Autor Tópico: Alguma Sony tem modo de medição na face?  (Lida 976 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 18 de Fevereiro de 2024, 17:38:08
Estou descontente com meus equipamentos Canon e depois de usar a A7C de um amigo e fazer um freela com a A7III da firma eu fiquei interessado em saber mais da Sony.
Daí uma função que pra mim seria ótima, era essa parada da câmera fazer a medição pelo rosto. Eu vi que nas Sony tem
como por o modo de medição pontual vinculado ao ponto de foco.
Vi também que parece que tem algum modo de priorizar a face nos menus. Daí a pergunta que faço é a seguinte: Existe algum modo de medição do fotômetro das câmeras Sony que meça a luz no rosto rastreado?


Um pouco das minhas dores com a Canon:
Gosto da ergonomia mas para o tipo de foto que eu faço (que exige o máximo do sistema de foco das câmera - Fotografia esportiva), todo meu equipamento Canon fica à desejar. Eu acabo perdendo 60% das fotos com a minha R6 e a 70-200 da primeira versão.
Até cogitei em pegar uma 70-200 mais nova, porém achei o preço inviável.
Meu amigo tem a A7C e uma Tamron 70-180 f2.8 que eu fiquei de cara: Pesa metade do trambolho da 70-200 EF e foca praticamente instantaneamente. Essa objetiva nova custa o preço de uma EF 70-200 beeem usada. Aliás o preço do conjunto A7C+Objetiva dá pra comprar uma RF70-200 f2.8.

Vi também que tem uma lente da Tamron que  é uma coringa a 35-150 f2.0-2.8.  Acredito que essa tele seria perfeita pra  o que faço pois muitas vezes sinto falta de ter uns 20 mm a menos na 70 e nem sempre fico nos 200mm. Daria praticamente pra usar somente essa objetiva pra fazer os job.
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2024, 08:58:40
algumas câmeras tem um recurso chamado "Face Priority in Multi Metering"

https://helpguide.sony.net/ilc/2010/v1/en/contents/TP0003226678.html

Ai tem de ver quais modelos possuem esse recurso.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2024, 09:43:21
Pronto, agora nova saga Sony  :assobi:

Zueira Fernando, faça o que achar melhor.
Como você negocia bastante ainda ganha uns trocados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2024, 10:00:39
Antes de vender, faz um teste com uma 6d mark ii ou uma 80D, e essa 70-200.
Usando o LCD, teoricamente é uma ML, só pra gente tirar a duvida se a Canon nerfou a lente de proposito na R6  :assobi:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2024, 10:41:56
    A Canon tem três versões 2.8 ef, e a última  versão rf. Não tem como comparar essa primeira versão com lentes ML.





YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2024, 14:38:18

Vi também que parece que tem algum modo de priorizar a face nos menus. Daí a pergunta que faço é a seguinte: Existe algum modo de medição do fotômetro das câmeras Sony que meça a luz no rosto rastreado?
Veja se isso ajuda.

Citar
Face priority in MULTI
An advanced feature of some Alpha cameras, you have the option to have it detect faces as they come to screen automatically. This dramatically improves on MULTI mode specially when capturing people, avoiding the need to change between SPOT or CENTER for faces. Look for a separate option to set Face Priority on.


https://alphauniverse.sony-asia.com/learn/tips/multi-center-spot-what-metering-should-you-choose



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2024, 01:00:56
Ouvi alguém comentando em algum vídeo em inglês sobre esse modo "Face priority", vou procurar saber mais.



O que eu tendo a achar ruim na Sony é a parte de ser mais lenta, mas isso só iria fazer diferença pra fotografar esporte de quadra/bola (nesse ponto os 40fps da R8 ajudam muito), mas no geral para fotografar corrida eu me viro bem com 8-10 fps, mais do que isso acaba até atrapalhando pois alguns sites de venda de foto já colocam limite de quantidade de arquivos.

