O que importa é isso rsrsrs
Não vou negar que tava com medo no começo, rsrs
Era disso aqui que eu estava falando na primeira página. O portfólio parece que é somente um dos fatores. O preço é outro. E o equipamento (que não deveria ser) acaba virando outro fator. No caso do Mike, valeu a pena porque ele conseguiu mais trabalho e aumentar o preço do trabalho. Aí sim o portfólio mostrou o valor.
Infelizmente para freelas, fotos empresariais, etc, a galera olha muito para o equipamento. Eu perdia freela pra empresas, para caras mais ruins de foto que eu, porque eles tinham equipamento superior.
Fiz umas fotos dia desses para uma empresa, porque tinha FF + tele.
Mas era algo específico, fotofrafar uma apresentação, num teatro com luz ruim e de longe. Aí perguntaram especificamente se eu tinha câmera fufreme e tele. Quando mandei EOS RP + 70-200 2.8 L IS III, fechei.
"Nossa, é daquelas mirrorless?", "Sim, é sim. Foco no rosto e não perde nunca".
Depois fui saber, que ganhei de um amigo, que tem 5dIII e 70-200 f4
Antigamente existiam algumas APS-C bem capadas e com sensores antigos e mau resolvidos. Porem atualmente tem as APS-C principalmente as top de linha que são câmeras maravilhosas. Quem ja usou uma dessas sabe o bólido a potencia de uma APS-C com tudo que tem direito nas mãos, e o que isso representa.
O custo pode ser alto, porem eu levaria em consideração no momento de escolher entre uma APS-C completa e um FF capada.
Quando saiu R10 e R7, lembro de ter postado algo sobre elas, kkkk
Que se tivesem saído antes, teria pensado fortemente nelas.
Mas hoje, não sei não.
Não é que a qualidade seja ruim, muito pelo contrario. O ISO 3200 da R7 é excelente? Com certeza. O da 80d véia eu já usava de boa.
Porém, iso 3200 da R7 x iso 3200 da RP, é covardia.
Mesmo com todas as funcionalidades da camera mais nova, para mim, para meu uso especificamente, é fator de desempate a favor da RPobre.
Tanto que agora no fim do ano, tô entre RP e R8. R7 nem passa pela minha cabeça.
Creio que a maior diferença que o Mike notou ao mudar para a Mirrorless não é nem tanto pelo tamanho do sensor.
Mas sim por causa do foco no sensor que melhorou a nitidez por não ter back/front focus.
Coloquei algo sobre isso no meu post anterior.
Não foi só o FF x APS-C.
Porém minhas lentes não tinham desvios de foco.
Mesmo colocando a 70-200 na 80d, com assuntos parados, usando os 45 pontos de foco ou usando o liveview, não chega perto da RP. É um espancamento.
Eu achava bom o resultado da 80d, agora não consigo mais usar ela, kkkkkk.
Eu cheguei a escrever esse comentário mas apaguei pra evitar discórdia rsrs
Não ia causar discórdia não.
A usabilidade melhorou sim, mas minhas lentes eram cravadinhas, como disse ao YP.
A evolução do meu equipamento alterou minha fotografia, digamos que em duas frentes:
- Qualidade do sensor ff + vidros melhores: melhora percebida nas ampliações, isos altos, nitidez em geral. Aqui, se fosse uma 6d, resolveria.
- Autofoco contínuo + lentes mais rápidas: melhora nas composições, fotos mais bonitas na hora do clique. É aqui que o lado mirrorless entra.
Ainda volto no ponto que nenhum cliente final nunca perguntou sobre meus equipamentos.
Eu tive um só. Cara era meio nerdão metido a manjar, na época eu tinha duas 60d. O que tinha de câmera acima, era 7d e 5d II. Se não me engano, 70d tinha acabo de sair na gringa, ou tava pra lançar...
O cara perguntou das câmeras, falei os modelos, ele fez cara de c*. FAlei pra ele, "com meu conhecimento, são suficientes para fazer fotos iguais às desses álbuns que tá folheando."
Ganhei o cara. Ainda ficava pasmado, "nossa vc tira leite de pedra das sessentinhas hein"
Que fotógrafos e empresas contratantes de freelas perguntam sobre o equipamento isso é uma realidade sim.
Sim, os caras ficam brincando de super-trunfo, kkkkk
Eu tô pra trocar de câmera de novo: outra RP ou uma R8.
RP me atende plenamente. Mas talvez eu vá de R8, por conta dos aprimoramentos no AF e video, e não vou negar, um pouco de G.A.S. tbm kkkkkkkk
Que fotógrafos e empresas contratantes de freelas perguntam sobre o equipamento isso é uma realidade sim.
O que as empresas de formatura pagam aqui na região justifica uma câmera FF?
Aqui a resposta é não, se eu aparecer com uma T3 ainda vou me sentir mal pago
Inclusive esse ramo não é parâmetro, pois pegam qualquer pessoa que chegue com uma câmera, basta usar o modo P e apertar o botão.
Pelo menos é o cenário que vejo aqui.
Não sei (ou não lembro) de onde é, Vange, mas sei que tem regiões que os caras estão pagando 200~250 nos freelas de formatura. Aì não né.
Aqui varia de 300 a 600 dependendo da empresa.
As melhorezinhas, estão pagando isso aí ou até mais dependendo do trampo.
Dia desses um maluco do Mato Grosso do Sul me ligou. Se apresentou, tudo cetinho, empresa conhecida por ser decente, porém paga pouco. Era uma formatura relativamente grande, uns 60 formandos, de faculdade.
"Mike, beleza? Aqui é o fulano da fulano formaturas, quem me passou seu número foi ciclano. Eu precisava que você montasse um carro aí, quatro fotógrafos, pra fazer três eventos pra mim, em cidade tal. Sai daí quinta cedo, fotografa missa na quinta, colação na sexta e baile no sábado. Aí volta no domingo embora."
"Beleza, fulano, monto sim. Chamo pessoal que é casamenteiro comigo, fica legal. Coordeno aí pra vc, tudo certinho.
Mas antes de a gente fechar, diz pra mim, como vcs estão pagando aí na cidade?"
"Então, Mike, pensamos no seguinte, pra ficar bom pra nóis e tbm pra conhecer o trampo de vocês, né, que a gente não conhece, aí precisa ver como é que é...
Pensamos aqui, 600 reais o pacote, mais 20 por refeição, e 0,80 por km rodado com o carro. Aí tem um hotel aqui, quarto duplo, porém banheiro no corredor..."
"Ow chefe, desculpa, mas pra mim não vai dar não.
Eu monto a equipe pra você, por no mínimo 500,00 por evento, 30 de refeição e 1,20 o km rodado. E o hotel, pode ser quarto duplo, mas com banheiro no quarto. Aqui não é peão de obra não, chefe...
...
"É..., vou ver, fica pesado pra nóis, blablabla... Te ligo pra confirmar"Até ontem ainda não tinha ligado, kkkkkkkk