Bom, fazer BO e entrar na justiça é direito de todo cidadão.
Porém, a informação dos Correios, que está inclusive no site
http://www.correios.com.br/encomendas/serv...sedexCobrar.cfm é que: "A responsabilidade pelo conteúdo da encomenda, tais como a especificação do produto, a cor, o funcionamento, etc, é da inteira responsabilidade do Remetente da encomenda. Dessa forma, a ECT não permite a abertura para teste ou verificação do conteúdo da embalagem antes da efetivação da entrega e recebimento do valor indicado. Ressaltamos que após o recebimento do valor e abertura da encomenda toda e qualquer reclamação deverá ser efetuada diretamente ao Remetente da encomenda."
Entendo que é um alerta tolo, como os alertas em estacionamentos de supermercados que "não nos responsabilizamos pelo veículo".
Porém a verdade é que os Correios só vão arcar com qualquer tipo de prejuízo que tivermos se for por estravio e se o seguro tiver sido pago. Se não, só com ação na justiça. Aí meu caro, se vc receber alguma coisa vai ser daqui a muito tempo.
A minha última compra por sedex a cobrar, a atendente não me permitiu olhar a caixa para ver se era a minha mesmo.
Mudando um pouco o foco, outra coisa que não engulo nos Correios é o fato de eles não garantirem a entrega de cartas simples, somente de cartas registradas. Para mim isso é uma afronta ao código do consumidor. Você paga por um serviço e o prestador do serviço cumpre se quiser.
Um abraço.