Autor Tópico: Quem? SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2024.  (Lida 2012 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Novembro de 2023, 14:23:16

SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2024.

Mais uma 'condecoração' na parede.

https://www.diyphotography.net/sebastiao-salgado-awarded-for-outstanding-contribution-to-photography/



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2023, 14:31:02
 :clap:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2023, 08:38:24
Lembro de uma amiga, que, há alguns anos, disse não gostar das fotos de Sebastião Salgado porque ele usava muito dodge and burn. Um professor do curso de fotografia que ela fazia na época havia feito essa análise super profunda (#sqn) da obra dele.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2023, 11:21:15
Lembro de uma amiga, que, há alguns anos, disse não gostar das fotos de Sebastião Salgado porque ele usava muito dodge and burn. Um professor do curso de fotografia que ela fazia na época havia feito essa análise super profunda (#sqn) da obra dele.

Tenho colegas do meio fine art que criticaram uma exposição de quadros dele porque tinha muito ruido ao enfiar o nariz no quadro......
« Última modificação: 27 de Novembro de 2023, 11:21:38 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2023, 14:31:02
É mais fácil criticar do que fazer melhor.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2023, 17:22:55
Lembro de uma amiga, que, há alguns anos, disse não gostar das fotos de Sebastião Salgado porque ele usava muito dodge and burn. Um professor do curso de fotografia que ela fazia na época havia feito essa análise super profunda (#sqn) da obra dele.

Hehehe. Adoraria saber o nome do professor e do curso de fotografia.  Melhor ainda ler a análise super profunda dele. Se tiver estas referências por favor posta aqui e deixe uma pessoa feliz.

« Última modificação: 27 de Novembro de 2023, 17:25:55 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2023, 17:24:57
Tenho colegas do meio fine art que criticaram uma exposição de quadros dele porque tinha muito ruido ao enfiar o nariz no quadro......

Hehehe.  Não precisa enviar o nariz no quadro para apreciar fotos ampliadas daquele tamanho.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2023, 18:20:34
Hehehe.  Não precisa enviar o nariz no quadro para apreciar fotos ampliadas daquele tamanho.
:hysterical: :hysterical: Pra apreciar não.. Mas pra achar o pixel e poder criticar, sim.  :doh:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2023, 19:28:29
Pois é.

Tenho a teoria de que usamos esse preciosismo técnico quando falhamos em apreciar a arte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2023, 21:24:32
Pois é.

Tenho a teoria de que usamos esse preciosismo técnico quando falhamos em apreciar a arte.

Isso o que acho também. O cara começou usando filme ISO 400 porque não tinha nada além disso.  Se precisasse de mais compensava exposição em  1, 2 EV e ajustava o tempo de revelação. Só lembrando, 2EV seria ISO 1600. Aí o grão vinha forte mas a composição e o dodge & burn ajudavam a destacar objetivo e o subjetivo da foto.  Gostem ou não este conjunto acabou virando uma assinatura, e não só dele.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2023, 08:47:19
Hehehe. Adoraria saber o nome do professor e do curso de fotografia.  Melhor ainda ler a análise super profunda dele. Se tiver estas referências por favor posta aqui e deixe uma pessoa feliz.

Rapaz, depois que ela me falou isso, eu nem quis saber quem era o professor hehehe

Pois é.

Tenho a teoria de que usamos esse preciosismo técnico quando falhamos em apreciar a arte.

Tenho a mesma teoria. Apreciar arte não é trivial, nem unânime, apontar desvios técnicos é mais fácil. Muita gente vai por esse caminho.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2023, 09:02:19
Eu fiz questao de comprar o livro Genesis.
O trabalho do Sebastiao Salgado tem tanto conteudo, que parece um livro cientifico, de natureza antropologica.
Fora que o Sebastiao Salgado, tem muito conhecimento e se comunica bem.
 


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2023, 10:04:47
Isso o que acho também. O cara começou usando filme ISO 400 porque não tinha nada além disso.  Se precisasse de mais compensava exposição em  1, 2 EV e ajustava o tempo de revelação. Só lembrando, 2EV seria ISO 1600. Aí o grão vinha forte mas a composição e o dodge & burn ajudavam a destacar objetivo e o subjetivo da foto.  Gostem ou não este conjunto acabou virando uma assinatura, e não só dele.

eu só preciso fazer uma correção, o Sebastião Salgado usava 2 tipos de filmes, o Tri-X(que é ASA 400) e o T-Max 3200, acho que dificilmente ele puxava os filmes,
algumas fotos da Serra Pelada foram feitos com o T-Max 3200



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2023, 10:59:32
Não sabia que era proibido nao gostar de algum trabalho do Sebastião Salgado  :o



Polêmicas a parte rsrs... o prêmio é muito merecido. Preciso dizer que sou mais um apreciador do trabalho do Sebastião, tanto que tenho dois livros dele, Outras Américas e o meu favorito, de longe, o qual considero sua obra-prima: Trabalhadores.

Dito isso, acho que seus últimos trabalhos, IMO, não estão no mesmo nível dos anteriores e eu não gosto do tratamento dos PB's do Amazônia, por exemplo.

Pronto podem atirar as pedras  :D
« Última modificação: 28 de Novembro de 2023, 11:00:10 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2023, 12:20:12
Quero exemplo.

Tenho Trabalhadores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs