Autor Tópico: Snapdragon X Elite: o rival de peso para Intel, Apple e AMD  (Lida 1310 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Novembro de 2023, 08:49:19
Snapdragon X Elite supera rivais em todos os benchmarks



Citar
Indo ao que interessa: os números. Como era de se esperar, os resultados apresentados pela Qualcomm ao comparar o Snapdragon X Elite com os modelos rivais diziam respeito à Versão A com TDP mais alto, porém ainda é possível conseguir uma economia notável de consumo com uma performance superior na maioria dos testes.

Usando o Geekbench 6.2 na versão Linux, o chip foi capaz de apresentar 3227 pontos em single core, batendo os 3192 pontos do Core i9-13980HX da Intel. Isso seria feito com até 70% menos consumo, ou seja, você precisa de apenas 30% da energia do chip da Intel para ter performance superior no modelo da Qualcomm — ao menos em teoria.

Já na versão do Geekbench 6.2 para Windows, tivemos pico de performance até 10% superior no desempenho single core quando comparado a rivais como Core i7-13800H, Ryzen 9-7940HS e Apple M2. Foram 2940 pontos na Versão A de referência da Qualcomm e 2780 pontos na Versão B, contra 2755, 2695 e 2658 pontos dos chips mencionados, respectivamente.

Quando passamos para a versão multi core do mesmo teste a situação ficou ainda mais favorável para a Qualcomm — provavelmente pelo uso exclusivo de núcleos de alta performance a até 3,8 GHz, enquanto rivais tentam balancear o consumo com núcleos de eficiência. Foram 15130 pontos na Versão A do Snapdragon X Elite e 14 mil na Versão B. O Core i7 ficou entre eles com 14342, mas Ryzen 9 e M2 ficaram para trás, com 12181 e 10088, respectivamente.

https://canaltech.com.br/hardware/benchmarks-do-snapdragon-x-elite-mostram-rival-de-peso-para-intel-amd-e-apple-268189/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2023, 08:50:03
O futuro será dominado apenas por Arm?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2023, 09:13:40
Estou desatualizado, é um computador pronto como os apples ou o processador para montar o PC?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, 09:13:59 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2023, 09:18:00
O futuro será dominado apenas por Arm?

Será que, de novo, os processadores RISC são a tendência pro futuro? Lembro nos anos 90, em que diziam que RISC era o futuro, e passaram-se 30 anos. Agora, com nomes de peso (Apple) entrando de vez na arquitetura ARM (Advanced/Acorn RISC Machines), será que vai?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2023, 09:29:34
Estou desatualizado, é um computador pronto como os apples ou o processador para montar o PC?
É que nem a Apple. Tudo junto e misturado  :hysterical:
Esse exemplo é um "note" da Qualcomm.

Mas, creio eu que a Qualcomm vai vender para as marcas tradicionais seus chips assim como faz com os smartphones.
Já tem alguns notes sendo vendidos com  processadores dela mais antigos.

https://tecnoblog.net/noticias/2023/03/17/lenovo-traz-notebook-com-processador-snapdragon-e-5g-para-o-brasil/
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, 09:30:10 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2023, 09:31:09
Será que, de novo, os processadores RISC são a tendência pro futuro? Lembro nos anos 90, em que diziam que RISC era o futuro, e passaram-se 30 anos. Agora, com nomes de peso (Apple) entrando de vez na arquitetura ARM (Advanced/Acorn RISC Machines), será que vai?
Tudo indica que sim, finalmente.
Olhe o desempenho dessa criança gastando 30% do modelo da Intel  :worship:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2023, 10:40:34
Se a Apple não tivesse dado a peitada inicial ninguém iria se mexer.
Falar nisso eles lançaram o M3

Apple investiu US$ 1 bilhão para desenvolver processadores M3, segundo analista

https://www.mundoconectado.com.br/apple/apple-investiu-us-1-bilhao-para-desenvolver-processadores-m3-segundo-analista/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2023, 11:15:51
Tudo indica que sim, finalmente.
Olhe o desempenho dessa criança gastando 30% do modelo da Intel  :worship:

Não tenho Apple, então minha opinião é de quem pegou o bonde andando: me parece que em aplicações single core, realmente o M1 e M2 são mais rápidos que os x64. Mas em multi-core, os x64 ainda seriam melhores.

Tem também que parece que ainda não tem Windows pra ARM disponível pro grande público, menos ainda uma camada de compatibilidade com x64. Veja que o benchmark do primeiro tópico foi feito com Linux.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2023, 11:22:14
Sim, com toda certeza tem muito o que evoluir em software e hardware.

Mas estou achando bem animador.
Olhe que isso é fantástico para a plataforma mobile.
Vejo a galera falando que sai de casa com o macbook sem carregador. Quando isso seria possível com x86-64?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2023, 12:03:09
ja tem computador da sansung rodando windows, e consumindo pouquissima bateria. Se não me engano é da mesma arquitetura.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2023, 13:47:20
ja tem computador da sansung rodando windows, e consumindo pouquissima bateria. Se não me engano é da mesma arquitetura.
Sim, tem o Windows 11 arm.

Para desktop a vantagem é a conta de luz mais magra.  :D