Autor Tópico: Câmeras e Lentes da linha mirrorless apresentando defeito  (Lida 7218 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Online: 03 de Novembro de 2023, 12:26:05
Galera, criando esse tópico para dividir experiências e tentar construir um cenário mais amplo do que pode ou não ser um problema real.


Enfim, em conversas pelos grupos de whatsapp e círculo de fotógrafos na escola de fotografia, tenho ouvido relatos de equipamentos Canon R apresentando defeito.

Um amigo comprou uma 35mm e em meses deu falha, mandou de volta para a Canon. Uma aluna comprou uma RP e ela apresenta falha, congela o sistema, só tirando bateria pra reiniciar.
Na assistência que levo meus equipamentos aqui em Florianópolis, o técnico me falou que a qualidade das mirrorless Canon não se compara a DSLR, que está recebendo muitas com defeito e pouco tempo de uso.

Um conhecido me relatou que um técnico de outra assistência em cidade lindeira, que inclusive foi ao Japão fazer cursos na Canon e Nikon, disse que a qualidade de construção não se compara a DSLR, e que isso se aplica também as lentes RF que são todas eletrônicas.

Outro conhecido, fotografo de vida selvagem, que teve 5D mark IV, 7D mark 2, e agora está com R7 e R6, relatou que as mirrorless não passam confiança na questão de robustez ante o que estava acostumado com as DSLR. Inclusive comprou a 100-500mm L e disse há casos de entrada de poeira excessiva o que não deveria ocorrer.



Será que são casos isolados ou há uma tendencia? Estão economizando na construção dos equipamentos? Qual as experiências dos colegas?

PS: não estou questionando os beneficios da tecnologia, foco, detecção de olho, etc etc etc...
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, 12:29:22 por LeandroR »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2023, 13:03:56
Não posso falar de Canon. Tive duas Fuji que caíram no chão. Uma caiu da mesinha e rachou o EVF ao meio, eu só consegua ver a pare de baixo. O LCD continuava funcionando, então ainda funcionava.

A X-H1 levou um tombão do tripé no concreto, com um acessório encaixado na sapata de flash. Apesar de ter rachado a parte de cima da câmera, tudo funciona 100% 3 anos depois.

Minha lente 18mm deve ter uns 8 anos de uso e o anel de abertura "arrasta", não sendo muito suave de girar. Nunca tive outros problemas com câmeras ou lentes.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2023, 13:13:40
Talvez, um grande talvez, a indústria está criando os produtos com um prazo de vida mais curto, a obsolescência programada.

Já houve algum update de lentes Canon que teoricamente pelo pouco tempo de vida não precisariam existir? Pergunto comparado ao mundo das DSLRs
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, 13:14:01 por Armando Ferreira »
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2023, 13:26:29
Talvez, um grande talvez, a indústria está criando os produtos com um prazo de vida mais curto, a obsolescência programada.

Já houve algum update de lentes Canon que teoricamente pelo pouco tempo de vida não precisariam existir? Pergunto comparado ao mundo das DSLRs
Para que fazer equipamentos duráveis como a 40d, 5d, 6d, 7d? É perder dinheiro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2023, 14:29:01
Acho que não tem relação com mirrorless e sim com os eletrônicos da atualidade.

Porém essa percepção descrita pode ser apenas viés de confirmação.
Tem mais mirrorless aparecendo com defeito porque se vende mais mirrorless.

Lente robusta? A 24-105 L de um colega com suas 03 trocas de cabo flat manda lembranças.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2023, 14:52:54
Acho que não tem relação com mirrorless e sim com os eletrônicos da atualidade.

Porém essa percepção descrita pode ser apenas viés de confirmação.
Tem mais mirrorless aparecendo com defeito porque se vende mais mirrorless.

Lente robusta? A 24-105 L de um colega com suas 03 trocas de cabo flat manda lembranças.

Perai, vc falou em viés de confirmação e cita uma 24-105mm com problema, uma das lentes que mais tem por aí e que são usadas a exaustão.


Mas sim, é natural que vendendo mais mirrorless vão ter mais dando defeito... Entretanto estimo que ainda deva ter no mínimo 20x mais DSLR em uso no Brasil do que mirrorless.


Eu tive a R10 um tempinho e comparando com a 7D parecia um brinquedo, não parece algo que vá durar tanto tempo mas aí é uma opinião subjetiva. Fotografando um IronMan ela pediu arrego algumas vezes, engasgava ou travava e só tirando bateria.

Na verdade o que mais me alertou foram os comentários de duas assistências técnicas.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2023, 15:38:50
Qualquer informação contrária que toque no imaculado mundo das ML gera desconforto em muita gente, Leandro!

E mesmo que as ML sejam uma realidade muito forte em vendas fora do país, aqui o dia a dia da galera que trabalha ainda é baseado nas DSLRs, que quantitativamente, por ter anos de mercado, são muito superiores em amostragem e números.

