Autor Tópico: Eclipse 2024  (Lida 612 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 09 de Abril de 2024, 14:17:24
https://x.com/AJamesMcCarthy/status/1777698082890645535



Eu achava que as estrelas eram de outro dia ou horário.

Mas o fotógrafo diz que é um hdr usando 05 câmeras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2024, 15:24:50
 :ponder: :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:


 :snack:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2024, 15:55:26
Já vi ele explicando que estava vendo desse jeito pelo binoculo.
E em seguida falando que as estrelas mais fracas ele fez as fotos com meses de antecedência.....

Cadê Felipe pra dizer se num dark site da pra ver estrela e eclipse ao olho nu?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2024, 16:42:48
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2024, 16:53:25
Já vi ele explicando que estava vendo desse jeito pelo binoculo.
E em seguida falando que as estrelas mais fracas ele fez as fotos com meses de antecedência.....

Cadê Felipe pra dizer se num dark site da pra ver estrela e eclipse ao olho nu?

Alguém tem que trabalhar aqui!  :D ;) Mas vamos ao meu comentário.

É complicado. O dia só tem a claridade difusa que vemos por causa da difração da luz do sol na armosfera. Quando não há luz solar, essa luz difusa é bem menor (ainda tem as estrelas, poluição noturna, etc). Se vc está com um guardassol, vc bloqueia o sol sobre você mas ele continua iluminando a atmosfera ao redor. O mesmo acontece em proporção muito maior quando o "guardassol" é a Lua. Mas ainda assim, há a luz difusa ao redor do eclipse, que torna as estrelas bem difíceis de ser observadas. Ainda assim, no meu fórum de astronomia, há quem diga que era possível ver Vênus e Júpiter, assim como estrelas mais brilhantes a olho nu.

Quando Einstein publicou a Relatividade Geral (1915), ele previu que corpos com muita massa eram capazes de desviar a luz. Quatro anos depois, o eclipse em Sobral (SP) foi usado pra provar (ou refutar) a teoria. Mesmo naquela época, com filme de emulsão, foi possível capturar o sol e estrelas, a fim de medir a diferença entre a posição real e a aparente das estrelas que estavam perto do sol. Pra se ter ideia, o desvio calculado foi de menos de 2 segundos de arco (imagina um alvo de 5 cm a 1 km de distância. Esse é o desvio) em relação à posição da estrela sem o sol.

Sobre a foto, o autor explicou. Ele fotografou o eclipse mas as estrelas do fundo ele fotografou em outra época e colocou por cima. As estrelas são as mesmas que seriam vistas se, por milagre, o sol sumisse durante a foto. Note que o sol teria que sumir pro céu ser aquele. Como vimos no parágrafo anterior, se o sol somente apagasse mas continuasse com a mesma massa, o céu que veríamos seria ligeiramente diferente.

Finalmente, aquele céu durante o dia estaria na mesma posição à noite aproximadamente seis meses depois. Depois, basta alinhar os dois usando qualquer programa de planetário.



Boa a explicação?  ;)

« Última modificação: 09 de Abril de 2024, 17:37:08 por felipemendes »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.304
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2024, 17:28:10
A foto ficou linda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2024, 18:24:27
Então, no Twitter ele disse que usou as fotos de meses atrás para as "faint stars", se não me falha a memória.

Se foi isso, eu sou levado a entender que muita estrela da foto estava visível no momento do eclipse.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2024, 20:52:00
Então, no Twitter ele disse que usou as fotos de meses atrás para as "faint stars", se não me falha a memória.

Creio que os planetas também sejam da foto do eclipse, pois eles não estavam nessas posições na foto de meses atrás.

Se foi isso, eu sou levado a entender que muita estrela da foto estava visível no momento do eclipse.

Sim, é bem possível. Não posso afirmar porque não vi nada, céu fechado aqui. Mas, com certeza, não dá pra ver as estrelas todas da foto, não.

« Última modificação: 09 de Abril de 2024, 20:53:17 por felipemendes »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2024, 23:02:04
E a textura da lua tá sendo iluminada como?  :snack: não deveria tá totalmente escura?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2024, 12:23:57
E a textura da lua tá sendo iluminada como?  :snack: não deveria tá totalmente escura?

Sim. Se eu fosse apostar, diria que ele colocou a textura da lua de outra imagem também.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2024, 13:16:18



Eu não acredito
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2024, 16:15:45


Eu não acredito

Pela lógica dele, a lua nova seria visível no céu, afinal a luz do sol refletida na Terra iluminaria a lua.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2024, 08:32:36
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2024, 14:24:13
https://x.com/Kdenny_astro/status/1778115280507412870

Somente 6 anos de planejamento  :o...só!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.548
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2024, 18:14:21
Do outro fórum que participo:
https://www.cloudynights.com/topic/918413-my-first-stab-at-an-hdr-image-of-the-suns-corona-and-lunar-earth-lit-side/



Eu ainda acho bem improvável capturar estrelas pequenas junto com o sol. Até capturar estrelas pequenas próximas a estrelas grandes é um desafio.