Autor Tópico: Dando meu bracinho a torcer... As ML vão dominar o mundo!  (Lida 2000 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 01 de Dezembro de 2023, 10:04:31
Fala amigos do MF... hoje venho abrir um daqueles tópicos que normalmente apimentam as coisas por aqui.

Recentemente adquiri uma Canon EOS R8 pra adicionar ao meu set (5DMKIV + 5DMKIII + lente EF 24-70 + 70-200 + 17-40 + 24-105). Fui nela pelo uso misto, fotos + vídeo (minha esposa grava e transmite aulas) e por ser uma FF, apesar de ter somente 1 slot pra cartão. Meus principais receios eram duração de bateria e velocidade do AF pelo VF eletrônico.
Tinha muito medo de ter que comprar várias baterias extras pra aguentar o tranco insano no meu estilo de trabalho e também de que um possível delay no VFe prejudicasse o clique no instante exato que preciso.

Acontece meus amigos, que nada dos meus temores se concretizaram.

A R8 estraçalha!!!  :clap:

O fato dela estar sempre tentando achar os rostos dos modelos me ajuda demais. Eu faço isso manualmente nas DSLR. Olha que eu tenho uma 5DMKIV, que convenhamos, é uma monstra. Mas ainda assim tem um tempo que eu preciso pra ficar mudando a posição do ponto de AF nela, que fica infinitamente menor na R8. Acredito que meu aproveitamento no AF com a R8 tenha passado de 95%. O que é insano no meu tipo de trabalho. Na 5DMKIV já era alto, ok, em torno de 90%. Mas eu perdia cliques por estar movendo o AF que passo a não perder com a R8.
E quanto à bateria.. Fiz mais de 3000 cliques e a bateria não piscou... Isso que a bateria dela é a LP-E17 - que tem bem menos carga que LP-E6N que uso na 5DMKIV (faço + 5000 nela). Imagino as ML que usam a mesma bateria E6N...

Enfim. Trouxe meu relato só pra dizer que me rendi. Viva à modernidade, viva às novas tecnologias.. E bora preparar o bolso pra R5 ano que vem  :doh:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2023, 10:25:45
já dominou.. só precisa equalizar o preço das top de linha...

o que vou sentir mais falta quando migrar e muito provável por ser usuário da nikon vou para uma z8 ou z8ii é do barulho do shutter mecânico... tudo bem tem o som que emula... mas não é igual ao original mecânico.

conversando esses dias com um colega que tem carro elétrico... ele disse que o que mais sente falta é do ronco do motor, da trepidação... mas enfim... é a modernagem né...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2023, 10:26:36 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2023, 10:32:37
o que vou sentir mais falta quando migrar e muito provável por ser usuário da nikon vou para uma z8 ou z8ii é do barulho do shutter mecânico... tudo bem tem o som que emula... mas não é igual ao original mecânico.
A R8 tem um taczinho gostoso... Nada como aquele clack, clack, clack poderoso da 5DMKIV, mas tem.  :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2023, 11:10:28

O fato dela estar sempre tentando achar os rostos dos modelos me ajuda demais. Eu faço isso manualmente nas DSLR. Olha que eu tenho uma 5DMKIV, que convenhamos, é uma monstra. Mas ainda assim tem um tempo que eu preciso pra ficar mudando a posição do ponto de AF nela, que fica infinitamente menor na R8. Acredito que meu aproveitamento no AF com a R8 tenha passado de 95%. O que é insano no meu tipo de trabalho. Na 5DMKIV já era alto, ok, em torno de 90%. Mas eu perdia cliques por estar movendo o AF que passo a não perder com a R8.


Bem vindo ao time  :D

Foi o que me visgou na minha primeira ML.
Mudou meu workflow durante e depois dos ensaios, só o fato de não ter que fazer 3, 4 fotos da mesma pose para garantir uma com foco cravado é outro nivel.
E a agilidade que ganhamos né? Quando o foco deixa de ser uma preocupação podemos nos concentrar mais na luz, composição, pose.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2023, 11:18:17
A R8 tem um taczinho gostoso... Nada como aquele clack, clack, clack poderoso da 5DMKIV, mas tem.  :hysterical:

mas a R8 ainda tem cortina mecânica? ou só eletrônica?
pq msm sem espelho mas o shutter sendo mecânico ainda é prazeroso ouvir... o problema é ficar sem nada... kkkkk

o mais legal dessas câmeras top dslr é que elas dão até um tranquinho na mão...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2023, 11:19:01 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2023, 11:21:36
Toda Canon tem obturador mecânico ainda.
Na verdade só a Z9 e a nova Sony não tem?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2023, 11:23:53
Toda Canon tem obturador mecânico ainda.
Na verdade só a Z9 e a nova Sony não tem?

Z9 e Z8 não tem.
de Canon não manjo nada da linha R...

D850 e D780 tem um modo de shutter eletrônico... na D850 não é muito bom pq o AF fica caçando as vezes... mas é totalmente silencioso. D780 não fiz hands on mas dizem se comportar igual a ML no LV.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2023, 11:26:12 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2023, 11:36:37
Mudou meu workflow durante e depois dos ensaios, só o fato de não ter que fazer 3, 4 fotos da mesma pose para garantir uma com foco cravado é outro nivel.
E a agilidade que ganhamos né? Quando o foco deixa de ser uma preocupação podemos nos concentrar mais na luz, composição, pose.
Isso é excelente.

Mas, tem usuários que relataram fazer mais fotos com ml do que dslr.
Creio que isso depende de cada um.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2023, 12:07:34
Canon R8  tem apenas EFCS e electronic shutter.

Não tem a opção do obturador mecânico tradicional.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2023, 12:14:54 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2023, 12:13:35
Fala amigos do MF... hoje venho abrir um daqueles tópicos que normalmente apimentam as coisas por aqui.

Recentemente adquiri uma Canon EOS R8 pra adicionar ao meu set

Parabéns pelo brinquedo novo! :clap:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2023, 14:04:51
Só para não ficar ambíguo , toda Canon tem obturador eletrônico e mecânico.
O que não tem uma câmera exclusivamente com eletrônico.

Na linha de entrada é o mecânico com apenas 01 cortina, por isso o EFCS.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2023, 14:20:32
Só para não ficar ambíguo , toda Canon tem obturador eletrônico e mecânico.
O que não tem uma câmera exclusivamente com eletrônico.

Na linha de entrada é o mecânico com apenas 01 cortina, por isso o EFCS.

mas a pergunta que não quer calar aqui... faz o barulhinho de flap?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2023, 14:24:24
mas a pergunta que não quer calar aqui... faz o barulhinho de flap?
https://www.youtube.com/shorts/Po_ySx0mtSc
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2023, 14:25:08 por YP »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2023, 19:03:02
Bem vindo ao time  :D

Foi o que me visgou na minha primeira ML.
Mudou meu workflow durante e depois dos ensaios, só o fato de não ter que fazer 3, 4 fotos da mesma pose para garantir uma com foco cravado é outro nivel.
E a agilidade que ganhamos né? Quando o foco deixa de ser uma preocupação podemos nos concentrar mais na luz, composição, pose.
Nossa! E aquele recurso que ela faz em baixa luz pra achar o foco? De aumentar a exposição pra encontrar o foco e depois volta à config que eu defini pra fazer a captura...  :clap:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2023, 19:04:37
Parabéns pelo brinquedo novo! :clap:
Valeu... Já tô me borrando todo pra mudança do ano que vem ou de 2025... Vou trocar a 5DMKIV... Aí o caminho natural seria a R5  :doh: E lá se vão todos os meus pilas.  :shock: :assobi: