Autor Tópico: Narrative Select - Programa Abençoado pra ajudar na curadoria das fotos!  (Lida 179 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Esse programa é uma baita mão na roda na hora de separar o joio do trigo.

Basicamente ele é um aplicativo stand alone (roda separado do Lightroom/Photoshop por exemplo) que usa inteligência artificial para analisar e classificar fotos.
Entre as funções principais, ele tem um sistema de agrupamento de fotos similares. Ele organiza essas similares e as coloca em uma ordem "de melhor pra pior" o que dá um bom adianto na hora de selecionar as eleitas para envio.
Ele também tem um sistema de filtro por foco, basicamente ele dá uma nota para o foco em cada pessoa que ele identifica na foto. Se ficar com foco doce, ele dá uma nota baixa (menor que 7).
Ele também analisa até se uma pessoa está com os olhos fechados. Aqui eu já excluo todas que estão assim.

Tenho usado ele no meu fluxo de trabalho e tenho ganhado muito tempo. Ele não é perfeito, erra uns 25% das vezes, mas antes eu não tinha nada e agora tenho um software que erra um pouco, então me sinto no lucro.
Me ajuda muito quanto a parte de processamento, eu que nos eventos que faço trabalho com um volume extremamente alto de arquivos, então, com a seleção do programa, eu consigo economizar um pouco de espaço nos arquivos, excluindo os arquivos brutos ruins antes mesmo de editar. Também me poupa tempo de processamento, separando fotos que não são vendáveis (pessoa com olho fechado/piscando, fora de foco).

Outra coisa que ele é um visualizador ágil, tão rápido quanto o Photomechanic por exemplo, contando ainda com uma opção de zoom automático no rosto, o que adianta muito na hora de fazer aquele "pente fino manual".

O legal é que o aplicativo é gratuito! No plano Free pode crirar até 6 projetos por mês. Eu particularmente uso um projeto e apenas mundo Pasta de Origem.

Quem se interessar, segue o link do programa:

https://narrative.so/select?referral=narrative33720
« Última modificação: 13 de Março de 2024, 10:55:56 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2024, 10:58:39
Sendo grátis já vale.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2024, 11:05:03
Achei interessante.

Tem algum desses de IA pra colocar tag automaticamente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs