Autor Tópico: Se você gosta tanto de fotografia, por que não trabalha com isso?  (Lida 727 vezes)

Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Um acontecimento infeliz trouxe a tona algumas boas memórias.

Recentemente o avô da minha esposa faleceu, e ele foi uma das pessoas mais incríveis que eu tive o prazer se conhecer. Inclusive foi no sitio aonde ele morava que eu comecei a fotografar.
E entre aquela mistura de sentimentos oriundos da perda, revendo as poucas fotos que tirei dele, me veio uma lembrança de um dia que ele virou para mim e perguntou algo que ficou esquecido na memória.

Naquele dia não soube o que responder.

Nos últimos anos a fotografia passou de um simples hobby para um assunto serio, de estudos, de desenvolvimento pessoal, de conexão com pessoas.

Mas eu não trabalho com fotografia. Não consigo explicar o por que.
Tenho um trabalho entediante de 30 horas semanais que muitas vezes me deixa com vontade de sair correndo e nunca mais voltar.

Nesses últimos dias tenho refletido bastante sobre isso.
Pensando principalmente no exemplo que ele me deu, de alguém que até o ultimo dia da sua vida trabalhou com algo que gostava.
Que conseguiu ser livre em um sistema que cada vez mais cerceia nossa liberdade.

Escrevo e desenvolvo meus projetos pessoais através das minhas lentes.
Expresso meus sentimentos muitas vezes melhor através de uma fotografia do que com palavras.

Mas continuo sem uma resposta para a sua pergunta.

"Se você gosta tanto de fotografia, por que não trabalha com isso?"

Qual seria sua resposta?

Essa foto é o ultimo registro que fiz dele. Provavelmente foi a ultima foto tirada dele.
Um momento de lembranças para um cavaleiro.

« Última modificação: 08 de Abril de 2024, 23:18:11 por Fischer »
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2024, 23:31:55
Interessante perspectiva, traz ao centro algumas frases corriqueiras quando o assunto trabalho e hobby se colocam na mesa:

- Trabalhe com o que ame, e nunca mais trabalhe na vida.

- Não sabe no que trabalhar, veja algo que tu goste e trabalhe com aquilo.

Pessoalmente não gosto dessa visão romantizada, acredito MUITO que podemos amar diversas ativididades, ter hobbies e eles não serem profissão.

hobby: "atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo."

ao meu caso, fotografia se encaixa perfeitamente, é um lazer. Mas mais do que isso, uma forma de expressão.
veja que basicamente qualquer atividade vale, pintar, escrever, estudar, etc pode ser uma atividade feita tão somente como uma distração.


ao teu avô, sem conhece-lo, gosto de pensar no meu próprio e imaginar que nada mais é do que a demonstração de afeto via encorajamento. Talvez ele via tua alegria, e talvez entendeu que tu gostaria de trabalhar com aquilo mas precisava de um incentivo e de forma singela, te oferia esse incentivo, encorajamento com uma pergunta provocativa "Se você gosta tanto de fotografia, por que não trabalha com isso?"

Ao meu avô, eu diria, porque é um hobby Vô, só quero aproveitar sem compromisso, sem pressão.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2024, 08:35:32
Vc gosta muito de fotografia.
Vc ensontra uma válvula de escape, um momento de liberdade criativa e pessoal através dela.
Caso vc venha a trabalhar com ela, isso pode te tirar essa paz. Trabalhar com fotografia vai além de fotografar, muitas vezes o que tu menos vai fazer é fotografar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.304
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2024, 08:45:04
Ainda bem que trabalho com o que gosto: fotografia.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.304
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2024, 08:47:03
Vc gosta muito de fotografia.
Vc ensontra uma válvula de escape, um momento de liberdade criativa e pessoal através dela.
Caso vc venha a trabalhar com ela, isso pode te tirar essa paz. Trabalhar com fotografia vai além de fotografar, muitas vezes o que tu menos vai fazer é fotografar.
Todo trabalho tem seus prós e contras.
Não seria a fotografia uma exceção.

Mas fazer o que gosta e ser remunerado por isso é muito melhor.
Não me imagino fazendo outra coisa, aliás, só trabalho com isso e pretendo até morrer.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2024, 09:26:57
Todo trabalho tem seus prós e contras.
Não seria a fotografia uma exceção.

Mas fazer o que gosta e ser remunerado por isso é muito melhor.
Não me imagino fazendo outra coisa, aliás, só trabalho com isso e pretendo até morrer.

