Autor Tópico: Canon finalmente descontinua o sistema de câmera EOS M  (Lida 3016 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2023, 08:18:26
A Canon está finalmente fechando a porta para o sistema EOS M, pois removeu as câmeras de seus sites e listou a série como descontinuada.

Embora a Canon USA ainda liste lentes EF-M em seu site, todas, exceto uma, estão “esgotadas” – apenas a lente 22mm f/2 STM ainda pode ser adquirida. Dado que a Canon não lista mais nenhuma câmera EOS M em sua loja virtual, parece improvável que a empresa reabasteça essas lentes.

Embora a Canon EUA simplesmente tenha removido as listagens das câmeras de seu site, a Canon Japão deu um passo além . Conforme relatado pela Canon Rumors , a série de câmeras EOS M agora está arquivada na página de “produtos antigos” ou “produtos descontinuados” da empresa . Todas as câmeras EOS M da Canon podem ser encontradas aqui, incluindo a mais recente adição à linha, a EOS M50 Mark II (que é conhecida como EOS Kiss M2 no Japão), que foi anunciada no outono de 2020 .

Como normalmente acontece com as descontinuações, a Canon não fez um anúncio público, em vez disso optou por colocar silenciosamente a linha de câmeras APS-C sem espelho no pasto.

A Canon USA não confirmou explicitamente a mudança, mas disse à PetaPixel : “Atualmente, as vendas de câmeras da série EOS M e lentes EF-M variam de região para região, dependendo das necessidades do usuário”.

Aparentemente, as vendas variam conforme as regiões significam a remoção total em dois dos maiores territórios da empresa.

Boa noite doce príncipe
A escrita está na parede há algum tempo. Há muito se esperava que a Canon deixaria a linha EOS M, sua primeira incursão na tecnologia sem espelho, assim que a montagem RF fosse anunciada. É geralmente entendido que a série EOS M não vendeu bem na América do Norte, mas tem sido bastante popular no Japão, o que sem dúvida retardou o que teria sido uma descontinuação muito mais rápida da linha.

O “sinal de morte” da EOS M veio no início deste ano, porém, com o anúncio do R100 .

“A câmera Canon EOS R100 foi projetada para novos usuários de câmeras sem espelho iniciantes ou usuários de câmeras intercambiáveis ​​​​existentes que anteriormente gostavam de câmeras EOS Rebel ou EOS M”, disse a Canon na época. PetaPixel observou que esta linguagem afirmava de forma definitiva que o objetivo da câmera era substituir suas linhas DSLR e EOS M.

Os fãs da linha EOS M reclamaram em voz alta que a montagem RF ainda não está pronta para ser substituta, já que o suporte da lente está significativamente ausente em comparação com o que estava disponível para a EF-M. Embora a Canon tenha lançado alguns corpos de câmera RF APS-C, a linha de lentes RF-S é pequena e inclui apenas três lentes, todas zooms com aberturas variáveis ​​– nenhuma delas é rápida.

Esse fato não impediu a Canon e a EOS M será descontinuada em todas as suas regiões em pouco tempo.





https://petapixel.com/2023/10/19/canon-finally-discontinues-the-eos-m-camera-system/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2023, 08:43:02
Oi fuji, tudo bem?  :hysterical:

Uma pena que a Canon tenha abandonado esse "form factor" de câmera, até agora não temos nada parecido no mount R.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2023, 08:56:43
Apenas 3 lentes aps-c na montagem RF, nenhuma rápida.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2023, 09:01:46
Lembrando que o mount EF-S não teve nenhuma lente mais rápida que 2.8.
Fixas tivemos a 24mm 2.8 e a macro 60mm 2.8, e uma 35mm 2.8 macro que ninguém lembra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2023, 09:14:44
Pior, a Canon pouco se lixando para esse público desde sempre.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2023, 10:02:55
Porque APS-C não tem o "lúki fúfreime com micro textura"... kkk

Para APS-C Nikon e Canon se não fossem as outras empresas oferecerem lentes, a turma ficaria na "roça"!

