Autor Tópico: Líquido para Limpeza Sensor da VSGO  (Lida 3256 vezes)

Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Online: 19 de Outubro de 2023, 10:54:24
Caros colegas, tudo certo?  :ok:

Estou na saga para comprar este líquido para sensor da marca VSGO, infelizmente no Mercado Livre já fiz 2 compras de vendedores diferentes e me enviaram um líquido de limpeza de lentes da K&F.

Alguém poderia indicar um local confiável para comprar esta marca em específico? No Aliexpress não consegui o envio para o Brasil.

Eclipse seria um sonho, mas também não encontrei.

Abraço!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2023, 11:21:39
Ele é bem dificil de encontrar mesmo... geralmente apenas no kit com os swabs... o liquido da K&F não funciona? na época que comprei nao tinha essa opção...

Ultimamente to limpando sensor com lenços umedecidos da Zeiss enrolados no swab de limpeza de sensor, funciona a contento.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2023, 11:35:43
Oi Leandro, este líquido da K&F para lentes, acaba ficando um pouco de "rastros", pois não seca tão rápido. Eu tenho aqui alguns swabs, com líquido (não gosto muito pois são muito molhados) e os secos, que prefiro.
A dica do lenço da Zeiss parece ser  bem interessante, teria o modelo exato ou link? sai bem econômico, já que se aproveita os swabs usados.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2023, 12:52:32
Eu vou dizer que ultimamente nem tenho usado líquido nenhum, somente um pincel macio. "E como vc limpa marca de gordura dos dedos?" Também com pincel macio, mas esfregando várias vezes. Limpo o pincel com frequência, com água e detergente. Só uso o lencinho em último caso, porque dá mais trabalho que o pincel.

Eu uso também uma lupa iluminada, e isso sim faz toda a diferença.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1717303106-ring-light-luminaria-com-lupa-de-aumento-led-bancada-usb-_JM


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2023, 13:29:45
Faço o mesmo que o Leandro. Funciona beleza.  :ok:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1767204223-kit-lens-wipes-zeiss-c-200-lencos-umedecidos-_JM#position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=301a2962-f472-4ecf-9f08-d99e7e8e7718



Valeu Vinicius, já fiz a compra.

Como você e os demais amigos enrolam o lenço no swab? Uma fotinha vai ser de utilidade pública, rsrsrs Abraço!

Eu vou dizer que ultimamente nem tenho usado líquido nenhum, somente um pincel macio. "E como vc limpa marca de gordura dos dedos?" Também com pincel macio, mas esfregando várias vezes. Limpo o pincel com frequência, com água e detergente. Só uso o lencinho em último caso, porque dá mais trabalho que o pincel.

Eu uso também uma lupa iluminada, e isso sim faz toda a diferença.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1717303106-ring-light-luminaria-com-lupa-de-aumento-led-bancada-usb-_JM

Já coloquei nos meus favoritos, bem útil mesmo, ainda mais quando a vista vai ficando mais idosa... chegando nos 50 por aqui! Valeu meu caro
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2023, 14:02:13
Tenho esse da VSGO

Deixa marcado como qualquer outro.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2023, 14:21:15
Tenho esse da VSGO

Deixa marcado como qualquer outro.

Eita, rsrs, valeu meu caro! Já estou me convertendo ao uso dos lenços com o swab, além da limpeza seca com o pincel de maquiagem.

O que eu percebo, o sensor fica bem limpo com estes líquidos, mas mesmo usando pouca quantidade, ficam algumas manchas que dificilmente saem nas fotos, é mais visível em áreas de desfoquebem claras.

Lá fora o Eclipse é bem usado. O que as assistências e a turma old school costumam usar? Ainda é o metanol? Benzina?
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2023, 14:55:24
Armando Ferreira, eu ja usei o liquido da kef, e quase todos os swabs, pois nunca tinha limpado sensor.
Uma bomba de ar limpa ajuda muito, nao adianta ter bomba cheia de poeira. ( como a velha que eu tenho)   
Essa ideia dos lencos parece uma boa, mas caso contrario nao economize nos swabs.
Precisa esperar um pouco o swab ficar menos humido, senao fica umas manchas.  :eek:
Pra mim foi terrivel a experiencia. Deu certo no final, mas eu detestei limpar sensor. 
Boa sorte!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2023, 14:56:43 por Leonardo Tonin »


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2023, 15:57:52

Valeu Vinicius, já fiz a compra.

Como você e os demais amigos enrolam o lenço no swab? Uma fotinha vai ser de utilidade pública, rsrsrs Abraço!

Já coloquei nos meus favoritos, bem útil mesmo, ainda mais quando a vista vai ficando mais idosa... chegando nos 50 por aqui! Valeu meu caro

Armando, não tem segredo, é como colocar um pano de limpeza no rodo doméstico. É só desdobrar o lencinho e revestir o swab, deixando num comprimento suficiente para segurar o lenço e o próprio swab simultaneamente. E lhe digo que funciona igualmente bem se não tiver swab, use um cotonete revestido com o lencinho e vai beleza do mesmo jeito.  :)
O bom desse lenço da Zeiss é que a secagem é quase instantânea e não deixa manchas. Se marcar bobeira, seca antes de você enrolar no swab. :hysterical: É ótimo também para limpar óculos, muda de imagem DVD para 4K na hora. :D
« Última modificação: 19 de Outubro de 2023, 16:01:59 por Vinicius Lima »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2023, 16:34:52
Tenho esse da VSGO

Deixa marcado como qualquer outro.