Sim, claro, só ter em mente que tem coisas nesse trabalho que talvez vc não goste tanto de fazer, mas é algo necessário pro seu negócio de fotografia andar pra frente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.304
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2024, 09:35:06
Sim, claro, só ter em mente que tem coisas nesse trabalho que talvez vc não goste tanto de fazer, mas é algo necessário pro seu negócio de fotografia andar pra frente.
Com certeza, para mim formatura é algo que não curto mas é necessário as vezes pois é bem remunerado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.786
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2024, 09:36:19
Trabalhe com o que ama e passe a odiar  :hysterical:

Trabalhar para clientes muitas vezes é tão entediante quanto o trabalho no escritorio.

Poucos conseguem viver da fotografia fazendo só o que gostam.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.904
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2024, 09:58:57
Vou falar por mim:

Trabalhar é ruim.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2024, 10:25:12
Trabalhe com o que ama e passe a odiar  :hysterical:

Trabalhar para clientes muitas vezes é tão entediante quanto o trabalho no escritorio.

Poucos conseguem viver da fotografia fazendo só o que gostam.

O mesmo é verdade pra qualquer profissão. Eu trabalho com o que eu gosto (engenharia), mas claro que tem aspectos do meu trabalho que eu não gosto. Se trabalhasse com fotografia, não seria diferente. Melhor continuar com meus hobbies como atividades fora do trabalho. Assim continuo gostando deles pra sempre.


Vou falar por mim:

Trabalhar é ruim.



pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2024, 10:37:56

Escrevo e desenvolvo meus projetos pessoais através das minhas lentes.
Expresso meus sentimentos muitas vezes melhor através de uma fotografia do que com palavras.


legal, projetos pessoais é a melhor maneira para se desenvolver um olhar......
posta alguma coisa aqui no fórum.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2024, 10:42:36


Mas continuo sem uma resposta para a sua pergunta.

"Se você gosta tanto de fotografia, por que não trabalha com isso?"

Qual seria sua resposta?


Eu sei que cada caso é um caso, e as vezes nós temos família, filhos, etc

Nós não fazemos o que queremos, nós fazemos o que é preciso.

mas tem uma frase do Rubem Alves que eu gosto muito.

"Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar é preciso amar o vazio. Porque o voo só acontece se houver o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não podem viver sem certezas. Por isso trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.
É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que se as portas das gaiolas estivessem abertas eles voariam. A verdade é o oposto. Os homens preferem as gaiolas ao voo. São eles mesmos que constroem as gaiolas onde passarão as suas vidas."



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2024, 11:28:58
Sei lá caso te ajude...

... eu não gosto do trabalho que eu faço pra ganhar dinheiro, e não gosto de fazer o meu trabalho de expressão pessoal (artes visuais).

Eu faço o trabalho do dinheiro pelo dinheiro e nada mais, é degradante, estressante, faz mal pro corpo e pra cabeça. Mas é o que temos pra hoje.

O trabalho de arte eu acho uma bosta de fazer, mas sei lá, eu faço.

Se alguém jogar outra coisa no meu colo, eu pego e faço, pois o que eu faço hoje, foi jogado no meu colo tempos atrás.

Eu encaro a vida da forma mais passiva possível, pois entendo que nada importa, e eu sou uma pessoa insignificante e irrelevante, como 99,9999% das pessoas. Caso eu não existisse, não faria diferença alguma, e, caso eu suma hoje, poucas pessoas sentirão falta, e mesmo assim, depois de um tempo vão esquecer de mim.

Ou seja, o que eu faço ou deixo de fazer, não importa.

Talvez a diferença entre mim e a maioria das pessoas, é que eu entendo isso e talvez elas não entendam.
« Última modificação: 09 de Abril de 2024, 11:30:14 por lsd »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2024, 12:24:42
Trabalhar com fotografia não é fotografar. Vc tem que fazer tudo, desde arrumar o cliente até dar o suporte no final do serviço.

Todo trabalho é entediante. Eu aqui pra editar 10 mil fotos de um evento durmo pra caramba na frente do monitor, é pescaria todo dia.

Todo trabalho é entediante, e chega uma hora que fica igual ao anterior.

Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.904
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2024, 14:25:59
O mesmo é verdade pra qualquer profissão. Eu trabalho com o que eu gosto (engenharia), mas claro que tem aspectos do meu trabalho que eu não gosto. Se trabalhasse com fotografia, não seria diferente. Melhor continuar com meus hobbies como atividades fora do trabalho. Assim continuo gostando deles pra sempre.



 :assobi: