Autor Tópico: Questão peso: Acham que vale a troca de todo um setup DSLR para Mirrorless?  (Lida 7287 vezes)

dronan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Fala pessoal!

Esta é o problema que tenho atualmente: Geralmente eu só saio com meu eqpto quando estou viajando, e quando saio para tal são 4, 5 dias carregando mochila com pelo menos a 14-24, 70-200 a D750 e as vezes o tripé.

A ideia de mudar para mirrorless é diminuir tanto o peso quanto o tamanho dos equipamentos, mas não sei o quanto é valido, pensando no que tenho hoje...

Cameras:
Nikon D90
Nikon D750

Lentes:
Nikon 18.105mm
Nikon105mm Micro
Nikon 50mm 1.8d Af
Nikon 14.24mm Afs

Flash Nikon Sb700

Seria o que teria que vender para adotar o novo modelo, e possivelmente pegaria um valor que conseguiria comprar 1/4 do que tenho hoje, mas acho que mesmo assim seria suficiente uma mirrorless com 3 lentes que cubra o range entre 14 a 200.

Sei que o "contra" da mirrorless é bateria, que hoje nem lembro que precisa carregar, com a mirrorless é coisa que teria que andar com um pack para dar conta, mas não vejo isso como um poblema, acho que o maior problema seria conseguir vender tudo.

Não trabalho com fotografia, é somente um hobby... acham que vale a pena a troca?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2023, 15:29:37
Se deseja menos peso e tamanho só vejo a Fuji como opção.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2023, 15:39:36
Cara eu passei exatamente pela mesma experiência... 5D com um bando de lentes L. Traumático.

Na época quando voltei a primeira coisa que fiz foi comprar uma Panasonic MFT. Diferença brutal...
Claro que são bichos diferentes mas minha prioridade era não ficar com problema de coluna !

Depois migrei para Fuji por um tempo e depois Sony.

Embora ainda tenha duas DSLRs grandes, não me arrependo das mirrorless.


Panasonic e Olympus não recomendo atualmente, o sistema anda morto, muito mais voltado para video.
Tanto Fuji quanto Sony tem câmeras pequenas e competentes, com sensor APS.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 15:46:34 por AFShalders »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2023, 16:00:03
Fala pessoal!

Esta é o problema que tenho atualmente: Geralmente eu só saio com meu eqpto quando estou viajando, e quando saio para tal são 4, 5 dias carregando mochila com pelo menos a 14-24, 70-200 a D750 e as vezes o tripé.

A ideia de mudar para mirrorless é diminuir tanto o peso quanto o tamanho dos equipamentos, mas não sei o quanto é valido, pensando no que tenho hoje...

Cameras:
Nikon D90
Nikon D750

Lentes:
Nikon 18.105mm
Nikon105mm Micro
Nikon 50mm 1.8d Af
Nikon 14.24mm Afs

Flash Nikon Sb700

Seria o que teria que vender para adotar o novo modelo, e possivelmente pegaria um valor que conseguiria comprar 1/4 do que tenho hoje, mas acho que mesmo assim seria suficiente uma mirrorless com 3 lentes que cubra o range entre 14 a 200.

Sei que o "contra" da mirrorless é bateria, que hoje nem lembro que precisa carregar, com a mirrorless é coisa que teria que andar com um pack para dar conta, mas não vejo isso como um poblema, acho que o maior problema seria conseguir vender tudo.

Não trabalho com fotografia, é somente um hobby... acham que vale a pena a troca?
Se você já sentiu a necessidade de diminuir o peso, porque não? Também acho que vai demorar para vender tudo, talvez até diminuir o valor para poder vender. Mas com certeza na hora de viajar vai ser mais leve. :ok:


dronan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2023, 16:09:57
é, da até certa dó desfazer, o problema também é ficar com um setup inteiro parado se trocar para a mirrorless e passar a usar só ela

tem como colocar as da DSLR? dependendo da camera, da, com adaptador... mas dai também não estaria fazendo a troca com o objetivo inicial


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2023, 16:15:50
Fala pessoal!

Esta é o problema que tenho atualmente: Geralmente eu só saio com meu eqpto quando estou viajando, e quando saio para tal são 4, 5 dias carregando mochila com pelo menos a 14-24, 70-200 a D750 e as vezes o tripé.

A ideia de mudar para mirrorless é diminuir tanto o peso quanto o tamanho dos equipamentos, mas não sei o quanto é valido, pensando no que tenho hoje...

Cameras:
Nikon D90
Nikon D750

Lentes:
Nikon 18.105mm
Nikon105mm Micro
Nikon 50mm 1.8d Af
Nikon 14.24mm Afs

Flash Nikon Sb700

Seria o que teria que vender para adotar o novo modelo, e possivelmente pegaria um valor que conseguiria comprar 1/4 do que tenho hoje, mas acho que mesmo assim seria suficiente uma mirrorless com 3 lentes que cubra o range entre 14 a 200.

Sei que o "contra" da mirrorless é bateria, que hoje nem lembro que precisa carregar, com a mirrorless é coisa que teria que andar com um pack para dar conta, mas não vejo isso como um poblema, acho que o maior problema seria conseguir vender tudo.

