Autor Tópico: Uso de memória  (Lida 945 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Fevereiro de 2024, 10:46:22
Com cerca de 20 fotos jpg de 24mp abertas no PS o meu está marcando cerca de 15,5gb, na real cerca de 18gb.
No Windows 27gb de 32gb que possuo e ao fechar o software cai para 6,4gb de uso do sistema.

Gostaria de saber principalmente quem é Applezeiro, que normalmente sai os modelos com menos memória.
Como que é o uso da ram no sistema da maçã? Se for que nem o Win a coisa fica feia.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 11:40:28
o gerenciamento de memória busca sempre priorizar ocupar memória RAM, se você tiver 8GB o PS vai usar algo em torno de 4GB e o restante o S.O. vai paginar para o disco. Se você tiver 32GB o PS vai usar 16~20GB e depois vai paginar o restante no disco.
Se você tiver um SSD a paginação vai ser menos perceptível mas a ideia é sempre usar o máximo possível da RAM disponível e depois paginar o restante.
O PS tem como configurar o uso máximo de RAM caso você tiver alguma outra aplicação, mas em geral o sistema no caso o Windows faz isso bem feito, não me preocuparia com isso pois a ideia por padrão do S.O. é sempre ter a melhor performance possível.

edit... quer fazer um teste bacana... vai no gerenciador do windows e desativa paginação de memória em disco e veja os 32GB serem consumidos e o sistema dar vários alertas rápidos antes de travar por completo. #sad..s.mo digital...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2024, 11:42:39 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 11:51:07
Não saberia te informar no caso específico do PS. Chutei a Adobe faz um bom tempo.

Mas posso te dar outras informações, que podem ser complementadas por outras pessoas que usem.

O OSX usa a memória com muito mais eficiência do que o Windows. Os programas que uso aqui para tratamento de imagens são basicamente o DxO Photolab 7, o Capture One 21 e o suite Affinity. Fora fotos, tenho o DaVinci Resolve editando em 4K e outras coisas pesadas que não tem nada a ver com fotografia.

Meu mac de uso diário hoje em dia é um Macmini M1 de 1a geração com 16GB de memória e 512G de SSD interno, mais armazenamento externo.

A única vez que vi esse computador entrar em swap foi usando um sistema pesadissimo de OCR com um documento contendo 1200 páginas escaneadas em 400 dpi, convertendo tudo para texto.

Provavelmente o seu PS está com um monte de memória reservada em cache para ele, principalmente para os níveis de undo. Você já viu as configurações de memória do PS ?

A pergunta que fica é por que você está com 20 fotos abertas ao mesmo tempo...  :ponder:







vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 13:09:12
Inclusive no PS pode escolher a quantidade de ram que vai ser usada pra esse cache.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 14:05:13
Eu abro geralmente umas 20 a 25 de uma vez para fazer tratamento de pele com retouch4me e ou Portraiture.
É pelo fluxo, ficar abrindo uma por uma perde muito tempo.

Acontece que as vezes até tenho de fechar e abrir novamente pois vai ficando lento, e isso se enquadra no LR também.
Adobe e seus bugs.

Eu deixei o uso de memória em 80%
Scratch Disk é o próprio disco C um nvme pci 4.0


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 14:30:11
Memória nos MAC tem um gerenciamento melhor, principalmente nos M1 pra frente que tem SSD otimizados para paginação caso necessário, um macbook de 8GB daria conta bem mesmo do PS, com compressão e paginação.

Então, tu até pode olhar pra memoria, MAS se o sistema estiver responsivo, diria para não se preocupar.

Dito isso, olhando mais pro PS, a Adobe tem historico de memory leaks e não otimização em mac recentes(pós intel),  se tiver com problema de performance ai, vale dar um google pela tua versão do PS, que pode ter algum problema conhecido.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 10:59:47
Eu abro geralmente umas 20 a 25 de uma vez para fazer tratamento de pele com retouch4me e ou Portraiture.
É pelo fluxo, ficar abrindo uma por uma perde muito tempo.

Acontece que as vezes até tenho de fechar e abrir novamente pois vai ficando lento, e isso se enquadra no LR também.
Adobe e seus bugs.

Eu deixei o uso de memória em 80%
Scratch Disk é o próprio disco C um nvme pci 4.0

verificou se a paginação de memória tá ativa? essa lentidão geralmente ocorre quando não está configurada certo, aí o windows não tem como fazer cache de dados.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 11:11:25
Photoshop é um péssimo liberador de RAM. Ele não libera a RAM dos arquivos já fechados nem a pau, demora muito pra ele liberar essa RAM usada por um arquivo que já fechou. Daí ir fechando o PS durante o dia faz parte, isso sempre foi um problema do PS, mais que do sistema operacional
Nikon D810


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 11:33:46
verificou se a paginação de memória tá ativa? essa lentidão geralmente ocorre quando não está configurada certo, aí o windows não tem como fazer cache de dados.
Sim, está gerenciado pelo sistema.

Photoshop é um péssimo liberador de RAM. Ele não libera a RAM dos arquivos já fechados nem a pau, demora muito pra ele liberar essa RAM usada por um arquivo que já fechou. Daí ir fechando o PS durante o dia faz parte, isso sempre foi um problema do PS, mais que do sistema operacional
Pois é, bem isso.
É um problema antigo. Mas nesse último, 2024, parece que está pior ainda.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 11:47:43
vc usa os tifs em 8 ou 16bits?

eu parei de usar 16bits indiscriminadamente.
Pq para eventos, retratos e etc o 16bits não é necessário.

Nikon D810


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 15:29:18
vc usa os tifs em 8 ou 16bits?

eu parei de usar 16bits indiscriminadamente.
Pq para eventos, retratos e etc o 16bits não é necessário.
Está assim com jpg.

Meu fluxo foi tratar o raw, exportar e abrir o jpg no PS para tratar a pele.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 16:47:11
Sim, está gerenciado pelo sistema.


quanto tá configurado no PS de uso de RAM?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 17:21:09
quanto tá configurado no PS de uso de RAM?
80%


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 17:27:04
80%

é possível que possa ser isso... não custa tentar, baixa pra 50%
pq 80% pode estar consumindo recursos de outros sistemas, no caso, paginando recursos do windows e direcionando RAM demais para o PS.

pode não resolver nada mas vai que resolve né.... aqui sempre deixo metade da RAM física.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2024, 17:27:53 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2024, 17:28:22
Coloca aí pra gente a configuração do seu pc.

Vc sente problema no desempenho após abrir a primeira leva de 20 fotos, ou a medida que vc vai abrindo várias levas de 20 fotos, uma depois da outra?

Nikon D810