Autor Tópico: Peak Design Micro Clutch - Um mini-review  (Lida 375 vezes)

andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 16 de Fevereiro de 2024, 12:21:34
Sou um ex-usuário de DSLR, que migrou para M43 há pouco. E como tal, estou me acostumando com o tamanho e peso reduzido do conjunto corpo + lente, buscando soluções que me ajudem a ter o maior conforto e segurança possível no uso. Recentemente, a Peak Design lançou o Micro Clutch (https://global.peakdesign.com/products/microclutch), um hand strap específico para corpo mirrorless de tamanho reduzido. Como eu já tinha produtos da marca e conhecia a qualidade, resolvi comprar o dito cujo e conferir se seria útil no meu dia a dia. Seguem minhas primeiras impressões e algumas fotos (desculpem pelas imagens, fotografar com o celular usando a mão esquerda não foi nada fácil hahahaha).


1- Construção e tamanho
A parte metálica, que fica em contato com a base da câmera, é toda em alumínio anodizado em preto, muitíssimo bem acabada. A parte da alça, segundo eles, é feita em Hypalon - não fazendo a menor idéia do que seja isso, fui pesquisar e descobri que é "uma borracha sintética de polietileno clorossulfonado conhecida por sua resistência a produtos químicos, temperaturas extremas e luz ultravioleta". Para fins de review, é um material que embora seja fino e leve, transmite a sensação de ser BEM resistente. Comprei a versão I-Plate, que mede 11,5 por 2,8 cm, com 0,75 cm de espessura - é bem leve e discreto, antes mesmo de instalar já percebi que não pareceria um trambolho acoplado à câmera.


2- Instalação
Não tem muito segredo: a parte superior da alça fica presa na argola da alça da câmera enquanto a base é parafusada na rosca do tripé. O que me tomou mais tempo foi ajustar o tamanho da alça, já que o sistema de encaixe requer alguma paciência (porém compreendo, não dá pra comprometer a segurança do strap com encaixes rápidos porém pouco confiáveis). Detalhes que são a cara da Peak Design: para apertar o parafuso com firmeza, o produto acompanha uma pequena chave L que fica "sanduichada" no meio do plate, presa por magnetismo - resolve o problema do aperto e é praticamente invisível a olho nu, uma excelente solução.



Eles enviam junto com o produto um parafuso um pouco mais longo e um plate para usar o strap junto com o Capture Camera Clip. A parte legal é que o plate também se encaixa na base do strap por magnetismo, evitando que o conjunto todo desmonte e caia no chão quando você desmontar o kit.




3- Uso e ergonomia
Como eu disse, migrei de DSRL para um setup que inteiro pesa menos do que minha antiga grande-angular preferida. Dito isso, é espantoso que após alguns minutos com o strap encaixado você perceba que o equipamento está literalmente nos seus dedos. Eu me senti infinitamente mais seguro e ágil com o Micro Clutch, é como se a câmera fosse uma continuação da mão direita. Com algum treino, dá inclusive para fazer ajustes nos dials sem ter que recorrer à mão esquerda para segurar o equipo. Em conjunto com o Camera Capture (que normalmente uso na alça de uma sling), a agilidade para ter a câmera em mãos, pronta para clicar, é surreal.








4- Considerações finais
Se a função de um acessório é tornar o uso de algo mais fácil e simples, posso dizer que o Micro Clutch tá cumprindo 100%. Leve, discreto, muitíssimo bem acabado e principalmente ÚTIL, conseguiu transformar a experiência de uso do meu equipo e facilitou bastante minha migração para um corpo pequeno. Como ponto negativo, eu só colocaria o fato de termos que soltar o parafuso para deslocar o plate quando precisar trocar de bateria ou cartão, mas mesmo isso é relativamente simples graças à mini-ferramenta que eles colocaram no meio do plate. Conclusão: vale a compra!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 14:05:39
Obrigado pelo review!

Realmente parece ser um produto interessante. Minha câmera é bem maior, e ainda por cima eu uso com grip, então não sinto falta de uma alça assim. De qualquer forma, pode ser um acessório interessante pra minha próxima câmera.


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 14:50:33
Bem interessante.

Eu uso o hand grip regular da PK e realmente ele ficou grandinho na R6, ótima opção.

Obrigado pelo review!
Canon R6 + 35 + 50 + 135


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 15:55:06
Legal o review e o equipamento!

Quando vejo isso da vontade de uma m43+17mm 1.2  :wub:


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2024, 17:08:19
Ah, esqueci de comentar: nas fotos que postei aqui, era a 9mm montada, mas eu também uso com a 35-100 2.8 e continua incrível, com um conjunto super equilibrado e distribuido.
No mais, que bom que gostaram!


andre_sa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2024, 12:40:43
Senhoras e senhores, uns amigos compraram Micro Clutchs mas na última hora "arregaram" pra comprar uma mirrorless pequena, o que deixou o acessório sem uso para eles. Se alguém tiver interesse posso intermediar a coisa toda, são duas peças e estão lacradas.