Autor Tópico: Dança II  (Lida 4477 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 30 de Março de 2007, 21:21:30
Mais umas do "Polaridades":

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.

 


emirbemerguy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
    • http://www.reflexosonline.com/Emir
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2007, 21:45:28
Fantásticas! :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  
Emir Bemerguy Filho
Belém (PA)
emirbemerguy@gmail.com
Câmera - Canon S3 IS
My Webpage


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2007, 21:46:19
Parabéns Bruno, vc está afiadíssimo !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2007, 22:26:23
Lindas  fotos, Bruno!
Nunca fotografei um espetáculo em teatro, como é ? Vc deve ter uma lente bem rápida, não?
Contaí ! ;) Leva tripé?  ISO ?
Quanta pergunta !
 :doh:
()s
GuiGui


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2007, 11:41:32
Citar
Fantásticas! :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:
Obrigado, Emir.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2007, 11:44:31
Citar
Parabéns Bruno, vc está afiadíssimo !
Obrigado, Guto. Fico feliz em ouvir esse tipo de comentário de você, que vem me acompanhando e ajudando desde que comecei com essa coisa de fotografar shows. :thmbup:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2007, 11:57:56
Citar
Lindas  fotos, Bruno!
Nunca fotografei um espetáculo em teatro, como é ? Vc deve ter uma lente bem rápida, não?
Contaí ! ;) Leva tripé?  ISO ?
Quanta pergunta !
 :doh:
()s
GuiGui
Obrigado, GuiGui.
Em termos de configuração da câmera, no caso de fotografia de dança o importante é estabelecer uma velocidade de segurança que dê conta de congelar o movimento dos bailarinos. Nesse espetáculo eu trabalhei com velocidade de segurança em 1/125, mas é uma velocidade baixa, só usei porque a iluminação deixava a desejar em determinadas cenas. O ideal é usar de 1/160 pra cima, de preferência 1/250. Estabelecida a velocidade de segurança, as demais configurações da câmera precisam se ajustar de acordo com ela. Nessas fotos, usei iso 1600, 3200 e até 6400 (puxado na conversão), e abertura f/2.8 nas objetivas. Em função da velocidade que precisamos ter para congelar os movimentos e para focar os bailarinos, é fundamental ter lentes de abertura f/2.8, no mínimo, e foco rápido. No meu caso, usei as lentes canon 17-55 f/2.8  IS USM e 70-200 f/2.8L USM, que são perfeitas para esse tipo de evento. No futuro, pretendo comprar uma 100mm f/2 e uma 35mm f/2 para usar em situações críticas de luz (como nesse espetáculo, por exemplo).
Sobre tripé ou monopé, eu não uso. Como a velocidade tem que se boa para congelar os movimentos, não sinto falta da estabilidade que esses acessórios oferecem. Também perderia mobilidade, especialmente no caso do tripé. Por isso, no meu caso, faço tudo na mão mesmo. Cansa mais, claro, mas eu me sinto melhor para trabalhar.
Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.
Um abraço!


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2007, 13:04:22
Bruno,
Obrigada pelo making off, muito legal meeesmo !
 :clap:  :clap:  :clap:  


tchelavih

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2007, 13:18:00
lindas fotos!parabéns! :clap:  
Marcela Pinheiro
Canon 5D mark III


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2007, 13:27:02
Citar
Bruno,
Obrigada pelo making off, muito legal meeesmo !
 :clap:  :clap:  :clap:
 :thmbup:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2007, 13:27:43
Citar
lindas fotos!parabéns! :clap:
Valeu!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2007, 21:12:23
Prezado Bruno, está evidente que a aplicação do seu conhecimento técnico eleva seu trabalho ao nível profissional!

Porém, gostaria de fazer uma observação para vocês comentarem: eu tenho muito conhecimento de fotografia em película, mas estou ainda nos primeiros passos da fotografia digital. O que eu pude perceber como maior diferença entre as duas (considerando-se o produto final) é que, na fotografia convencional temos o grão, e na digital temos o ‘ruído’. Comparando os dois, cheguei à seguinte conclusão: o grão raramente estraga a foto, às vezes até a embeleza ou, quando muito, passa despercebido; já com o ruído, quando aparece, dá-se o contrário, podendo até mesmo tornar a fotografia desagradável.

