Autor Tópico: Primeiros Clicks  (Lida 1642 vezes)

Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Novembro de 2023, 15:41:36
Olá a todos, estou começando agora no mundo da fotografia com uma DSLR, até então os clicks eram feitos só com um cel, e vou estar aqui postando os primeiros clicks e a evolução.
Aceito sugestões e ideias, assim como dicas e melhorias, obrigado!
Abraços a todos!







"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2023, 18:02:42
Fala Edson, tudo bom??? Bem vindo ao "Fórum Mundo Fotográfico"  :clap:
 
Olha só vc mandou bem na segunda e terceira foto.

A terceira foto precisava de um ajuste na edição, eu puxaria um pouquinho mais os realces e brancos, mas isso é minha opinião, ok??? Se vc gostou assim te valendo a pose do gatinho é boa

A segunda é boa mesmo, é boa pq vc fotografou o gato em uma posição não comum, conseguiu uma expressão bacana do bichano, ela tbm tem uma unidade de cores que a deixam interessante, e o foco no olho esta perfeito. Imprime ela e ja guarda em sua coleção, pra que daqui alguns anos vc se lembre dela novamente.

A primeira foto pra mim é uma foto comum.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.149
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2023, 20:49:43
Fala Edson, tudo bom??? Bem vindo ao "Fórum Mundo Fotográfico"  :clap:
 
Olha só vc mandou bem na segunda e terceira foto.

A terceira foto precisava de um ajuste na edição, eu puxaria um pouquinho mais os realces e brancos, mas isso é minha opinião, ok??? Se vc gostou assim te valendo a pose do gatinho é boa

A segunda é boa mesmo, é boa pq vc fotografou o gato em uma posição não comum, conseguiu uma expressão bacana do bichano, ela tbm tem uma unidade de cores que a deixam interessante, e o foco no olho esta perfeito. Imprime ela e ja guarda em sua coleção, pra que daqui alguns anos vc se lembre dela novamente.

Caraca, Edson, se o Lindsay aprovou, está ótimo!
Com o tempo vc verá o quanto ele é seletivo (não acho educado dizer que ele é "chato" pra fotografia). De verdade, é um cara com muita experiência e um olhar apurado. O melhor, sempre disposto a ajudar; aliás, verá que esse é o intuito da grande maioria aqui do Fórum.

Parabéns pelas fotos e o conselho do ómi, de imprimir, é bem legal.
De verdade, suas primeiras fotos mexeram mesmo comigo... Fiquei com vergonha das minhas.
Muito bom te ver por aqui!  :ok:


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2023, 09:09:54
Fala Edson, tudo bom??? Bem vindo ao "Fórum Mundo Fotográfico"  :clap:
 
Olha só vc mandou bem na segunda e terceira foto.

A terceira foto precisava de um ajuste na edição, eu puxaria um pouquinho mais os realces e brancos, mas isso é minha opinião, ok??? Se vc gostou assim te valendo a pose do gatinho é boa

A segunda é boa mesmo, é boa pq vc fotografou o gato em uma posição não comum, conseguiu uma expressão bacana do bichano, ela tbm tem uma unidade de cores que a deixam interessante, e o foco no olho esta perfeito. Imprime ela e ja guarda em sua coleção, pra que daqui alguns anos vc se lembre dela novamente.

A primeira foto pra mim é uma foto comum.



Olá Lindsay bem e vc?

Muito obrigado pelo feedback e pela recepção, não imaginei que estariam tão boas, a segunda eu gostei bastante mesmo, já penso em colocar no portfolio, não tinha pensando na ideia de impressão, vou fazer isso.

sobre a terceira tentei realçar mais o branco, o que acha assim?

Abraços!  :ok:






« Última modificação: 24 de Novembro de 2023, 09:10:40 por Edson Oliveira »
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2023, 09:35:43
Caraca, Edson, se o Lindsay aprovou, está ótimo!
Com o tempo vc verá o quanto ele é seletivo (não acho educado dizer que ele é "chato" pra fotografia). De verdade, é um cara com muita experiência e um olhar apurado. O melhor, sempre disposto a ajudar; aliás, verá que esse é o intuito da grande maioria aqui do Fórum.

Parabéns pelas fotos e o conselho do ómi, de imprimir, é bem legal.
De verdade, suas primeiras fotos mexeram mesmo comigo... Fiquei com vergonha das minhas.
Muito bom te ver por aqui!  :ok:

Maneco, você sabe que sempre terá um cantinho especial na construção da minha jornada né?
Seu apoio e incentivo, e sua dica da T5i foram primordiais para esse inicio, além de sempre me motivar, gratidão eterna!