Não trabalho com fotografia, é somente um hobby... acham que vale a pena a troca?

Da uma olhada nas distancias focais que voce mais utiliza. Se esta lhe incomodando, troque!
Boa sorte!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2023, 16:34:51
Uma coisa que você terá que avaliar muito bem é que tipo de ótica você realmente precisa, porque de nada adianta fazer como eu fiz no início da minha migração para Sony A7 usava lentes Canon EF com adaptador, tipo a 17-40L e a 24-105... Só que ficava um trambolho.

Pensei muito e troquei toda a ótica por coisas leves e pequenas. Para mim funcionou muito bem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2023, 17:21:29
Eu fiz essa migração para Canon M.
Mas hoje é um sistema morto.
E só migrei para manter minhas lentes EF.

A melhor opção é realmente fuji para não usar lentes FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2023, 17:49:44
Acho que esse lance de que ML seria mais leve já morreu a alguns anos não?

só sei que de todas as opções que fiz de ML precisei usar um grip pra ter melhor pegada e isso já deixava a câmera mais pesada que uma DSLR.

lentes talvez sejam mais leves mas isso quer dizer que possuem mais plástico na sua construção e não significa necessariamente que vai ser mais vantajoso.

em relação a peso acho que é elas por elas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2023, 18:13:09
Não se pode generalizar pelo seu uso.

Uma câmera no tripé, o grip não faz diferença nenhuma, por exemplo.

O mesmo vale pra viagem, onde se carrega mais a câmera do que se empunha.

Diferente de fazer um casamento onde se fica 06, 08 horas com a câmera na mão.

ML FF é mais leve que DSLR mas não acho significativo.

Eu só vejo redução vantajosa em aps-c.

Outro ponto, muitas vezes subestimado, é o volume do conjunto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2023, 18:13:52
Acho que esse lance de que ML seria mais leve já morreu a alguns anos não?

só sei que de todas as opções que fiz de ML precisei usar um grip pra ter melhor pegada e isso já deixava a câmera mais pesada que uma DSLR.

lentes talvez sejam mais leves mas isso quer dizer que possuem mais plástico na sua construção e não significa necessariamente que vai ser mais vantajoso.

em relação a peso acho que é elas por elas.
Nem todo mundo vai usar um grip.
E depende  da ML que escolher, no caso da Série M da Canon, são todas leves e tem lentes pequenas. Claro que tem as SL1, 2 e 3 que são pequenas também.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2023, 18:21:37
Acho que esse lance de que ML seria mais leve já morreu a alguns anos não?

só sei que de todas as opções que fiz de ML precisei usar um grip pra ter melhor pegada e isso já deixava a câmera mais pesada que uma DSLR.

lentes talvez sejam mais leves mas isso quer dizer que possuem mais plástico na sua construção e não significa necessariamente que vai ser mais vantajoso.

em relação a peso acho que é elas por elas.

Se o cara encher de acessórios sim.
Não uso grip, uso lentes leves, então no final é uma diferença absurda de peso.
Uma A6400 com meia duzia de lentes pequenas pesa a metade de um setup equivalente SLR, literalmente. Já pesei.

Mesmo uma A7 com essas Viltrox ou Samyang/Rokinon AF pesam muito menos.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 18:22:31 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2023, 21:10:42
Mudar para ML não vai ajudar nada, porque o problema é que vc ainda esta na vibe de carregar um monte de lentes e de equipamentos, agora o peso esta começando a te incomodar.

Fosse eu levaria apenas a d750 com a 18-105 e pronto.

Liberte sua mente dos equipamentos e das possibilidades que tanto equipamento pode trazer.

Concentre-se mais na fotografia em si, se conecte com os momentos, com as cenas, e veja, é possível fotografar qq coisa muito bem somente com a 18-105.

Experimente em sua próxima viagem.

ML Nikon ou Sony ou Canon mão vai mudar nada no tamanho de sua mochila. Fuji tbm não, pq o problema é que vc está levando vários, muitos itens.


« Última modificação: 09 de Novembro de 2023, 21:14:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2023, 21:28:02
Mudar para ML não vai ajudar nada, porque o problema é que vc ainda esta na vibe de carregar um monte de lentes e de equipamentos, agora o peso esta começando a te incomodar.

Bem 10kg de mirroless e 10kg de dslr são realmente equivalentes. Tem que ser racional né.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2023, 22:17:04
Eu fiz isso e não me arrependo.

EU no seu lugar venderia o equipamento enquanto alguém ainda quer comprar (pensei nisso em 2016 e a tua sorte e de todo mundo que ainda tem Nikon é que o brasil é um mercado periférico e extremamente atrasado/reacionário, o que faz com que esses equipamentos ainda valham alguma coisa).

Vc pode pegar uma A7C + 24-240mm da Sony e mais uma lente clara tipo uma 28 ou 35 clara se fizer questão. Ou melhor ainda, pega um celular da Huawei ou na pior das hipóteses um S24 Ultra no início do ano q vem, se puder esperar (caso vc consiga usar Android, senão, um iPhone Pro Max novo).

Podem me chamar de maluco ou o que quiser, mas, aqui é lugar de opinião livre =D