Para quem realmente prefere a portabilidade e economia das APS-C a Fuji realmente investiu pesado, apesar que a mensalidade do beach tennis, prestação da Renegade e parcelas dos copos Stanley pesam um pouco no oraçamento... kkk

Ainda vou er uma Fuji! Beijos e me liga!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2023, 10:20:29
Se construcao fosse um ponto forte na Fuji, eles teriam marcado mais pontos para ser uma solucao.
Eu falei que faltava uma lente equivalente a uma 24 70 2.8.
A resposta de muitos e que Fuji e para Hobbie, ou que a proposta da Fuji e ter equipamento leve.
Eu pesquisei sobre a durabilidade, e a resposta geral e que nao aguenta trabalho pesado.
Assim dizendo, a Fuji nunca entrou para atender todas as demandas.
Canon, Nikon e Sony sabem disso muito bem. Essas empresas oferecem propostas ligeiramente diferentes,
mas nao e coincidencia que cada uma da um malho em determinado aspecto da proposta.
Enfim... Sugiro comprar cameras m mount enquanto estao nas prateleiras.



« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 10:36:07 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2023, 11:50:53
Me desculpe mas isso de fuji não aguentar trabalho é uma fantasia.

Sobre sistemas aps-c a Nikon tem pelo menos uma lente legal, a Z 24mm 1.7.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 11:51:05 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2023, 12:03:10
Me desculpe mas isso de fuji não aguentar trabalho é uma fantasia.

Sobre sistemas aps-c a Nikon tem pelo menos uma lente legal, a Z 24mm 1.7.

Voce tem certeza disso? Eu ate agora nao tenho. E lhe falo que a Fuji nao me parece fazer forca alguma sobre os pontos que eu falei. 
Na Nikon tem as lentes sigmas 1.4 tambem, mas o foco pica das galaxias vai demoras para chegar nessa cameras.
So quero deixar claro que sem investir um pouco mais pesado, nao tem fotografo que nao tenha suas frustracoes.
Outro conselho, se desligue do youtube americano e etc, simplesmente  outra realidade. 

 
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 12:04:20 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2023, 12:38:36
Voce tem certeza disso? Eu ate agora nao tenho. E lhe falo que a Fuji nao me parece fazer forca alguma sobre os pontos que eu falei. 
Na Nikon tem as lentes sigmas 1.4 tambem, mas o foco pica das galaxias vai demoras para chegar nessa cameras.
So quero deixar claro que sem investir um pouco mais pesado, nao tem fotografo que nao tenha suas frustracoes.
Outro conselho, se desligue do youtube americano e etc, simplesmente  outra realidade.

Tenho pelo menos 02 amigos fazendo casamento a anos com fuji aqui em Salvador.

O resto é fantasia e coisa de fanboy.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2023, 12:45:05
Tenho pelo menos 02 amigos fazendo casamento a anos com fuji aqui em Salvador.

O resto é fantasia e coisa de fanboy.

Eu nao vejo como fanboy, mas representantes de marcas.
Por isso eu gostava do optical limits, dxo, lens rentals.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2023, 13:04:47
No meu entender, existe uma psicologia de valor, e de percepcao estetica, gosto.
Se aceita as coisas como sao. O lado negativo de cada area.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 13:05:45 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2023, 13:24:32
Tem muuuita gente que usa Fuji para tudo e nunca ouvi falar nada disso não...


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2023, 13:37:31
Tem muuuita gente que usa Fuji para tudo e nunca ouvi falar nada disso não...

Eu ja vi declaracoes falando sobre maior fragilidade em lentes e cameras.
E durabilidade nao parece ser algo muito facil de ser identificado ou medido.
Sei que existem outros equipamentos de outras marcas que dao  problemas. 
Mas nunca vi muita preocupacao de empresa alguma em provar, garantir,  comunicar algo nesse sentido.
Muita gente parece nao se interessar. 
« Última modificação: 20 de Outubro de 2023, 13:40:05 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2023, 13:45:44
Tem muuuita gente que usa Fuji para tudo e nunca ouvi falar nada disso não...

2023 e a gente voltou lá pra 2013 quando a Fuji ainda era uma novidade.

Hoje é simplesmente o único sistema aps-c que pode ser levado a serio.

Demorei pra aprender mas se for pra investir em lentes FF, melhor ter logo uma camera FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs