Autor Tópico: Nikon diz que é “apaixonada” por fornecer atualizações de firmware  (Lida 710 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Numa entrevista à publicação francesa Phototrend na CP+ 2024, uma exposição de fotografia no Japão, Mitsuteru Hino, chefe de UX Planning da Nikon, explicou a ênfase da empresa nas atualizações de firmware.
Hino explica que os desenvolvedores de firmware da Nikon trabalharão dentro dos parâmetros da câmera para atender às solicitações dos clientes. Embora nem tudo possa acontecer apenas por meio de atualizações, isso certamente proporciona aos modelos uma vida útil mais longa e pode proporcionar melhorias sólidas na qualidade de vida.

https://petapixel.com/2024/03/01/nikon-wants-to-keep-photographers-happy-with-firmware-updates/
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2024, 15:31:33
Ótimo, vida longa aos modelos mais antigos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2024, 18:02:07
    Isso dá talvez uma possível vantagem de reorganizar uma linha de câmeras em um mercado cada vez mais dinâmico.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2024, 19:03:56
Eu acho uma prática muito boa. Mas também acho que os fabricantes usam essa prática até estarem bem estabelecidos. A Fuji era famosa por atualizar models mais antigos, até não mais atualizar modelos antigos. Tomara que a Nikon siga um caminho mais consistente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2024, 19:52:32
Uma pena que só fazem isso quando querem conquistar mercado, depois param.... Como Sony e Fuji.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2024, 09:08:57
Uma pena que só fazem isso quando querem conquistar mercado, depois param.... Como Sony e Fuji.

ia comentar justamente isso... ela começou a fazer isso nos últimos anos quando se viu ameaçada...
diga-se o pixel shift da z8, é raro ver ela fazer uma atualização de firmware e incluir recursos que não existiam no lançamento, em geral Canikon lançam firmwares novos apenas para corrigir problemas descobertos depois do lançamento.

não sei... será que estou sendo rígido demais na afirmação?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2024, 10:23:08
ia comentar justamente isso... ela começou a fazer isso nos últimos anos quando se viu ameaçada...
diga-se o pixel shift da z8, é raro ver ela fazer uma atualização de firmware e incluir recursos que não existiam no lançamento, em geral Canikon lançam firmwares novos apenas para corrigir problemas descobertos depois do lançamento.

não sei... será que estou sendo rígido demais na afirmação?

Bird af, auto capture, zoom em vídeo.
Fora otimizações na interface e sim correção de bugs.( Z8 e Z9)  Sem dúvida estão buscando fidelizar o consumidor.





« Última modificação: 04 de Março de 2024, 10:27:37 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2024, 11:53:43
em geral Canikon lançam firmwares novos apenas para corrigir problemas descobertos depois do lançamento.

não sei... será que estou sendo rígido demais na afirmação?

Quando equipamentos eram mais simples, não tinha necessidade (nem possibilidade) de atualizar nada, a não ser trocando peças. Só quando os equipamentos ficaram bem mais complexos que começou essa história de atualizar firmware. O que faz algum sentido, juntar diferentes recursos de hardware pra produzir uma nova funcionalidade.

Meu carro, por exemplo, recebe atualização de software quase todo mês. Nunca tive isso antes.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2024, 13:29:29
Quando equipamentos eram mais simples, não tinha necessidade (nem possibilidade) de atualizar nada, a não ser trocando peças. Só quando os equipamentos ficaram bem mais complexos que começou essa história de atualizar firmware. O que faz algum sentido, juntar diferentes recursos de hardware pra produzir uma nova funcionalidade.

Meu carro, por exemplo, recebe atualização de software quase todo mês. Nunca tive isso antes.
Off

O seu é um Tesla, certo?
Será que Byd também é assim?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2024, 13:47:59
Off

O seu é um Tesla, certo?
Será que Byd também é assim?

É sim. Inclusive algumas atualizações podem melhorar o carro, mas aparentemente outras pioram: https://www.drivencarguide.co.nz/reviews/byd-dolphin-long-term-review-the-perils-of-ota-updates/


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2024, 14:07:41
Quando equipamentos eram mais simples, não tinha necessidade (nem possibilidade) de atualizar nada, a não ser trocando peças. Só quando os equipamentos ficaram bem mais complexos que começou essa história de atualizar firmware. O que faz algum sentido, juntar diferentes recursos de hardware pra produzir uma nova funcionalidade.

Meu carro, por exemplo, recebe atualização de software quase todo mês. Nunca tive isso antes.

sim mas sony e fuji por exemplo foram as pioneiras, dando o braço a torcer pra fuji que sempre incluiu coisas sutis nas atualizações de firmware.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2024, 14:11:59
Off

O seu é um Tesla, certo?
Será que Byd também é assim?

pra Byd chegar próxima da Tesla primeiro precisa ter peça de reposição, chegou a ver a enxurrada de reclamações?
aí vamos pra outro lado do marketing comprado.
vários youtubers começaram a fazer propaganda da marca e desde começo percebi a mesma similaridade na estratégia que youtubers comprados de câmeras fotográficas fazem.

o youyuber tem acesso antecipado ao equipamento (no caso o carro) faz uma baita campanha elogiando e falando que não tem problema algum, compara na cara dura com modelos mais completos.

o "fera" é um deles, que tá se queimando agora que a marca não tem nem peça de reposição de parachoque pra entregar, bateria que não dura nem a metade do informado no manual... e o precinho que veio 20% mais caro do que o especulado...
« Última modificação: 04 de Março de 2024, 14:13:49 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2024, 15:47:50
pra Byd chegar próxima da Tesla primeiro precisa ter peça de reposição, chegou a ver a enxurrada de reclamações?

Vou responder uma última vez, depois se vcs quiserem a gente muda pra outro tópico, beleza?

A Tesla também não é nenhuma maravilha nesse aspecto, não. O banco do motorista tava um pouquinho solto, precisei de três visitas à oficina deles, na última eles trocaram o banco todo... O processo todo durou cerca de um mês entre agendar visita, ir, dizerem que têm que trocar peça, agendar de novo, etc. Tem casos de gente esperando meses por um parachoque.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2024, 16:58:03
Vou responder uma última vez, depois se vcs quiserem a gente muda pra outro tópico, beleza?

A Tesla também não é nenhuma maravilha nesse aspecto, não. O banco do motorista tava um pouquinho solto, precisei de três visitas à oficina deles, na última eles trocaram o banco todo... O processo todo durou cerca de um mês entre agendar visita, ir, dizerem que têm que trocar peça, agendar de novo, etc. Tem casos de gente esperando meses por um parachoque.

acho que é uma boa criar um tópico no papo furado sobre o tema...
chega a ser revoltante os caras não terem peças de reposição que é fato que iriam precisar, por ex. o parachoque.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.