Concordo. Tenho 3 frascos pequenos aqui que vieram com os swabs. O Eclipse é mil vezes melhor.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2023, 16:53:04
Armando Ferreira, eu ja usei o liquido da kef, e quase todos os swabs, pois nunca tinha limpado sensor.
Uma bomba de ar limpa ajuda muito, nao adianta ter bomba cheia de poeira. ( como a velha que eu tenho)   
Essa ideia dos lencos parece uma boa, mas caso contrario nao economize nos swabs.
Precisa esperar um pouco o swab ficar menos humido, senao fica umas manchas.  :eek:
Pra mim foi terrivel a experiencia. Deu certo no final, mas eu detestei limpar sensor. 
Boa sorte!


Eu até pagava para limpar o sensor na assistência, mas depois que descobri que a limpeza estava por R$ 198,00... uma coragem tomou conta do meu ser! rsrsrs

Medo de limpar não tive, com o swab é bem tranquilo, a parte externa do sensor, que é protegida, não é frágil. Na minha experiência os swabs já com líquido não me atenderam, pelo menos do modelo que comprei.

Armando, não tem segredo, é como colocar um pano de limpeza no rodo doméstico. É só desdobrar o lencinho e revestir o swab, deixando num comprimento suficiente para segurar o lenço e o próprio swab simultaneamente. E lhe digo que funciona igualmente bem se não tiver swab, use um cotonete revestido com o lencinho e vai beleza do mesmo jeito.  :)
O bom desse lenço da Zeiss é que a secagem é quase instantânea e não deixa manchas. Se marcar bobeira, seca antes de você enrolar no swab. :hysterical: É ótimo também para limpar óculos, muda de imagem DVD para 4K na hora. :D

Valeu meu caro, é mais simples do que pensei, para limpar os óculos e lentes fotográficas também deve ser show! Eu sempre ando com minha bombinha "fuf-fuc" na bolsa e os lencinhos vão acompanhar o kit, valeu pelas dicas!

Concordo. Tenho 3 frascos pequenos aqui que vieram com os swabs. O Eclipse é mil vezes melhor.

Valeu meu caro, já desisti do VSGO. Eclipse eu sei que a turma lá fora usa muito a versão 2, seria um metanol diferenciado, mas não encontrei para vender por aqui.

Já fiz a compra dos lenços e esta é a composição:

Composição: Isopropanol, (ingrediente ativo), Mistura MIT/CMIT 1:3 - Metil Isotiazolina/Metilcloto Isotiazolinona, água deionizada.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2023, 01:06:25
Lá fora o Eclipse é bem usado. O que as assistências e a turma old school costumam usar? Ainda é o metanol? Benzina?

Não sei se sou old school, mas ainda tenho um frasco de Eclipse aqui. Ele é basicamente metanol. Como eu disse antes, tenho usado pincel seco. Se a coisa for muito catastrófica, normalmente minha primeira opção é água com detergente, depois água destilada pra enxaguar. Finalmente, álcool pra secar qualquer resto de água. Mas se vc tiver feito um bom trabalho antes, qualquer álcool serve. Se tiver feito um trabalho ruim, o melhor metanol vai deixar vestígio. Mas se for o sujinho típico, o pincel seco dá conta.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:24:40
Não sei se sou old school, mas ainda tenho um frasco de Eclipse aqui. Ele é basicamente metanol. Como eu disse antes, tenho usado pincel seco. Se a coisa for muito catastrófica, normalmente minha primeira opção é água com detergente, depois água destilada pra enxaguar. Finalmente, álcool pra secar qualquer resto de água. Mas se vc tiver feito um bom trabalho antes, qualquer álcool serve. Se tiver feito um trabalho ruim, o melhor metanol vai deixar vestígio. Mas se for o sujinho típico, o pincel seco dá conta.

Valeu Felipe, eu tenho um pincel de blush bem macio exclusivo para lentes, vou usar também no sensor. Costumo sempre usar a bombinha fuc-fuc para deixar este carregado um pouco com estática.


ATUALIZANDO: Recebi hoje os lenços da Zeiss e ficou perfeito! Para mim o segredo foi usar bem rápido, pois ele seca rápido! aproveitar quando está bem úmido para limpar, já vai secando sem deixar marcas, e pouco tempo depois, com ele ainda pouco úmido, dar o acabamento. Estou bem satisfeito e agradeço aos amigos pela dica!

É uma solução bem barata, basta um único swab, prefiro porque é do tamanho certo do sensor, e os lenços.

Para as Mirrorless deve ser ainda mais fácil, já que o sensor está mais próximo.

Para a limpeza das lentes também é muito útil, limpa super bem!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2023, 16:21:19
Não sei se sou old school, mas ainda tenho um frasco de Eclipse aqui. Ele é basicamente metanol. Como eu disse antes, tenho usado pincel seco. Se a coisa for muito catastrófica, normalmente minha primeira opção é água com detergente, depois água destilada pra enxaguar. Finalmente, álcool pra secar qualquer resto de água. Mas se vc tiver feito um bom trabalho antes, qualquer álcool serve. Se tiver feito um trabalho ruim, o melhor metanol vai deixar vestígio. Mas se for o sujinho típico, o pincel seco dá conta.

Qualquer álcool não !! Tem que ser anidro, sem água nem contaminado por água.
Aí sim pode ser etanol, metanol ou isopropanol. Lembrar que o metanol é bastante tóxico. Sorte que o antídoto é etanol kkkk, então teoricamente basta tomar um porre daqueles de cachaça kkkk.. To brincando, tem que ter cuidado com metanol, alem de venenoso é bastante tóxico para o nervo ótico. Use em local ventidado.