Autor Tópico: Canon finalmente descontinua o sistema de câmera EOS M  (Lida 3014 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:04:40
2023 e a gente voltou lá pra 2013 quando a Fuji ainda era uma novidade.

Hoje é simplesmente o único sistema aps-c que pode ser levado a serio.

Demorei pra aprender mas se for pra investir em lentes FF, melhor ter logo uma camera FF.

Concordo, e irei pesquisar mais e mais qualquer investimento que eu faca.
Se nao afeta o seu trabalho, que e o seu caso, voce esta certo.
Eu comprei Adobe, porque estava trabalhando com edicao.
So por isso.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2023, 14:37:59
Oi fuji, tudo bem?  :hysterical:

Uma pena que a Canon tenha abandonado esse "form factor" de câmera, até agora não temos nada parecido no mount R.

Principalmente as lentes. Tinham umas na linha M muito boas. Era uma boa linha de câmeras.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2023, 15:10:33
Tem muuuita gente que usa Fuji para tudo e nunca ouvi falar nada disso não...

A famosa lenda urbana. Até hoje as DSLR APSC da Pentax por exemplo, são maravilhosas. Nenhuma marca ou câmera é 100% pra todos os gostos. Conheci poucos fotógrafos que faziam fotografia esportiva com a Fuji. É a melhor marca pra isso? Não. Mas estavam entregando e colocando dinheiro no bolso.

Hoje em dia, todas as marcas de câmera são competentes. O que vai distinguir se ela é boa pra você ou não é : seu apego emocional e gosto; suas necessidades profissionais ultra-específicas.

Simplesmente há mais de 15 anos, não tem marca de câmera ruim no mercado. Todas elas são excelentes: Canon, Nikon, Sony, Fuji, Panasonic, Olympus, Sigma, Hasselblad, Leica. Todas excelentes e algumas melhores em outras áreas do que em outras. 


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2023, 19:24:49
Nunca nem peguei uma na mão. Achava lindinhas, esse estilo meio retrôzinho delas.

Longe de querer desmerecer essas câmeras, mas de início parecia ser uma linha meio esquisita, meio hobbista, meio sem pé nem cabeça, sei lá.
Sei que tem uma galera que usa profissionalmente e tal, mas mesmo aqui na cidade, ela nunca foi levada a sério como deveria.
Talvez pelo preço, talvez pela proposta, ou até mesmo pelo tamanho, (aquela parada de cliente ver o profissional com câmera grande como melhor, rsrsrs)
Enfim, não sei...

Parecia interessante pela usabilidade e tal.

Mas com nascimento das RF APS-C, fica compreensível que a Canon matasse essa linha. Não faria sentido manter duas linhas sem intercambialidade entre si.

São camerazinhas bonitinhas, mas com as RF crop fazendo a mesma coias, sei lá.

RIP EOS M.

Lembrando que o mount EF-S não teve nenhuma lente mais rápida que 2.8.
Fixas tivemos a 24mm 2.8 e a macro 60mm 2.8, e uma 35mm 2.8 macro que ninguém lembra.

Linha M teve boa variedade de lentes?

Porque APS-C não tem o "lúki fúfreime com micro textura"... kkk

Para APS-C Nikon e Canon se não fossem as outras empresas oferecerem lentes, a turma ficaria na "roça"!

Para quem realmente prefere a portabilidade e economia das APS-C a Fuji realmente investiu pesado, apesar que a mensalidade do beach tennis, prestação da Renegade e parcelas dos copos Stanley pesam um pouco no oraçamento... kkk

Ainda vou er uma Fuji! Beijos e me liga!


Não vi o que tem a ver uma coisa com outra, mas pelo menos aqui na região, Fuji sempre foi vista como cara.

______________________________________


Leonardo, entendi po*** nenhuma do que vc disse, mano. Desculpa. O que tem a ver Fuji e sua resistência com o fim da linha M?



Nunca vi galera do foto-jornalismo, esportes, por exemplo, com Fuji, primeiramente porque maioria deles já tem monte de lente EF desde sempre, então difícil achar um que tenha disposição pra trocar tudo.

