Autor Tópico: Curso de fotografia ... que camera devo comprar?  (Lida 2343 vezes)

Aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 01 de Abril de 2007, 14:29:05
Boa tarde , pessoal
Sempre gostei de fotografar, e resolvi me inscrever no curso de formação do Senac, aqui no RJ. O problema é que no site eles dizem que para participar basta ter uma SLR analógica ou digital. Eu realmente não compreendo, pois acredito que o curso vá abordar assuntos como técnicas de laboratório e revelação de filmes e as digitais não operam esse milagre da revelação de rolos de filme.
Bem, queria uma sugestão já que não sei se devo investir na compra de uma analógica usada (que estão caras) ou numa digital (estou tentado a comprar a Nikon D50). Já falei com o SENAC mas foi o mesmo que nada, já que quem te atende é a recepcionista e não o instrutor do curso. Como vou frequentemente a Londres estou verificando os preços também no Amazon do Reino Unido, mas mesmo lá as analógicas não estão baratas e fica sempre aquela dor de querer uma digital.
Agora estou tentando com uma amiga que vive na Alemanha pra ver se alguém por lá não taria disposto a vender uma Leica usada.
... tô atirando para todos os lados, mas o fato é que acredtito que hoje em dia as máquinas digitais já tenham todos os recursos das analógicas para produzir trabalhos profissionais e artisticos.
Agradeço seus comentários.. Marcelo


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2007, 14:49:08
Acho que para aprender, uma boa é a Pentax K1000...
Analógica, com tudo manual... Se voce compreender tudo nela, voce vai se dar bem com qualquer outra... Além de tudo, é uma camera maravilhosa...

Abraços


Rock

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2007, 13:29:18
Caro Aguiar,

você não tem ninguém que possa te emprestar uma analógica?Você começa o curso e no seu decorrer  vai consultando professores que poderão te orientar.

Abraços.


Lagoa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • AleBorges Fotografia
Alexandre Borges - Fotógrafo de Casamentos.
ISPWP. Internacional Society of Professional Wedding Photographers
WPJA. Wedding Photojornalist Association

meu blog: www.aleborges.blog.br
meu site: www.aleborges.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2007, 10:40:02
Basicamente sendo uma câmera com comandos manuais e sapata de flash você conseguirá aproveitar completamente qualquer curso de fotografia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2007, 11:58:50
entraria com uam analógica!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2007, 18:12:39
Eu tenho uma analógica K1000 e não acho que tenha pagado caro por ela, 500 reais, com uma lente 28-80...

Realmente é uma câmera maravilhosa, totalmente manual e que com certeza vc vai aprender os fundamentos da fotografia.

No entanto, como o Léo Terra falou, se for uma câmera que lhe permita todos os controles manuais, pegue logo uma digital que tenha esses recursos, e use-os, para aprender de fato...

Quanto está esse curso, que mal lhe pergunte?


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2007, 10:07:06
Citar
Basicamente sendo uma câmera com comandos manuais e sapata de flash você conseguirá aproveitar completamente qualquer curso de fotografia.


 :thmbup:  
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 11:11:00 por Cotovia »


clicpress

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • http://www.barrocopress.com.br
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2007, 12:15:01
Citar
Boa tarde , pessoal
Sempre gostei de fotografar, e resolvi me inscrever no curso de formação do Senac, aqui no RJ. O problema é que no site eles dizem que para participar basta ter uma SLR analógica ou digital. Eu realmente não compreendo, pois acredito que o curso vá abordar assuntos como técnicas de laboratório e revelação de filmes e as digitais não operam esse milagre da revelação de rolos de filme.
Bem, queria uma sugestão já que não sei se devo investir na compra de uma analógica usada (que estão caras) ou numa digital (estou tentado a comprar a Nikon D50). Já falei com o SENAC mas foi o mesmo que nada, já que quem te atende é a recepcionista e não o instrutor do curso. Como vou frequentemente a Londres estou verificando os preços também no Amazon do Reino Unido, mas mesmo lá as analógicas não estão baratas e fica sempre aquela dor de querer uma digital.
Agora estou tentando com uma amiga que vive na Alemanha pra ver se alguém por lá não taria disposto a vender uma Leica usada.
... tô atirando para todos os lados, mas o fato é que acredtito que hoje em dia as máquinas digitais já tenham todos os recursos das analógicas para produzir trabalhos profissionais e artisticos.
Agradeço seus comentários.. Marcelo
Caro aguiar, se vc quer aprender realmente, aconcelho uma analógica com controle manual, assim  vc  irá entender realmento latitude, ter controle de profundidade de campo etc, para depois de um ano de pratica com analógica  migrar para a Digital já com conhecimentos básicos maduros.

Boa sorte!
Cadastramento de fotógrafos avançados para serviços fotojornaísticos, editoriais e publicidade.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18553.0

=>Corpo Canon EOS 1Ds Mark II
=>Corpo Canon EOS 40D e Grip
=>Corpo Canon EOS 1V
=>Corpo Mamya 645 Super Pro
=>Canon EF 50mm Macro
=>Life Size EF Converter
=>Canon EF 16-35mm f/2.8L II USM
=>Canon EF 70-200mm IS f/2.8L USM
=>Flash Speedlite 580 EX II


carfael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • http://olharphotogarphico.blogspot.com
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2007, 00:24:13
necessariamente uma analógica. toda a lógica da fotografia fica mais compreensível com uma camera analógica. Inclusive a possibilidade de experimentar varios tipos de filme, desde os saudosos tri-x (pb) até os cromos.
Rafael Moraes
Equipamento? Apenas o olhar