Autor Tópico: Buenos Aires para testar o novo equipamento  (Lida 500 vezes)

andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 21 de Dezembro de 2023, 14:41:12
Olá, pessoal!

Essa é a minha primeira postagem aqui no fórum, então antes de mais nada vou me apresentar: meu nome é André, eu sempre fui nikonzeiro e GAzeiro (tinha uma antiga D90 e minha lente preferida era uma Tokina 11-16mm 2.8). Depois de retornar das viagens com certa dor no ombro, graças ao equipamento "pendurado" na alça da mochila com um Capture Clip, além do fato da D90 já ser razoavelmente antiga, resolvi fazer um upgrade de equipamento para algo mais leve e novo - sim, caí nas M43 😂
Comprei uma Olympus E-M10 MkIV, que veio com a 12-42mm do kit - um conjunto MUITO leve, MUITO portátil, com resultados MUITO nítidos. Porém, GAzeiro que sou, logo providenciei uma Panaleica 9mm 1.7, que conseguiu a façanha de ser mais nitida que a lente do kit, além de super leve e pequena. Só para termos de comparação, o conjunto corpo + 9mm deve pesar menos que a minha antiga Tokina 11-16mm, o que já é sensacional.
Para testar e começar a entender o novo universo, fui para Buenos Aires, e entre alguns tropeços de adaptação, fiz algumas fotos que, para mim, traduziram o que esse corpo e essa lente podem me entregar em termos de composição e qualidade.
Estou bastante satisfeito com o M43, além de me livrar por completo das dores nas costas pós-viagens 😂













« Última modificação: 21 de Dezembro de 2023, 14:42:43 por andre_sa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2023, 15:06:50
Show, se livrou do tripé ou já não usava?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2023, 15:34:18
Já não usava praticamente nunca, inclusive preciso anunciá-lo nos classificados 😂


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2023, 15:55:36
Eu as vezes fico tentado pela estabilização do sistema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.450
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2023, 16:10:14
Bem-vindo, Andre.
Gostei das fotos, e que lugares bonitos tem a capital da Argentina ein?!


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2023, 16:21:29
Com a 9mm ela se faz presente apenas em situações de pouca luz, mas agora comprei uma 35-100mm 2.8 e pude ver "ao vivo" a coisa funcionando - é realmente incrível, uma tremenda mão na roda.

Eu as vezes fico tentado pela estabilização do sistema.


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2023, 16:25:35
Muito obrigado! Buenos Aires é muito bonita, mas acho que poderia ter aproveitado (entenda por "feito fotos melhores") se eu já conhecesse 100% o equipamento e se tivesse ido na primavera - era inverno e alternava entre sol lascando (e luz dura) e uns nublados meio esquisitos. A foto da Floralis Generica foi um dos poucos momentos que o PhotoPills conseguiu acertar um golden hour, de resto ficou mais como registro de turista mesmo.

Bem-vindo, Andre.
Gostei das fotos, e que lugares bonitos tem a capital da Argentina ein?!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.918
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2023, 18:34:58
Belas fotos!!!

Aqui mais um que já se viu muito tentado a migrar para o sistema m4/3 ... o que me segurou foi a dificuldade em conseguir equipamentos no Brasil, como vivo da fotografia teria que manter dois sistemas.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2023, 22:02:20
Belas fotos. Buenos Aires é uma bela cidade. Não é a capital mais bonita da América do Sul, mas uma das mais. Com certeza melhor que a maioria das cidades grandes brasileiras e com certeza um ótimo local pra passear.

Sobre sua aquisição, parabéns. Sobre as lentes há as grande angulares de foco manual chinesas. Inclusive, se me permite, o Armando Vernaglia postou um vídeo interessante sobre este tema:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2023, 00:05:44
Belas fotos!!!

Aqui mais um que já se viu muito tentado a migrar para o sistema m4/3 ... o que me segurou foi a dificuldade em conseguir equipamentos no Brasil, como vivo da fotografia teria que manter dois sistemas.


Exatamente, exceto se você trabalhar com vídeo.
Ainda tenho duas câmeras MFT para "sair leve", a LX100 que na minha opinião, se tivesse um zoom indo até o equivalente a 90mm seria a câmera mais porreta da história. A outra é uma Pana G2 véia que só, mas é uma delícia de usar e ninguém bota olho nela...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2023, 00:16:51
André, seja bem-vindo ao MF !