Outra opinião tirada do meu suvaco é que nas DSLRs temos muitas partes mecânicas e, talvez por isso, haja uma certa fragilidade nos modelos mais modernos, focadaos mais na eletrônica.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2023, 15:54:28
Talvez, um grande talvez, a indústria está criando os produtos com um prazo de vida mais curto, a obsolescência programada.
Sim, exatamente.
E isso não se aplica apenas as câmeras.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2023, 17:07:44
Perai, vc falou em viés de confirmação e cita uma 24-105mm com problema, uma das lentes que mais tem por aí e que são usadas a exaustão.


Exatamente  :D

O ponto é esse, não temos como generalizar muita coisa com nenhuma dessas informações.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2023, 19:19:25
Olha, a construcao interna da r5, r6, z7 e z6 possuem avaliacoes positivas no Lensrentals e kolarivision.
Eu tenho a impressao que as cameras mirrorless sao mais delicadas sim.

Vamos tudo pra Pentax.  :D
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, 19:27:23 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2023, 19:19:59
Talvez, um grande talvez, a indústria está criando os produtos com um prazo de vida mais curto, a obsolescência programada.

Já houve algum update de lentes Canon que teoricamente pelo pouco tempo de vida não precisariam existir? Pergunto comparado ao mundo das DSLRs

Creio que isso faça parte do "sistema", sim. Quando o produto é entrante no mercado, problemas com qualidade podem matar o produto, dando má fama. Depois que o produto já é bem estabelecido, tal tipo de problema, embora traga dano à marca, não causa aversão total à marca. O usuário reclama que o produto não era bom como antigamente, mas continua até que um número grande de usuários saia. Aí a marca volta a investir em qualidade.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2023, 19:21:38
Olha, parece que as coisas estão sendo feitas pra serem piores mesmo.

Quem já segurou uma 10d na mão? Aquele trambolho, se você quiser colocar como calço no pneu de um 1113, serve.
Minhas 60d pareciam muito mais sólidas que as 80d.
Inclusive 80d arregou antes, obturador parou com 190k, ante 270k de uma das sessentinha, e a outra ainda tá rodando com um amigo com obturador original.

RP parece sim um brinquedinho. Mas isso não me parece ser culpa dela. Todas mirrorless parecem. E isso é pra vender mais.

Mas isso não é exclusividade das câmeras.
Quem não vê por aí, Belinas, Monzas, Gols quadrados, caindo os pedaços mas andando?
DUVIDO um Cruze ou Corolla 2023 aguentar nas mãos de um piscineiro em 2053, como uma Quantum aguenta, kkkkk.
Aquelas tevezonas que passavam de pai pra filho, só saudade. Agora eles fazem o produto pra durar 2 anos e 2 meses, que é pro sujeito comprar garantia estendida e se lascar mesmo assim.

Máquina de lavar roupa, antes era todo dia funcionando, roupa de seis pessoas, agora com x ciclos ela pifa, tem que trocar isso e aquilo. Preço do reparo? 70% da nova. "Ah, vou comprar a nova, pelo menos tem garantia."

Consumismo exagerado, metas de lucro gigantes, enfim.
Tudo pior e mais caro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2023, 22:31:59
Quem não vê por aí, Belinas, Monzas, Gols quadrados, caindo os pedaços mas andando?
DUVIDO um Cruze ou Corolla 2023 aguentar nas mãos de um piscineiro em 2053, como uma Quantum aguenta, kkkkk.

Eu não ia falar sobre carro, mas já que você falou... Dizem que os Teslas são mais amigáveis ao meio-ambiente porque são elétricos, etc., mas isso só é verdade se não bater. Como o carro é todo de alumínio, uma batida que amasse a estrutura do carro é perda total, pois o alumínio não pode ser desamassado. Ou seja, pode-se jogar o carro todo fora por algo que até bem pouco tempo atrás se consertava.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2023, 07:59:08
      Leandro, o Lens rentals e a Colarivision avaliaram positivamente a construcao interna das cameras: z6, z7, r6 e r5. Quanto a robustez da r6 ou r7, ou z6 ou z7 eu nao me incomodaria. (a r5 e z8 estao em outro patamar) Agora as cameras de entrada FF e lentes mais baratas, talvez sejam as mais delicadas. Mas, imagino que pequenas colisoes laterais de uso facam parate do cotidiano do fotografo e sejam levadas em conta pelos fabricantes. Talvez algumas configuracoes possam levar algumas cameras a terem maior desgaste,o que me leva a pensar como fica a questao da compra de usados.Vai saber...
     
   

 


 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2023, 13:26:01
Eu não ia falar sobre carro, mas já que você falou... Dizem que os Teslas são mais amigáveis ao meio-ambiente porque são elétricos, etc., mas isso só é verdade se não bater. Como o carro é todo de alumínio, uma batida que amasse a estrutura do carro é perda total, pois o alumínio não pode ser desamassado. Ou seja, pode-se jogar o carro todo fora por algo que até bem pouco tempo atrás se consertava.

Fora outras coisas. Se a eletricidade for gerada por fontes poluentes como termoeletricas a pegada de carbono pode ser beeeeem grande. Produzir alumínio também consome uma quantidade brutal de energia elétrica, a unica vantagem é que o alumínio é 100% reciclavel.

Tudo é relativo.