Autor Tópico: “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”  (Lida 721 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
 “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”

Frase atribuída a Robert Capa, acho que só o nome dele dispensa apresentações.

eu não sei se ele falava de forma literal ou era apenas uma metáfora, pq eu acredito que é possível fazer excelentes fotos mesmo de longe,
mas aqui um exercício de como chegar perto para se tirar uma fotografia, é sempre um desafio fazer fotografia de rua e é um estilo que sempre vou aprimorando.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13





atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.233
  • Sexo: Masculino
Achei espetacular esse conjunto.
Parabéns!
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Achei espetacular esse conjunto.
Parabéns!

obrigado.... :ok:


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.148
  • Sexo: Masculino
Paulo, bom dia. Por aqui, perto de meio dia, ainda.

Havia visto sua série e somente apreciado. Quem sou eu para comentar o que quer que seja... nada além do "ver", o que já me é mais que suficiente.
Só que agora, sou obrigado a comentar. Por indicação sua, inclusive, em outro post aqui do Forum, estava assistindo o documentário sobre Close Ups.

Este aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OEIVlcsRUuQ&t=315s

Incrível que aos 5:08, surge a questão deste seu tópico, sobre Robert Capa e a proximidade que vc comentou... A proximidade entre fotógrafo e retratado.
Senti-me obrigado a voltar, afinal achei incrível a percepção ali contida. Tudo culpa sua! rs

Saúde, meu amigo!


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino

Curiosidade: como reage o cidadão japonês a uma abordagem mais próxima ao ser fotografado? A impressão que tenho é que eles prezam muito seu espaço, o que deve deveria dificultar as coisas.

--
Ótima série.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.606
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Curiosidade: como reage o cidadão japonês a uma abordagem mais próxima ao ser fotografado? A impressão que tenho é que eles prezam muito seu espaço, o que deve deveria dificultar as coisas.

Eu ia fazer a mesma pergunta.

Em outro assunto, olhando por exemplo a foto 10, imagino que você tenha usado uma lente mais aberta e cortado um tanto, ou você é o ninja do enquadramento... Tudo tão certinho e bem dividido!


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Paulo, bom dia. Por aqui, perto de meio dia, ainda.

Havia visto sua série e somente apreciado. Quem sou eu para comentar o que quer que seja... nada além do "ver", o que já me é mais que suficiente.
Só que agora, sou obrigado a comentar. Por indicação sua, inclusive, em outro post aqui do Forum, estava assistindo o documentário sobre Close Ups.

Este aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OEIVlcsRUuQ&t=315s

Incrível que aos 5:08, surge a questão deste seu tópico, sobre Robert Capa e a proximidade que vc comentou... A proximidade entre fotógrafo e retratado.
Senti-me obrigado a voltar, afinal achei incrível a percepção ali contida. Tudo culpa sua! rs

Saúde, meu amigo!

obrigado pelo comentário Maneco... :ok:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Curiosidade: como reage o cidadão japonês a uma abordagem mais próxima ao ser fotografado? A impressão que tenho é que eles prezam muito seu espaço, o que deve deveria dificultar as coisas.

--
Ótima série.

Eu ia fazer a mesma pergunta.

Depende da situação, tem lugares turísticos e lugares não turísticos,
os lugares turísticos não tem problema nenhum, pq todo mundo esta tirando foto,
inclusive algumas pessoas até me pedem desculpas por achar que estão atrapalhando a minha foto,

já lugares não turísticos é mais complicado, ai eu uso mais o celular, as pessoas tendem a menosprezar fotos de celular, então não se importam....
e é claro eu faço com muita discrição.....

mas eu nunca me escondo, nunca fico atrás  de uma árvore ou um poste pq isso tbm atrapalha a composição,
eu fico no lugar que de uma boa foto, seja de acordo com a luz ou da situação a minha volta,
se alguém olhar para mim vai perceber que eu to fotografando, as vezes a pessoa não percebe ou não se importa,
alem do mais aqui no Japão por lei(eu acho) todo celular tem que fazer um barulho quando se tira uma foto para as pessoas em volta saberem....
aqui tem muito pervertido (eu não sou um deles, eu acho)


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Em outro assunto, olhando por exemplo a foto 10, imagino que você tenha usado uma lente mais aberta e cortado um tanto, ou você é o ninja do enquadramento... Tudo tão certinho e bem dividido!

eu estava sentado na frente dela, tirei várias fotos, ficava esperando alguém entrar pela porta do trem ou alguma outra situação,
então eu tive bastante tempo para fazer o enquadramento, no máximo eu dei uma corrigida na inclinação.

já a foto 9 foi bem rápido e ficou bem torta, eu vi uma luz legal saquei o celular e fiz 3 fotos,
o cara percebeu mas não se importou, eu segui o meu caminho e ele o dele.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2023, 11:45:01 por pkawazoe »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.839
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Os enquadramentos estão muito bons, como de costume. Ótima prática de observação e paciência!  :clap: :clap: :clap:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Os enquadramentos estão muito bons, como de costume. Ótima prática de observação e paciência!  :clap: :clap: :clap:

obrigado Carlos  :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.205
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Parabéns Paulo, belas fotos. Fotografar perto do fotografado é desafiador, por isso tenho utilizado bastante o celular também.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
Parabéns Paulo, belas fotos. Fotografar perto do fotografado é desafiador, por isso tenho utilizado bastante o celular também.

valeu pelo comentário....eu acho o celular o instrumento perfeito para fotografia de rua.....