Autor Tópico: Preciso de uma fullframe em 2023?  (Lida 6700 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 30 de Outubro de 2023, 11:42:29
Preciso de uma fullframe em 2023? Ou investir em melhores lentes me atenderia?

Essa é uma questão recorrente aqui no fórum, mas resolvi abrir esse tópico depois de assistir um video que tinha uma questão parecida, e achei bem interessante, vamos pensar um pouco:
1 - Os trabalhos que eu faço exigem que eu use uma fullframe ou eu conseguiria fazer com uma APS-C?
2 - Hoje a maioria das últimas APS-C lançadas tem qualidade, resolução e recursos para fazer quase todo tipo de trabalho.
3 - Muitos compram fullframe por causa da possibilidade de usar ISO mais alto, sem ruído, e muitas APS-C hoje tem melhorado muito nesse sentido.
4 - Se você não precisasse de uma impressão gigante que justificasse o uso de uma fullframe, não seria melhor investir numa lente de qualidade melhor?

Claro que a fullframe tem outras vantagens sobre a APS-C, mas o tópico é para questionar se o fotógrafo no Brasil, que faz trabalhos típicos (eventos, casamentos, formaturas, etc) precisaria mesmo de uma fullframe ou ele faria de boa nas APS-C mais modernas com lentes de qualidade?



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2023, 12:11:08
Respondendo a pergunta no final, não precisa de FF.

Porém, investir em lentes melhores significa, para CaNikSon, comprar lentes FF.
Que ao somar os custos, o corpo FF passa a ser uma opção natural.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2023, 12:15:22
Não faço trabalhos profissionais, mas um argumento que escuto bastante é que o cliente quer equipamento bom, e é fator de desempate. Se o cliente não consegue distinguir diferença entre o trabalho de dois fotógrafos, vai tentar ter o trabalho do fotógrafo com melhor equipamento pelo preço do que tem pior. 

Do ponto de vista puramente técnico, em 99% dos casos, tanto faz. Um pode dizer "ain, mas full frame tem melhor desfoque!", ao que o outro pode dizer "ain, mas APS-C tem maior profundidade!". 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2023, 12:32:39
Nunca fiz um ensaio ou evento para cliente final que tenha perguntado sobre equipamentos....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2023, 13:35:32
Creio que umas duas vezes apenas fui perguntado durante o trabalho qual era.
Mas isso porque o cliente gostava de fotografia e tinha uma câmera.

Mas nada relacionado à aps-c vs full-frame.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2023, 14:00:07
Durante é normal, agora pra fechar o job que seria inédito, pelo menos pra mim.

Além de ser um atestado que o portfólio falhou né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2023, 14:08:29
Essa me parece uma questao que o departamento de markething e desenvolvimento de produtos de cada empresa deve saber.
Sera que o consumidor tem hoje em dia a capacidade consciente de escolha, ou ele e escolhido pelo produto, empresa?

« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 14:10:23 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2023, 14:13:04
Durante é normal, agora pra fechar o job que seria inédito, pelo menos pra mim.

Além de ser um atestado que o portfólio falhou né?
Bom, aí entra aquela velha história que câmera não faz fotógrafo rsrs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2023, 16:54:01
Além de ser um atestado que o portfólio falhou né?

Não necessariamente, mas pode ser que o cliente queira saber mais sobre a credencial do fotógrafo que sobre o estilo dele.

Talvez isso aconteça menos hoje em dia, mas acontecia bastante na época em que todo mundo comprava uma câmera. Tinha gente que não queria pagar por um serviço que usaria um equipamento parecido/igual ao que ele tinha.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 16:56:05 por felipemendes »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2023, 17:40:40
Vejo muita gente empenhada em comprar uma fullframe como se só fosse possível fazer qualquer coisa com uma. E hoje não é bem assim, as APS-C tem melhorado, e muito. Gastar as vezes 15.000,00 para ter um equipamento para fazer algo que uma APS-C faz talvez não seja o caminho mais sábio a se tomar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2023, 18:00:22
Tem full frame nova por beeem menos que 15k  :D


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2023, 18:34:14
Tem full frame nova por beeem menos que 15k  :D
Sim, e claro que é um ótimo investimento, mas comprar induzido por terceiros ou pelo marketing agressivo das fabricantes, e não pela sua necessidade real, seria como comprar um carro fórmula 1 para andar na Avenida Brasil (engarrafada ainda por cima).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2023, 19:22:41
Não necessariamente, mas pode ser que o cliente queira saber mais sobre a credencial do fotógrafo que sobre o estilo dele.

Talvez isso aconteça menos hoje em dia, mas acontecia bastante na época em que todo mundo comprava uma câmera. Tinha gente que não queria pagar por um serviço que usaria um equipamento parecido/igual ao que ele tinha.

É como pedir um Uber e reclamar que o carro é mais barato que o meu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2023, 20:25:30
É como pedir um Uber e reclamar que o carro é mais barato que o meu.

Nao e a mesma coisa, porque uma corrida de Uber e algo mais barato e extremamente utilitario.
Fotografia e considerada arte, e muitos possuem grande dificuldade em valorizar a arte achando que e facil demais pelo preco a ser cobrado. Nesse sentido, o equipamento caro lhe ajuda. Nao totalmente, mas ajuda.   '
« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 20:27:57 por Leonardo Tonin »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2023, 21:48:22
Sem entrar na questão do investimento:

Existe uma diferença estética entre as imagens produzidas. Por ex, uma 165mm numa P67 produz uma imagem diferente de uma 85mm em uma FF, e da mesma forma a imagem de uma 50mm em uma APS-C é esteticamente diferente.

Se o cara consegue ver essas diferenças já é um bom avanço, porque a partir disso, se a questão estética é importante pra ele, ele vai poder ver e escolher.

Outro ponto é se o cara ou o cliente dele precisa dessas diferenças estéticas.

Não existe melhor nem pior, existe a conveniência, pq assim como o cara que fotografa passarinho pode preferir APS-C, o de fotos com pouca luz pode preferir FF, e o retratista pode desejar uma MF.

Por ultimo, se o cara ou o seu cliente não se importa com nada disso tanto faz, qualquer câmera serve.

Conhecimento importa mais que equipamento.