Autor Tópico: Visualizar fotografia em um dispositivo externo e portátil  (Lida 4314 vezes)

Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Online: 08 de Dezembro de 2023, 12:27:22
Bom dia, amigos. Como faço fotos de turistas, estava pensando em mostrar a foto clicada na hora em um dispositivo externo com tela maior, tipo um tablet ou monitor dedicado, se é que existe...

Isso é para a 5D MK II.

Eu disponha de um tablet de 7 polegadas da Samsung antigo - Samsung TAB 7 - 700 MB de RAM.

Quais as possibilidades que vocês podem me sugerir...se é que é possível. Pode ser com Cabo ou sem, já que a 5D MK II não dispõe de WIFI.

Boa tarde! :ok:
Deus seja sempre louvado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2023, 12:54:21
Bom dia, amigos. Como faço fotos de turistas, estava pensando em mostrar a foto clicada na hora em um dispositivo externo com tela maior, tipo um tablet ou monitor dedicado, se é que existe...

Isso é para a 5D MK II.

Eu disponha de um tablet de 7 polegadas da Samsung antigo - Samsung TAB 7 - 700 MB de RAM.

Quais as possibilidades que vocês podem me sugerir...se é que é possível. Pode ser com Cabo ou sem, já que a 5D MK II não dispõe de WIFI.

Boa tarde! :ok:
precisa testar, mas pela saída HDMI pode ser que funcione
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2023, 13:09:34
Bom dia, amigos. Como faço fotos de turistas, estava pensando em mostrar a foto clicada na hora em um dispositivo externo com tela maior, tipo um tablet ou monitor dedicado, se é que existe...

Isso é para a 5D MK II.

Eu disponha de um tablet de 7 polegadas da Samsung antigo - Samsung TAB 7 - 700 MB de RAM.

Quais as possibilidades que vocês podem me sugerir...se é que é possível. Pode ser com Cabo ou sem, já que a 5D MK II não dispõe de WIFI.

Boa tarde! :ok:

Gringo usa bastante a tal da Captura Vinculada (tethering). Eu não conheço, mas acho que deve ter algum cago OTG para seu tablet, daí vc ligaria a câmera ao tablet pela porta USB lateral. Tem também um cartão que é WIFI.
Como disse, não domino mas já ouvi falar desses métodos.
Outra coisa que daria tb, seria vc levar um leitor de cartão e conectar à porta USB do Tablet, daí baixar e ver por aí.
De toda forma vou acompanhar o tópico pois tenho interesse. :snack:
Fotógrafo oficial Foco Radical


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2023, 14:40:33
precisa testar, mas pela saída HDMI pode ser que funcione

Boa tarde, meu nobre. O cabo do meu tablet é esse tipo:



Deus seja sempre louvado.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2023, 14:46:56
Nunca deu sorte comigo usar um leitor SD no smartphone pelo otg.
Todas as vezes que tentei essa opção corrompeu alguns arquivos jpg.
Cada vez que conectava piorava mais arquivos sumiam.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2023, 15:09:30
Boa tarde, meu nobre. O cabo do meu tablet é esse tipo:




Putz acho que esse é antigo hein... os Androids hoje em dia vem tudo com USB C ou aqueles USB mini/micro.

Tem que pesquisar o código do modelo e ver se tem suporte para OTG.
Eu tive um Galaxy tab de 7 polegadas que usava esse conector, mas era dinossauro, se não me engano GT-P1000L, algo assim. Só conseguia fazer funcionar o OTG (que ativa a leitura da porta USB) quando colocava Android Cyanogen Mod.

Se quiser um monitor HDMI, tem um da Feelworld FW 759 tava barateza:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DDknM7F

Peguei nesse link e tava vindo direto do Brasil. Não sei se já acabou o estoque BR.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2023, 16:28:21
vou dar meus pitacos ao que já vi ou testei e me limitando ao que vc disse que tem a 5dII sem wifi.

existe uns cartões SD que possuem um wifi integrado no cartão. a transferência será por wifi via app para um tablet ou smartphone.

outra ideia seria um cabo ponto a ponto entre celular e usb da câmera, alguns modelos permite isso e a câmera vira um dispositivo usb normal, aqui fiz isso com uma Fuji X20 antiga e funcionava muito bem, preciso testar com nikon pra ver se funciona (nunca testei pois os modelos que tenho tem wifi).

outra possibilidade seria usar um leitor de cartão conectado ao celular/tablet mas isso envolveria em remover o cartão da câmera, essa seria a opção mais veloz para transferir vários arquivos.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2023, 17:08:30
Tem que pesquisar o código do modelo e ver se tem suporte para OTG.

OTG é a palavra-chave. Acho que desde a versão 3.1 o Android tem OTG nativo. Teria que usar um adaptador USB-A pro que existe na 5D Mkii, tipo esse aqui: https://www.aliexpress.us/item/3256802009757179.html

Teria que fotografar em jpg (ou raw+jpg), e depois navegar a câmera pelo tablet pra achar os arquivos.