Esta minha análise agora está sendo colocada, digamos, em xeque. Vendo suas fotos (ampliadas), e considerando o elevado ISO que você utilizou, penso que o resultado está muito bom, parecendo mais grão do que ruído. Daí a pergunta: isto se deveu ao equipamento utilizado, ou você recorre aos redutores de ruídos existentes nos programas de edição de imagem?

No mais, parabéns!!!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


EdsonTaciano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 300
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2007, 22:42:29
Ja que nosso amigo comentou sobre o ruido aproveito para perguntar ao Bruno tmb porque usar um ISO tão alto e correr o risco da foto perder sua qualidade.

Presumo eu que realmente ele tem um conhecimento tecnico muito bom ou tem alguma ferramenta muito boa para editar a foto, Bruno não estou criticando vc, longe de mim, as fotos estão lindas, mas como sou amador e veio esta duvida, foi o que me veio na cabeça.. poderia me explicar o que faz a foto ficar tão boa usando um ISO tão alto?

Grande abraço e parabéns pelas fotos, realmente são lindas..


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2007, 00:25:56
Citar
Prezado Bruno, está evidente que a aplicação do seu conhecimento técnico eleva seu trabalho ao nível profissional!

Porém, gostaria de fazer uma observação para vocês comentarem: eu tenho muito conhecimento de fotografia em película, mas estou ainda nos primeiros passos da fotografia digital. O que eu pude perceber como maior diferença entre as duas (considerando-se o produto final) é que, na fotografia convencional temos o grão, e na digital temos o ‘ruído’. Comparando os dois, cheguei à seguinte conclusão: o grão raramente estraga a foto, às vezes até a embeleza ou, quando muito, passa despercebido; já com o ruído, quando aparece, dá-se o contrário, podendo até mesmo tornar a fotografia desagradável.

Esta minha análise agora está sendo colocada, digamos, em xeque. Vendo suas fotos (ampliadas), e considerando o elevado ISO que você utilizou, penso que o resultado está muito bom, parecendo mais grão do que ruído. Daí a pergunta: isto se deveu ao equipamento utilizado, ou você recorre aos redutores de ruídos existentes nos programas de edição de imagem?

No mais, parabéns!!!
Heber, muito obrigado pelo comentário!

Sobre a relação entre grão e ruído, não posso falar muito, pois já comecei fotografando com digital... :doh:
Até uso filme de vez em quando, mas não para shows, ou seja, sempre pego filmes de sensibilidade mais baixa. Mas o que eu percebo analisando fotos é que realmente o grão é mais agradável, embora por outro lado tenhamos hoje sensores que produzem um nível menor de ruído em sensibilidades altas do que os filmes. Mas realmente não posso falar muito sobre isso, já que não tenho muita experiência com filme.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2007, 00:31:52
Citar
Ja que nosso amigo comentou sobre o ruido aproveito para perguntar ao Bruno tmb porque usar um ISO tão alto e correr o risco da foto perder sua qualidade.

Presumo eu que realmente ele tem um conhecimento tecnico muito bom ou tem alguma ferramenta muito boa para editar a foto, Bruno não estou criticando vc, longe de mim, as fotos estão lindas, mas como sou amador e veio esta duvida, foi o que me veio na cabeça.. poderia me explicar o que faz a foto ficar tão boa usando um ISO tão alto?

Grande abraço e parabéns pelas fotos, realmente são lindas..
Edson, como falei em um post anterior, eu já estava no limite, usando inclusive uma velocidade mais baixa do que a que considero ideal. Ou seja, era usar iso alto ou perder, de verdade, as fotos (fotos com ruído ainda podem ser aproveitadas dependendo do caso, mas foto tremida ou borrada não).

Quanto ao baixo ruído mesmo em iso 1600 (em 3200 e, especialmente, em 6400 ele é bem visível), é mérito das câmeras. O tratamento que faço é o básico do Lightroom, aplicando eventualmente uma leve redução de ruído. Mas é de leve, pois do contrário as fotos ficam sem nitidez. No geral o mérito é da câmera mesmo, que possuem bom desempenho nessas condições (por isso as comprei).

Muito obrigado pelos comentários. :thmbup: