Autor Tópico: O que fizeram conosco?  (Lida 1588 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Janeiro de 2024, 09:39:44
Os smartphones estão mudando radicalmente nossa relação com o mundo. Não tenho dúvida quanto aos benefícios que essa tecnologia nos entrega na palma da mão. Mas tenho me questionado se os prejuízos compensam...
Na viagem de final de ano, minha esposa e eu visitamos os museus do Louvre e o D'Orsay. É praticamente impossível simplesmente parar e contemplar alguma obra de arte mais conhecida. As pessoas querem apenas registrar que estiveram diante delas e logo saem apressadas para fotografar ou fazer selfie diante da próxima. Pelo tempo que ficam, creio que só conseguem gravar a cena no celular, porque na própria memória, como experiência estética, não deve ficar nem vestígio... 





"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2024, 10:15:08
O curioso é que quem estava atrás de você nesse momento pode ter te visto também como mais uma pessoa só preocupada em fotografar... Eu acho que não deveríamos julgar. Quem quer contemplar, que contemple, quem quer fotografar, que fotografe.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:04:18
O curioso é que quem estava atrás de você nesse momento pode ter te visto também como mais uma pessoa só preocupada em fotografar... Eu acho que não deveríamos julgar. Quem quer contemplar, que contemple, quem quer fotografar, que fotografe.

Obrigado por comentar!
Respeito sua opinião, mas discordo, por dois motivos:
Primeiro, a arte em geral e a fotografia em particular, também se prestam a provocar a reflexão sobre nossos comportamentos. Não se trata de "julgar", mas de expor o que fazemos e enxergar sob outros pontos de vista, diferentes dos habituais. Não é que me considere artista, longe disso. Mas foi o que tentei fazer com a foto.
Segundo, a ideia de as pessoas simplesmente "querem fazer" isso, como uma vontade genuína que brota do nosso íntimo ou do nosso livre arbítrio, é bastante questionável à luz do que sabemos hoje. Há diversas publicações denunciando como as grandes empresas donas das redes sociais têm investido pesado para nos manter conectados o maior tempo possível e, com isso, auferirem seus lucros. As consequências de tudo isso, além dos livros e artigos, estão didaticamente apresentadas no documentário O Dilema das Redes. Mas também vale a pena assistir Coded Bias e Privacidade Hackeada, todos disponíveis na Netflix.
Abraço!  :ok:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:12:31
Concordo plenamente com o Pedreira.

E vou além. Qual o sentido de fotografar um quadro em um museu ? A foto vai ficar uma porcaria mesmo...
Existem maneiras mais interessantes de documentar a visita ao museu, essa foto das pessoas fotografando o quadro como um bando de desesperados é ótima. Isso é a ansiedade digital, o imediatismo e a necessidade de ser visto.

Rodrigo, filosoficamente eu concordo com você mas que é um sacoooooooo você ir a um museu desses e ter 500 pessoas fazendo selfie e fotografando quadros, é ! E pior que a maioria está fazendo só por fazer porque todo mundo faz.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:24:45
Obrigado por comentar!
Respeito sua opinião, mas discordo, por dois motivos:
Primeiro, a arte em geral e a fotografia em particular, também se prestam a provocar a reflexão sobre nossos comportamentos. Não se trata de "julgar", mas de expor o que fazemos e enxergar sob outros pontos de vista, diferentes dos habituais. Não é que me considere artista, longe disso. Mas foi o que tentei fazer com a foto.
Segundo, a ideia de as pessoas simplesmente "querem fazer" isso, como uma vontade genuína que brota do nosso íntimo ou do nosso livre arbítrio, é bastante questionável à luz do que sabemos hoje. Há diversas publicações denunciando como as grandes empresas donas das redes sociais têm investido pesado para nos manter conectados o maior tempo possível e, com isso, auferirem seus lucros. As consequências de tudo isso, além dos livros e artigos, estão didaticamente apresentadas no documentário O Dilema das Redes. Mas também vale a pena assistir Coded Bias e Privacidade Hackeada, todos disponíveis na Netflix.
Abraço!  :ok:

Você está supondo que existe uma discordância porque eu não estaria informado o suficiente. Partir desse pressuposto e recomendar artigos, livros e séries para que eu entenda o seu ponto de vista é uma atitude bem arrogante.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:26:45
Rodrigo, filosoficamente eu concordo com você mas que é um sacoooooooo você ir a um museu desses e ter 500 pessoas fazendo selfie e fotografando quadros, é ! E pior que a maioria está fazendo só por fazer porque todo mundo faz.

Sim, é bem chato. Mas é como é. Quando visitei o museu do post inicial, cheguei bem cedo e fui direto na sala onde ficam as pinturas mais concorridas. Deu para ficar uns dez minutos lá sozinho até chegar todo o pessoal que gosta de fotografar. Foi muito bom ter esse momento "a sós" com essas obras.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:32:01
Você está supondo que existe uma discordância porque eu não estaria informado o suficiente. Partir desse pressuposto e recomendar artigos, livros e séries para que eu entenda o seu ponto de vista é uma atitude bem arrogante.