Edit: Olhei aqui, e o Galaxy Tab em questão é de 2010, que só foi atualizado até o Android 2.3.6.  :eek:

Impressionante que ainda funcione. Mas acho que nem o hardware é capaz de OTG, embora tenha como instalar um firmware CyanogenMod com Android até 6.0.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2023, 17:13:33 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2023, 17:13:36
OTG é a palavra-chave. Acho que desde a versão 3.1 o Android tem OTG nativo. Teria que usar um adaptador USB-A pro que existe na 5D Mkii, tipo esse aqui: https://www.aliexpress.us/item/3256802009757179.html

Teria que fotografar em jpg (ou raw+jpg), e depois navegar a câmera pelo tablet pra achar os arquivos.

isso msm... foi o que fiz com a X20... funcionava até que bem com um Samsung note 8.
eu usava um cabo USB normal + adaptador OTG que veio com o próprio celular.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2023, 23:58:40
Boa noite, meus caros. Obrigado pelas dicas. Esse monitor aí parece ser bala.

Para ficar mais bem explicado, o que disponho é isso:


TABLET SAMSUNG GALAXY TAB 2 7,0 (GT 3110)



O CONECTOR P1000 - USB NORMAL



CONECTOR P1000 - USB FÊMEA (TENHO UM TECLADINHO QUE CONECTA NO TABLET)



A SAÍDA HDMI OUT DA 5D MK II É A MINI



Daí meu raciocínio é arrumar o cabo MINI HDMI - USB NORMAL... Mas parece que não existe! Estou procurando aqui.
Mesmo assim, acho que não ia rolar.

A intenção é fazer com que a imagem seja mostrada em tempo real.(possível?) Melhor dizendo: cliquei a foto e o dispositivo já reproduz automaticamente, sem ter que ficar navegando e abrindo pasta e depois a foto. Mas se não for possível, beleza. Suponho que o monitor que deve fazer isso...
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2023, 11:23:40
Esqueci de mencionar que o Android é o 7. Eu atualizei o SO. Passei a madrugada toda na época , quase desistindo, mas consegui!



Deus seja sempre louvado.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2023, 14:32:24
Viu Diel precisa entender o seguinte, sua câmera é bem antiga, o seu tablet tbm. Saída HDMI requer um monitor HDMI externo com bateria, atualmente vc consegue comprar no AliExpress vários modelos mais baratos e mais caros.

tipo esse:
https://pt.aliexpress.com/item/1005005957866746.html
https://pt.aliexpress.com/item/1005005680457951.html

https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-hdmi-field-monitor.html?spm=a2g0o.productlist.auto_suggest.3.47b73eb55u4SHP

Coloquei alguns exemplos de monitor, mas não estou recomendando esses modelos, apenas pra exemplificar a possibilidade. Se for comprar preste atenção nas specs e escolha com cautela o modelo.

Agora entrada USB e saída HDMI são coisas completamente diferentes, que servem para coisas diferentes, não é por ai que vc vai conseguir alguma coisa.

Pesquisei algum sftw pra android, existem alguns, porem não sei se vai funcionar em sua versão android que é antiga

veja este site:
https://tethertools.com/camera/canon-eos-5d-mark-ii/

alguns aplicativos android que eles indicam ali (eu nunca testei):
https://tethertools.com/tethering-software/dslr-remote-control/
https://tethertools.com/tethering-software/dslr-controller/

Se vc comprar uma câmera da próxima geração (a 6D ja faz isso) dai pode usar o próprio sftw Canon onde é possível conectar a câmera pelo wifi a um tablet ou celular e ver as fotos.
Linha Canon EOS compativel:
1DX Mark II, 6D, 6D Mark II, 70D, 77D, 80D, Rebel SL2, Rebel T6, Rebel T6i, Rebel T6s, Rebel T7i, M3, M5, M6, M10

https://play.google.com/store/apps/details?id=jp.co.canon.ic.cameraconnect



« Última modificação: 09 de Dezembro de 2023, 14:50:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2023, 14:50:56
...
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2023, 14:51:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2023, 17:38:24
Escuta, não existe por acaso software da propria canon pra fazer tethering?

Inclusive pra controlar a camera usando um iPad ou outro dispositivo?

Ou ainda um app de terceiros - tipo, há muito tempo atrás quando eu tinha Nikon, eu usava isso: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.HeliconSoft.HeliconRemote2&hl=en_US

Em todo caso, suponho que vc vai precisar de um cabo USB que conecte a sua camera ao tablet. Talvez um cabo micro usb x micro usb. Esquece HDMI, a não ser que vc ligue a camera a um monitor externo (o que não é má ideia).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2023, 02:07:21
CONECTOR P1000 - USB FÊMEA (TENHO UM TECLADINHO QUE CONECTA NO TABLET)


Me parece que seu tablet tem a capacidade de funcionar como host (anfitrião) de outros dispositivos. O teclado seria um exemplo, um armazenamento UMS (USB Mass Storage) seria outro. Sendo a câmera reconhecida como UMS, você consegue ver os arquivos dela pelo tablet, por USB. Basta conectar um cabo mini USB a este adaptador. Porém este padrão UMS só permite um host acessando os arquivos: ou a própria câmera ou o tablet. Ou seja, você conseguiria fotografar, depois espetar o tablet e navegar até o armazenamento e ver os arquivos ali pelo tablet. Mas não vai ser uma operação ágil, não.