Autor Tópico: A Nebulosa da Cabeça de Macaco  (Lida 328 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 19 de Dezembro de 2023, 04:33:48
Faz um tempão da última vez que eu fotografei esta Nebulosa. Não foi por falta de tentativa: toda vez algo dava errado. Dessa vez, não foi errado, e os quadros de calibração ficaram errados. Tive que montar o telescópio de novo, apontar pro céu, fazer um monte de ajustes e finalmente refazer os quadros de calibração.



102 quadros de 2 minutos cada, total de 3:22 horas. Usei um telescópio SkyWatcher Quattro 200P, redutor Starizona 0.75x (600mm f/3 equivalente), filtro Antlia Triband RBG e câmera Ogma AP26CC. Processado com Pixinsight e Affinity Photo.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2023, 10:57:23
Nunca comento suas astrofotos por dois motivos: não entendo nada de astrofotografia e muito menos sobre as técnicas e equipamentos que voce usa.
Mas me parecem fotos muito bem feitas.
Vc faz na cidade mesmo ou vai para algum local sem poluição luminosa?
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2023, 11:51:56
Nunca comento suas astrofotos por dois motivos: não entendo nada de astrofotografia e muito menos sobre as técnicas e equipamentos que voce usa.
Mas me parecem fotos muito bem feitas.
Vc faz na cidade mesmo ou vai para algum local sem poluição luminosa?

Relaxa, Aguinaldo! Além das fotos, tento de vez em quando postar alguma informação relevante sobre o assunto pra que, quem sabe, alguém procurando informações em português sobre o assunto encontre o nosso fórum.

Sobre essa foto, foi do quintal de casa. O céu aqui, em uma escala informal chamada Bortle (que varia de 1 a 9) está em 7, sendo 9 o céu mais poluído. Ainda assim, por meio de filtros de poluição luminosa, é possível fotografar objetos desse tipo. Note que há uma nebulosidade fraca (à direita e à esquerda) que não se consegue capturar bem de locais poluídos. Mês que vem, vou fotografar este assunto de um local mais afastado pra ver se consigo retratar a tal nebulosidade. Procurei na internet, e não são muitas pessoas que conseguiram.

Finalmente, um mapa básico de poluição luminosa: https://www.lightpollutionmap.info/


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2023, 15:43:44
Relaxa, Aguinaldo! Além das fotos, tento de vez em quando postar alguma informação relevante sobre o assunto pra que, quem sabe, alguém procurando informações em português sobre o assunto encontre o nosso fórum.

Sobre essa foto, foi do quintal de casa. O céu aqui, em uma escala informal chamada Bortle (que varia de 1 a 9) está em 7, sendo 9 o céu mais poluído. Ainda assim, por meio de filtros de poluição luminosa, é possível fotografar objetos desse tipo. Note que há uma nebulosidade fraca (à direita e à esquerda) que não se consegue capturar bem de locais poluídos. Mês que vem, vou fotografar este assunto de um local mais afastado pra ver se consigo retratar a tal nebulosidade. Procurei na internet, e não são muitas pessoas que conseguiram.

Finalmente, um mapa básico de poluição luminosa: https://www.lightpollutionmap.info/

Show.
Tive a felicidade de visitar o Atacama por duas vezes e quando comentei com o astrônomo que estava decepcionado pelo céu estar cinza e não preto, ele disse que era pela quantidade absurda de estrelas cuja luz não é bloqueada pela atmosfera super seca e limpa e  quase nenhuma poluição luminosa.  Vc que curte, se não visitou ainda , é um programa imperdível.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.551
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2023, 17:29:58
Show.
Tive a felicidade de visitar o Atacama por duas vezes e quando comentei com o astrônomo que estava decepcionado pelo céu estar cinza e não preto, ele disse que era pela quantidade absurda de estrelas cuja luz não é bloqueada pela atmosfera super seca e limpa e  quase nenhuma poluição luminosa.  Vc que curte, se não visitou ainda , é um programa imperdível.

Tenho que ir! Estou começando a planejar uma viagem pro Big Bend National Park, na fronteira com o México. O céu lá também é absurdamente limpo.

Como curiosidade, somente no século 20 surgiu a confirmação da resposta  pro Paradoxo de Olbers, que dizia que a noite deveria ser tão clara quanto o dia por causa da quantidade de estrelas no Universo.