
Isso é algo que me tira o sono não só na fotografia. Só consigo imaginar uma involução cada vez mais rápida da espécie humana em si.
Aquele cenário de pessoas extremamente gordas e burras com uma tela na cara vendo ADs o dia inteiro retratadas no desenho do Wall-e me parece cada vez mais factível.

Por outro lado, mesmo com o visível descontentamento do dono do fórum com a Fotografia, eu sigo firme. Mas hoje já não penso mais na fotografia como algo para compartilhar, ganhar likes etc. Fotógrafo para mim, é o meu prazer. Se alguém mais vai ver ou não a foto, não é mais minha preocupação.

Sim. A internet como conhecemos lá no início, que era tão promissora, existe cada vez menos, por conta disso. Os fóruns fazem parte desse modelo e não conseguem competir com as redes sociais e outras plataformas. Hoje se fala em grupos de whatsapp, Telegram e servidores do Discord, e todos esses seguem esse modelo de informação rápida que imediatamente se perde.

Eu já tive um blog sobre fotografia (que aliás, ainda está lá) e publicava alguns textos na área de colunas aqui do fórum. Mas hoje estou como você, escrevo e fotografo apenas para mim e para poucas pessoas que possam se interessar. E prefiro não ter nenhuma rede social.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2023, 10:28:57
Hoje para quem trabalha com fotografia não ter rede social para divulgar o seu trabalho, é como você não existir.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2023, 13:41:09
Hoje para quem trabalha com fotografia não ter rede social para divulgar o seu trabalho, é como você não existir.

Felizmente, por não trabalhar com fotografia, posso me dar ao luxo de não existir 😄


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2023, 14:55:18
Felizmente, por não trabalhar com fotografia, posso me dar ao luxo de não existir 😄

Dádiva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2023, 17:17:05
Fred Miranda e DPReview à todo vapor! São centenas e centenas de postagens diárias! O lance é participar por lá...
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2023, 00:18:14


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2023, 00:20:43
Hoje para quem trabalha com fotografia não ter rede social para divulgar o seu trabalho, é como você não existir.

me lembrou essa cena do filme Birdman


interessante essa ideia de não existir, gera uma boa reflexão.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2023, 00:27:24
Fred Miranda e DPReview à todo vapor! São centenas e centenas de postagens diárias! O lance é participar por lá...

ou participar mais aqui.....
as pessoas reclamam que os fóruns estão morrendo, mas quem faz o conteúdo somos nós,
se todo membro postasse algo pelo menos uma vez por semana, teríamos anos e anos pela frente.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2023, 00:33:45 por pkawazoe »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2023, 03:36:53
Felizmente, por não trabalhar com fotografia, posso me dar ao luxo de não existir 😄

Boa Rodrigo ! Estou nessa também !