Também fui (e ainda sou em parte) um grande fã do sistema MFT, Um dia eu surtei em uma viagem de carregar uma 5D com a 24-70L e a 70-200L e decidi que a minha coluna vale mais do que qualquer câmera pesadona...

Fui muito feliz com a E-M10, GX7 e GX85. Tive um montão de lentes e depois de ter gasto uma pequena fortuna nisso, me acertei com o meu kit ideal. Na minha época de MFT a sério o meu kit matador era a 14-45 OSS (1a geração) , a 45-150 OSS da Panasonic e a 9-18 da Olympus. O kit cobria 150% das minhas necessidades, ainda mais processando no DxO, que uso desde o tempo da versão 3.0, nem era photolab ainda...

Consegue-se extrair muito desse sistema, mas tinham duas coisas que me incomodavam um pouco, o crop fator 2 que acabava sacaneando umas objetivas manuais bem bacanas que tenho aqui e a resolução de 16 MP na época.

Acabei indo pra a Fuji, gastei mais dinheiro, vendi tudo e perdi dinheiro (mas me diverti, é o que importa) e parei na Sony onde pretendo ficar por muito tempo ainda, dinheiro nao anda dando nas minhas árvores aqui não...





cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2023, 07:20:31

Mais um fã do Sistema. Aqui em casa são 2 que se divertem bastante com ele.

E se quiser mais diversão tem uma infinidade de lentes mecânicas das antigas que pode usar com sua câmera.

O dpreview tem um grupo muito ativo sobre MFT que pode servir como fonte de informação.

https://www.dpreview.com/forums/1041

Bem-vindo.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2023, 10:40:53
Valeu, Leandro! Eu acho que se dependesse da fotografia para viver, certamente também escolheria outros sistemas com maior facilidade de compra e manutenção.

Belas fotos!!!

Aqui mais um que já se viu muito tentado a migrar para o sistema m4/3 ... o que me segurou foi a dificuldade em conseguir equipamentos no Brasil, como vivo da fotografia teria que manter dois sistemas.


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2023, 10:42:44
Eu QUASE comprei uma Laowa 10mm f2 com foco manual - nessa GAs não chega a ser um problema a questão do foco, mas admito que o fato da Panaleica 9mm ter foco automático me fez esquecer a Laowa (que é super bem avaliada, pequena, leve e mais barata).

Belas fotos. Buenos Aires é uma bela cidade. Não é a capital mais bonita da América do Sul, mas uma das mais. Com certeza melhor que a maioria das cidades grandes brasileiras e com certeza um ótimo local pra passear.

Sobre sua aquisição, parabéns. Sobre as lentes há as grande angulares de foco manual chinesas. Inclusive, se me permite, o Armando Vernaglia postou um vídeo interessante sobre este tema:


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2023, 10:50:53
Obrigado, AFShalders! Quando eu era Nikonzeiro nunca cogitei comprar uma zoom pois o tamanho e peso são desanimadores para quem anda muito a pé, e agora no MFT tenho uma similar a sua antiga 70-200 2.8 só que do tamanho de uma lata de cerveja e pesando infinitamente menos - consigo sair com um corpo e duas lentes só com uma mochilinha sling.
Mais leve, menor, e mais seguro: você deixa de parecer um funcionário da NatGeo cheio de tralha pendurada e vira só um mero turista 😂

André, seja bem-vindo ao MF !

Também fui (e ainda sou em parte) um grande fã do sistema MFT, Um dia eu surtei em uma viagem de carregar uma 5D com a 24-70L e a 70-200L e decidi que a minha coluna vale mais do que qualquer câmera pesadona...

Fui muito feliz com a E-M10, GX7 e GX85. Tive um montão de lentes e depois de ter gasto uma pequena fortuna nisso, me acertei com o meu kit ideal. Na minha época de MFT a sério o meu kit matador era a 14-45 OSS (1a geração) , a 45-150 OSS da Panasonic e a 9-18 da Olympus. O kit cobria 150% das minhas necessidades, ainda mais processando no DxO, que uso desde o tempo da versão 3.0, nem era photolab ainda...

Consegue-se extrair muito desse sistema, mas tinham duas coisas que me incomodavam um pouco, o crop fator 2 que acabava sacaneando umas objetivas manuais bem bacanas que tenho aqui e a resolução de 16 MP na época.

Acabei indo pra a Fuji, gastei mais dinheiro, vendi tudo e perdi dinheiro (mas me diverti, é o que importa) e parei na Sony onde pretendo ficar por muito tempo ainda, dinheiro nao anda dando nas minhas árvores aqui não...