Autor Tópico: Uma pequena comparação de 40mm  (Lida 518 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Março de 2024, 14:36:46
Oi pessoal tudo bem? Fiz aqui uma pequena comparação pois queria ver como o sistema Z8 + 40mm f/2 se comportaria contra o sistema XH2 + 27mm 1.2 em tese seriam equivalentes:









Não sei se foi o melhor jeito de comparar, se houverem sugestões me avisem que tento executar...

Basicamente o resultado é bastante similar, fiquei surpreso com a performance da XH2 com a 27 1.2 neste cenário. O curioso é que para o mesmo cenário, obviamente temos um ganho de luz na XH2 que não temos na Z8, porém o desempenho da Z8 e o fato de ser Full Frame compensam esse lado certamente.

Em termos de peso a diferença é pequena também, uma vantagem ao conjunto Z8, levemente mais leve :




1210g


1152g

Em termos de construção, a coisa se reflete no preço: Enquanto a 40mm f/2 é uma lente de aproximadamente 200 USD, a 27mm 1.2 é uma lente em torno de 500 USD, e com isso ela traz uma construção superior, selagem superior e anel de abertura. A 40mm f/2 possui baioneta de plástico, tem um aspecto bastante frágil, acho que a Nikon poderia ter cobrado menos por ela, porém oticamente falando ela não desaponta, é uma lente que consegue entregar acima do que custa sem dúvida.

Meus objetivos são diferentes com estas lentes, enquanto a 40mm f/2 Z busca para meu uso ser uma lente coringa para levar em situações de fotografia de natureza onde levo a Z8, na XH2 ela busca ser uma lente de uso mais tradicional, para retratos, registros de família, viagens. Ela não é uma lente muito maior que uma 50mm 1.8 Z e o corpo da XH2 é significativamente menor, sem perder a robustez.

Prentendo incluir outros testes comparativos destas duas lentes a seguir neste mesmo tópico, como é um tópico comparativo, não vi como colocar isso em nenhuma das duas salas. Moderadores, organizem da forma que julgarem mais conveniente.

 :ok:


« Última modificação: 27 de Março de 2024, 14:39:44 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2024, 15:00:30
Eu esperava algo mais leve no lado Fuji....

Não tem nada entre a Fuji 2.8 e essa viltrox?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2024, 15:12:27
Eu esperava algo mais leve no lado Fuji....

Não tem nada entre a Fuji 2.8 e essa viltrox?

Cara, em 40mm equivalentes... De cabeça não vejo... O ideal seria uma 1.4 pra ser leve, a Fuji 33 1.4 é super leve e relativamente compacta. Tem a 30mm 2.8 macro que eu tenho, mas não é tão clara... De cabeça não consigo pensar em algo não...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2024, 16:41:07
Tem a Sigma 30mm f/1.4 Contemporary, e tem um monte de 25mm f/1.8 manuais: 7Artisans, SG-IMAGE, etc.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2024, 17:16:21
O kit da Nikon perderia mais alguns gramas sem a capinha de silicone  :assobi:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2024, 21:40:55
Tem a Sigma 30mm f/1.4 Contemporary, e tem um monte de 25mm f/1.8 manuais: 7Artisans, SG-IMAGE, etc.

Quero 40mm, com error de apenas 1mm  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2024, 21:44:23



Tem AF e é 2.8, acho que vale ficar na original mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2024, 21:46:28
O kit da Nikon perderia mais alguns gramas sem a capinha de silicone  :assobi:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2024, 21:47:05


Tem AF e é 2.8, acho que vale ficar na original mesmo.

Mas vc topa 2.8?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2024, 23:51:49


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Março de 2024, 01:47:34
Quero 40mm, com error de apenas 1mm  :D

Rapaz, nem a 40mm deve ter 40mm... Sei por experiência que a distância focal de quase todas as lentes é aproximada. Minha Rokinon 135mm, por exemplo, é 128.5mm. Isso focando no infinito. Medição precisa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 28 de Março de 2024, 08:27:57
Rapaz, nem a 40mm deve ter 40mm... Sei por experiência que a distância focal de quase todas as lentes é aproximada. Minha Rokinon 135mm, por exemplo, é 128.5mm. Isso focando no infinito. Medição precisa.

É aquele ditado, só tem doença quem vai no médico.
Só sabe que a DF tá errada quem faz medição rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2024, 08:29:28
Mas vc topa 2.8?

Sim, acho abertura ideal para pancake.
Mesmo em aps-c.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs