Autor Tópico: Nebulosa do Caranguejo  (Lida 370 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 06 de Fevereiro de 2024, 22:51:53
Também conhecido como Messier 1 (foi o primeiro objeto catalogado pelo pioneiro astrônomo), a Nebulosa do Caranguejo é um remanescente de supernova que explodiu há aproximadamente mil anos atrás. Há relatos históricos japoneses e chineses que sugerem que a explosão foi observada até mesmo durante o dia, no início de julho de 1054 (!) e ficou visível no céu por 23 dias. Além do meu telescópio ser um tanto curto pra este objeto, o aspecto filamentoso nunca me atraiu muito, mas este ano resolvi capturar este objeto.


Foram 160 quadros de 2 minutos cada (5:20 horas no total) em 800mm focal equivalente e sensor APS-C (Ogma AP26CC). Processado com Pixinsight, Affinity Photo e Topaz Denoise.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.872
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 16:56:16
Gostei da Imagem  :clap: :clap: :clap:, tinha vontade de vê-la um pouco maior.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 17:56:08
Gostei da Imagem  :clap: :clap: :clap:, tinha vontade de vê-la um pouco maior.

Tem como clicar na imagem e ver em 100%. Mas eu precisaria de um telescópio bem mais longo pra fazer jus a este objeto.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 19:54:42
Tem como clicar na imagem e ver em 100%. Mas eu precisaria de um telescópio bem mais longo pra fazer jus a este objeto.

Como curiosidade, o quadro completo é esse.



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.717
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 21:24:56
Também conhecido como Messier 1 (foi o primeiro objeto catalogado pelo pioneiro astrônomo), a Nebulosa do Caranguejo é um remanescente de supernova que explodiu há aproximadamente mil anos atrás. Há relatos históricos japoneses e chineses que sugerem que a explosão foi observada até mesmo durante o dia, no início de julho de 1054 (!) e ficou visível no céu por 23 dias. Além do meu telescópio ser um tanto curto pra este objeto, o aspecto filamentoso nunca me atraiu muito, mas este ano resolvi capturar este objeto.


Foram 160 quadros de 2 minutos cada (5:20 horas no total) em 800mm focal equivalente e sensor APS-C (Ogma AP26CC). Processado com Pixinsight, Affinity Photo e Topaz Denoise.




Considerando que meu conhecimento sobre o assunto está no meio da escala entre a ignorância e a burrice, não tenho medo de perguntar:  por que todas elas, mesmo se tratando de nebulosas, aparecem visualmente tão diferentes?

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2024, 21:29:53 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2024, 21:57:46
muito lindo. :clap: :clap: :clap: :worship:


...eu sou péssimo com astrologia, foi preciso corrigir o posicionamento por conta da diferença de tempo entre as fotos?

Nikon D810


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 01:58:18



Considerando que meu conhecimento sobre o assunto está no meio da escala entre a ignorância e a burrice, não tenho medo de perguntar:  por que todas elas, mesmo se tratando de nebulosas, aparecem visualmente tão diferentes?

Não precisa ter medo, não! O pior que pode acontecer é eu não saber responder. Mas essa eu sei: a primeira coisa é que existem vários tipos de nebulosas. Essas que você mostrou são planetárias, que não vêm de planetas, mas vão algum dia se tornar matéria de planetas. Tudo que existe no nosso planetinha um dia foi gerado em uma estrela (que obviamente não é o nosso Sol). Por isso a frase "Somos poeira de estrelas" é verdadeira. O formato e a cor dependem de vários fatores, como a massa da estrela, a composição, temperatura, a velocidade que ela gira e até a proximidade de outras estrelas.

muito lindo. :clap: :clap: :clap: :worship:

...eu sou péssimo com astrologia, foi preciso corrigir o posicionamento por conta da diferença de tempo entre as fotos?

Astronomia! Nunca chame um astrônomo de verdade de astrólogo. Ele não vai se ofender, mas vai rir de você. :)

Como eu não sou astrônomo, nem ligo.  :D

Eu uso um equipamento chamado montagem equatorial, que rastreia o movimento das estrelas, até mesmo em longas exposições. Pra esse tipo de foto, é indispensável.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 16:03:24
poh cara, aposto que vc é de aries... hehe
Nikon D810


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.554
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2024, 16:08:00
poh cara, aposto que vc é de aries... hehe

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sou ateu, graças a Deus!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2024, 16:08:37 por felipemendes »