Que bom que gostou das fotos, vou tentar registrar os passos aqui e os clicks iniciais, esse é o meu desejo, conseguir levar um olhar diferente de coisas comuns e que normalmente passamos sem perceber.
Agora sobre ter vergonha das suas, aí acho um exagero, pelo que já observei e pelo que mostrou, quero alcançar seu nível de experiência e qualidade, admiro seu trabalho pelo pouco que vi!
Mais uma vez obrigado e abraços!
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2023, 10:30:16
Olá Lindsay bem e vc?

Muito obrigado pelo feedback e pela recepção, não imaginei que estariam tão boas, a segunda eu gostei bastante mesmo, já penso em colocar no portfolio, não tinha pensando na ideia de impressão, vou fazer isso.

sobre a terceira tentei realçar mais o branco, o que acha assim?

Abraços!  :ok:






Fala Edson, bom dia!
Tenho sugestões a fazer sim.

Mas antes queria te explicar e propor uma brincadeira que vez ou outra aqui a gente faz por aqui. A brincadeira é o seguinte: pedir para os colegas que "editem a foto".

Para isso basta, fornecer um link para baixar o arquivo RAW ou JPG full da foto original. E dai cada um faz e publica sua versão da edição. Pode fazer isso neste mesmo tópico ou se quiser pode-se abrir um novo tópico especifico para isso.

O legal disso é que a gente consegue entender as outras vertentes de raciocínio, da cabeça dos colegas, e isso é muito construtivo. Mas observe, se vc não quiser fazer esse tipo de brincadeira, não tem problema, a gente continua conversando por aqui mesmo, fique a vontade, se não quiser sem problemas, tudo bem viu?

Me fala ai!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2023, 11:12:26
Fala Edson, bom dia!
Tenho sugestões a fazer sim.

Mas antes queria te explicar e propor uma brincadeira que vez ou outra aqui a gente faz por aqui. A brincadeira é o seguinte: pedir para os colegas que "editem a foto".

Para isso basta, fornecer um link para baixar o arquivo RAW ou JPG full da foto original. E dai cada um faz e publica sua versão da edição. Pode fazer isso neste mesmo tópico ou se quiser pode-se abrir um novo tópico especifico para isso.

O legal disso é que a gente consegue entender as outras vertentes de raciocínio, da cabeça dos colegas, e isso é muito construtivo. Mas observe, se vc não quiser fazer esse tipo de brincadeira, não tem problema, a gente continua conversando por aqui mesmo, fique a vontade, se não quiser sem problemas, tudo bem viu?

Me fala ai!!!


Bom dia Lindsay, uau, gostei muito da ideia, quero sim, só preciso saber se acha melhor por aqui ou um outro tópico, e se for outro, aonde posto e qual titulo, mas gostei sim da ideia, sensacional!

Abraços
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2023, 12:11:48
O Erick e o André são melhores do que eu pra falar disso, mas acho que um novo tópico tipo "Edite minha foto" nesta mesma sala fica bom.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2023, 12:57:09
O Erick e o André são melhores do que eu pra falar disso, mas acho que um novo tópico tipo "Edite minha foto" nesta mesma sala fica bom.  :ok:


Logo mais farei e postarei o link aqui, vlw
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2023, 15:18:09
Mais um click de estudo, tentando o macro.



"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.629
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2023, 17:47:54
Mais um click de estudo, tentando o macro.

Curti a técnica (foco/desfoque) e a iluminação aqui. A composição eu já achei um pouco pobre, com a flor centralizada. Não está errado, mas falta sal. Por exemplo, peguei a mesma foto e fiz um enquadramento diferente:



Veja como o caule agora implica uma divisão um pouco mais simétrica entre os dois lados da foto, e a flor aberta (elemento central da imagem) em oposição à flor fechada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.988
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2023, 19:03:43
Eu gostei do espaço negativo da original, só faltou deixar ele mais simétrico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2023, 09:01:27
Curti a técnica (foco/desfoque) e a iluminação aqui. A composição eu já achei um pouco pobre, com a flor centralizada. Não está errado, mas falta sal. Por exemplo, peguei a mesma foto e fiz um enquadramento diferente:



Veja como o caule agora implica uma divisão um pouco mais simétrica entre os dois lados da foto, e a flor aberta (elemento central da imagem) em oposição à flor fechada.


Interessante, obrigado pelas dicas vou me atentar nessas possibilidades também.
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus


Edson Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2023, 09:02:04
Eu gostei do espaço negativo da original, só faltou deixar ele mais simétrico.

Como poderia deixar mais simétrico nesse caso?
"Eu realmente acredito que há coisas que ninguém veria se eu não as fotografasse."

- Diane Arbus