Outra coisa que vou achar ruim é o Rolling Shutter da Sony (A7-3, C e 4) que pelo que vi parece com o da R7. Eu particularmente uso muito o modo eletrônico, já devo ter feito uns 500 mil cliques, mesmo assim minha câmera está novíssima!

Tenho os recursos para pegar uma A7C (ou A73) e uma 70-180, mas acho que o ideal mesmo seria pegar uma A74 e uma 35-150 e sossegar uns tempos. Nesse caso terei que esperar um tempo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2024, 08:41:01
Acho que a A74 foi a Sony que menos evoluiu em relação a anterior....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2024, 13:34:21

Um pouco das minhas dores com a Canon:
Gosto da ergonomia mas para o tipo de foto que eu faço (que exige o máximo do sistema de foco das câmera - Fotografia esportiva), todo meu equipamento Canon fica à desejar. Eu acabo perdendo 60% das fotos com a minha R6 e a 70-200 da primeira versão.

Ja chegou a testar com uma outra EF 70-200 mais recente e vê se isso é de fato sanado ? essa perca de 60% é em corrida de rua ? eu tenho r10 e r8 com adaptadores paralelos e pude pegar emprestado a ef 70-200 2.8 versao 2 e perdi pouquíssimas fotos, está fora do meu orçamento aquisição de uma lente dessa, porem tenho que concordar com voce sobre a tamrom 70-180 e a maravilhosa 35-150, essa ultima eu cogitei bastante a migração pra sony, essa lente me atenderia perfeitamente, ainda podendo usar modocrop e ter maior alcance, mas não consegui a verba e fiquei canon


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2024, 16:56:33
Lembrando que a 35-150 e 70-180 também estão disponíveis para Nikon.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2024, 16:57:31 por YP »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2024, 18:50:06
https://www.dpreview.com/forums/thread/4612325

Não sabia, as Nikon tem medição de exposição no rosto.

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2024, 18:52:49 por Leonardo Tonin »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2024, 19:57:56
Ja chegou a testar com uma outra EF 70-200 mais recente e vê se isso é de fato sanado ?

Não cheguei a testar com uma lente mais nova, acredito que realmente melhoraria, porém pelo preço da L II dá pra pegar uma Tamron e uma ZV-E10.
Acho muito trambolho a EF 70-200.  A RF ainda é mais cara, dá pra pegar todo o set da Tamron, 17-28, 28-75 e 70-180 todas f2.8. Achei o máximo que usam filtro 67mm.


essa perca de 60% é em corrida de rua ?

Isso. Tênis eu já fotografei com a 70-200 mas não perdi tanto porque as fotos que faço acabo pegando o tenista mais estático.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2024, 15:20:34
Ouvi alguém comentando em algum vídeo em inglês sobre esse modo "Face priority", vou procurar saber mais.



O que eu tendo a achar ruim na Sony é a parte de ser mais lenta, mas isso só iria fazer diferença pra fotografar esporte de quadra/bola (nesse ponto os 40fps da R8 ajudam muito), mas no geral para fotografar corrida eu me viro bem com 8-10 fps, mais do que isso acaba até atrapalhando pois alguns sites de venda de foto já colocam limite de quantidade de arquivos.

Outra coisa que vou achar ruim é o Rolling Shutter da Sony (A7-3, C e 4) que pelo que vi parece com o da R7. Eu particularmente uso muito o modo eletrônico, já devo ter feito uns 500 mil cliques, mesmo assim minha câmera está novíssima!

Tenho os recursos para pegar uma A7C (ou A73) e uma 70-180, mas acho que o ideal mesmo seria pegar uma A74 e uma 35-150 e sossegar uns tempos. Nesse caso terei que esperar um tempo.

Rolling shutter com obturador eletrônico é um problema de todas as mirrorless do mercado. Só as mirrorless topo de linha tem tecnologia para eliminar este "defeito". Ex: Canon R3, Nikon Z9, etc.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2024, 20:37:37
Acho que a A74 foi a Sony que menos evoluiu em relação a anterior....

Se for somente pelo ponto de vista de fotografia, pra alguns ele até involuiu.