Sinto muito que essa tenha sido a sua interpretação.
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:36:03
Sim, é bem chato. Mas é como é. Quando visitei o museu do post inicial, cheguei bem cedo e fui direto na sala onde ficam as pinturas mais concorridas. Deu para ficar uns dez minutos lá sozinho até chegar todo o pessoal que gosta de fotografar. Foi muito bom ter esse momento "a sós" com essas obras.


Em uma viagem recente, achei um ponto perfeito para registrar uma cena que achei super bacana. Não tinha absolutamente ninguém lá.... Até eu me preparar e pegar a câmera. quase todos os turistas que antes passavam por lá sem nem olhar resolveram parar na minha frente sem a menor cerimonia e fotografar, fazendo selfie ainda por cima. Teve uma hora que me irritei e fiz exatamente o que o Pedreira fez, fotografei os turistas mal-educados na frente. Ficou uma foto interessante. Na imensa maioria turistas chineses ou  brasileiros. Haja má educação.

Teve uma hora que me irritei e soltei o verbo, tipo dá licença eu estava aqui primeiro esperem a sua vez. Aí ficam com aquela cara de horrorizados e contrariados. Tem horas que realmente esse tipo de comportamento passa do limite.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2024, 11:39:34

Em uma viagem recente, achei um ponto perfeito para registrar uma cena que achei super bacana. Não tinha absolutamente ninguém lá.... Até eu me preparar e pegar a câmera. quase todos os turistas que antes passavam por lá sem nem olhar resolveram parar na minha frente sem a menor cerimonia e fotografar, fazendo selfie ainda por cima. Teve uma hora que me irritei e fiz exatamente o que o Pedreira fez, fotografei os turistas mal-educados na frente. Ficou uma foto interessante. Na imensa maioria turistas chineses ou  brasileiros. Haja má educação.

Teve uma hora que me irritei e soltei o verbo, tipo dá licença eu estava aqui primeiro esperem a sua vez. Aí ficam com aquela cara de horrorizados e contrariados. Tem horas que realmente esse tipo de comportamento passa do limite.

Sem contar que há vários casos de obras de arte valiosas que foram danificadas simplesmente porque alguém foi fazer selfie diante delas...  :doh:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.793
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2024, 17:06:53
Pois é, uma obra menos famosa eu até entendo o registro para procurar sobre depois.

Mas essas famosas, com milhões de reproduções na Internet?  :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2024, 17:50:55
Pois é, uma obra menos famosa eu até entendo o registro para procurar sobre depois.

Mas essas famosas, com milhões de reproduções na Internet?  :doh:

As pessoas ali não estão fotografando para ter um registro ou cópia da obra em si. Elas fotografam para dizer "eu estive aqui". É o mesmo que se faz ao estar em frente a um ponto turístico.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2024, 20:25:12
Não é só museu... É praticamente (quase) tudo que demanda interesse e atenção.
Perdemos a capacidade de apreciar... Tem muita gente que só vê através das telas. É uma pena o ponto que chegamos. Eu não tenho interesse nisso ou naquilo, MAS tenho necessidade de mostrar que ESTAVA ALI.
Não preciso entender, não preciso perceber, sequer apreciar... PRECISO MOSTRAR QUE ESTAVA LÁ.
Ainda que muitas vezes nem saiba onde, mas isso não importa e o mais estúpido é que serei valorizado por isso. Isso sim, tem importância. Ah, eu e meus pares...


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.223
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2024, 20:39:31
Não é só museu... É praticamente (quase) tudo que demanda interesse e atenção.
Perdemos a capacidade de apreciar... Tem muita gente que só vê através das telas. É uma pena o ponto que chegamos. Eu não tenho interesse nisso ou naquilo, MAS tenho necessidade de mostrar que ESTAVA ALI.
Não preciso entender, não preciso perceber, sequer apreciar... PRECISO MOSTRAR QUE ESTAVA LÁ.
Ainda que muitas vezes nem saiba onde, mas isso não importa e o mais estúpido é que serei valorizado por isso. Isso sim, tem importância. Ah, eu e meus pares...
Resumiu bem Maneco!  :clap:

Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2024, 20:43:37
Não é só museu... É praticamente (quase) tudo que demanda interesse e atenção.
Perdemos a capacidade de apreciar... Tem muita gente que só vê através das telas. É uma pena o ponto que chegamos. Eu não tenho interesse nisso ou naquilo, MAS tenho necessidade de mostrar que ESTAVA ALI.
Não preciso entender, não preciso perceber, sequer apreciar... PRECISO MOSTRAR QUE ESTAVA LÁ.
Ainda que muitas vezes nem saiba onde, mas isso não importa e o mais estúpido é que serei valorizado por isso. Isso sim, tem importância. Ah, eu e meus pares...

Subscrevo respeitosamente!
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2024, 21:20:46
Não é só museu... É praticamente (quase) tudo que demanda interesse e atenção.
Perdemos a capacidade de apreciar... Tem muita gente que só vê através das telas. É uma pena o ponto que chegamos. Eu não tenho interesse nisso ou naquilo, MAS tenho necessidade de mostrar que ESTAVA ALI.
Não preciso entender, não preciso perceber, sequer apreciar... PRECISO MOSTRAR QUE ESTAVA LÁ.
Ainda que muitas vezes nem saiba onde, mas isso não importa e o mais estúpido é que serei valorizado por isso. Isso sim, tem importância. Ah, eu e meus pares...

Perfeito!