Mas nos casamentos, ensaios e eventos em geral, tem uns que usam. Os mais hipsters, ou os patrocinados como era o caso do Mansano aqui da cidade.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2023, 21:25:11
Teve 02 joias, 22mm f/2 e a 32mm 1.4.
Essa última dizem que é melhor do que qualquer 50mm L....

A zoom 11-22mm também é melhor que as 02 ultra wide do EF-S.

Teve uma 28mm 3.5 macro, prima da 35mm 2.8, que ninguém lembra também.

E era isso.

A graça do mount é usar as lentes nativas que são bem portáteis.
E usar as EF/EF-S quando precisa.

Vale lembrar da 15mm f2 que foi vista alguns protótipos mas virou vaporware.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 21:26:53 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2023, 21:36:45
Teve 02 joias, 22mm f/2 e a 32mm 1.4.
Essa última dizem que é melhor do que qualquer 50mm L....

A zoom 11-22mm também é melhor que as 02 ultra wide do EF-S.

Teve uma 28mm 3.5 macro, prima da 35mm 2.8, que ninguém lembra também.

E era isso.

A graça do mount é usar as lentes nativas que são bem portáteis.
E usar as EF/EF-S quando precisa.

Vale lembrar da 15mm f2 que foi vista alguns protótipos mas virou vaporware.

Essa 22MM F2 era realmente uma lente formidável. Essa 32MM não cheguei a testar. Agora tinha a Sigma também com algumas fixas 1.4 que são muito bem elogiadas. Na real a Canon nunca me pareceu gostar muito do formato M. A impressão que eu tenho é que ela só investiu pra dar uma concorrência com a Sony.

Canon e Nikon só pularam pra valer no Mirrorless em 2018. Antes disso tudo que essas empresas fizeram de mirrorless para o mercado ultra profissional não deve ser levado em conta. Agora com certeza seguirão sendo ótimas câmeras para passeios, viagens e muitos nichos profissionais de fotografia que não demandam equipamentos de ponta como ensaios, fotografia de estúdio, etc.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2023, 22:40:08
Como é o sistema AF delas? Mais próximo das R, ou mais pro lado das DSLR em liveview?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2023, 04:17:17

Leonardo, entendi po*** nenhuma do que vc disse, mano. Desculpa. O que tem a ver Fuji e sua resistência com o fim da linha M?

Mas nos casamentos, ensaios e eventos em geral, tem uns que usam. Os mais hipsters, ou os patrocinados como era o caso do Mansano aqui da cidade.

    Mike, estavamos comentando que nao existe muito invetimento no formato aps c, exceto pela  Fuji (que eu admiro muito a linha completa de lentes fixas), conheco alguns fotografos que usam Fuji, mas nao vejo evidencia de que sao fortes como dslr, nunca vi muito interesse de empresas ou fotografos exaltando essa questao. Ja encontrei relatos sobre a linha xt com relacao a desgastes.   
Mas eu tambem vejo problemas tambem em outras marcas. Basta ler os topicos. Camera com tres recalls, camera com problema cronico de foco, lente com cabo flex soltando, borracha do corpo soltando. etc...
Talvez alguem que faca mais ensaios, talvez nao coloque a camera e lentes em seus limites.

     Voltando ao topico, Canon, Nikon, eles querem que queiramos os equipamentos mais sofisticados, e talvez ff mais barata e lente ff barata esteja indicando caixao para uma linha de lentes aps c. Nao que eu concorde ou discorde.

Mas existe espaco para cameras e lentes de tamanho pequeno, principalmente em lugares perigosos.



« Última modificação: 21 de Outubro de 2023, 04:33:04 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2023, 10:44:52
Como é o sistema AF delas? Mais próximo das R, ou mais pro lado das DSLR em liveview?

Os principais modelos são dual pixel, mesmo af de R e RP.

As primeiras era o af híbrido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2023, 10:45:18
E comprei uma M3 ontem  :snack:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2023, 10:50:35