Autor Tópico: Qual situação usar o que?  (Lida 1644 vezes)

RuiVelocci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 12 de Abril de 2007, 11:15:25
Olá..
Sou novato no assunto e tenho uma Rebel XTi, com lente kit(arghhh).
Antes só uma dúvida. Sigma-Tamron-Canon? qual lente é melhor?

Para usar a maquina qual é a função exata para cada momento.
Para uso no dia-a-dia, qual usar?
Para uso em um estudio?

P:
TV:
AV:
M:
A-DEP:

Grande abraço...

PS: Só estou falando isso ,porque de cada 10 fotos que tiro 5 são tremidas... Em velocidade média tipo 1/200, queria saber se isso muda...

 
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 11:25:50 por RuiVelocci »


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2007, 12:35:31
P : qdo. vc estiver com preguiça de pensar.... :laughing:
TV : qdo. o assunto principal está em movimento.....
AV : qdo. vc quer controlar o DOF .....
M : qdo. vc realmente quer entender o que é a luz :laughing:
A-DEP : qdo. vc quer controlar o DOF de dois ou mais objetos com dist. diferentes em relação a câmera...

Em relação a foto tremida e que a vel. =1/200s, se a lente que vc estava usando era pesada, tudo bem, acontece e vai precisar de um monopé ou tripé, se não for, o problema pode estar em vc..... :giveup:  


rsaheki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2007, 12:40:35
Depende, uma lente sigma EX ou Tamron SP via de regra são melhores do que as lentes canon mais baratas. Porém uma lente canon L ou mesmo outras que não são L como a 17-55 is dificilmente são superadas pelas concorrentes.

A melhor lente é a que lhe trouxer maior benefício, qualidade e satisfação pelo preço que você possa pagar.

Dia-a-dia depende pra que: tira mais fotos de coisas perto, longe? noite? dia? internas ou externas ? Prefere versatilidade ou qualidade ?
A do kit não lhe satisfaz pro dia dia pq? Prefere uma 18-200 pela versatilidade ? Prefere uma 24-70 2.8L pela claridade e qualidade ? Qual o preço que você tá procurando?

Estúdio normalmente pessoal fala para usar uma lente fixa (prime), com crop: 50, 85, 100/105 e sem crop: 80, 100/150, 135.

P: A camera tenta utilizar sempre a maior velocidade possível, bom para quando se tira fotos sem tripé, pode alternar pelo dial em outras combinações para chegar ao Av ou Tv desejado. Ruim para usar com flash em ambientes escuros/noturnos pq a medição de exposição é com o flash como luz principal nesses casos, se tiver claridade suficiente aí se comporta só como fill flash.

Tv e Av: Usado quando você precisar de controles mais específicos para velocidade do shutter ou da abertura. A medição é pela luz ambiente e se utilizar flash é só para fill.

M: Quando você entender melhor sobre exposição, como funciona a medição de exposição da camera, flash, e compensar, vale a pena fazer manual do que deixar a programação da camera, senão é melhor tentar deixar a camêra se virar sozinho. Ou quando você quiser fazer algo que necessite de ajustes manuais (Bulb, etc).

A-Dep: Acho que isso só quando não tem botão de preview de DOF e nem muita noção de como o DOF (Profundidade de campo) vai se comportar em determinadas aberturas e distancias focais, para tentar deixar pelo menos o assunto todo no foco.

Se em 1/200 metade das fotos estão saindo tremidas, tente apertar o botão com mais leveza, utilizar monopé, tripé, apoio. E aprenda a apoiar a camera com mais firmeza, apoiando os braços no corpo, sem afastar, posicionando os pés firmemente no chão, agir como um tripé natural. Consigo aproveitar 80% das fotos que tiro em 1/10-1/15 desse jeito em distancias focais até 150mm.
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 13:06:11 por rsaheki »
Canon Rebel XTi + 17-50 f/2.8 Tamron SP + 70-200 f/4.0 Canon L + 430ex


RuiVelocci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2007, 13:03:06
Obrigado por todos as respostas.
Eu entendi mais ou menos....Mas já é um grande começo..

Eu só queria uma lente com maior distancia. Já me falaram da 75-300, 70-300, 28-300 e outras.. Só não sei qual tem maior custo-beneficio. Eu posso gastar uns 1000 reais, e comprar nos EUA.

Uma coisa que eu to sentindo na Rebel, não sei se sou eu, ou a maquina. Ela não dá uma definição boa. Sempre fica meio embaçado..Até com tripé. Com ISO400 ela dá uma ruido estranho. Será que é alguma configuração?

Compensa usar RAW, ou melhor JPEG mesmo? Raw tem mais definição?

Abraços..

 


rsaheki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2007, 13:15:54
Rui,

Realmente é bom começar a dar uma lida em livros e internet para entender bem o que ficou 'mais ou menos', com certeza já é um grande começo.

Lente tele por 580 dolares mais ou menos (pouco mais de 1000 reais) para se comprar nos EUA é a Canon 70-200 f/4 L, é uma lente L (melhor série de lentes da Canon) mais acessível. Dependendo se for foto de pássaros, etc, talvez você precisa de algo que tenha pelo menos 300mm como distancia focal mais tele.

A definição boa depende não só da camêra, mas também da lente e de como você tira a foto (configurações, etc). Posta aí alguns exemplos com exif. O ruído com ISO 400 provavelmente ou seus olhos se incomodam muito rápido com ruído ou então você está tirando foto com exposição errada o que evidencia mais o problema do ruído.

RAW só para fotos que você queira trabalhar nelas depois em pós-processamento (fotos importantes, fotos para clientes, etc). No mais acho que se for só para recordação pode tirar em JPEG. Mas normalmente se você comprou uma XTi é porque a sua porcentagem de fotos importantes é alta, então normalmente as pessoas com DSLR tiram com RAW.

A definição do RAW é melhor sim, pois sofre menos compressão de dados do que em JPEG só não sei lhe dizer se é tão perceptível para você, mas além disso você tem mais liberdade em corrigir a foto (white balance, etc) do que se tivesse um JPEG.
« Última modificação: 12 de Abril de 2007, 13:17:28 por rsaheki »
Canon Rebel XTi + 17-50 f/2.8 Tamron SP + 70-200 f/4.0 Canon L + 430ex


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2007, 20:25:18
Se tu puder, compra a canon 17-85 IS  :thmbup:  


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2007, 11:16:05
Rui,

Tudo blz?

Posta aí pra gente ver uma foto que ficou boa e uma que ficou tremida pra gente analisar!!!

Complementando o que o pessoal já falou, eu costumo prender a respiração antes de clicar, pra evitar tremer a cam!

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2007, 14:05:28
Em estúdio com flash tem que ser modo manual, em estúdio de luz contínua pode ser qualquer um.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2007, 14:41:49
Citar


PS: Só estou falando isso ,porque de cada 10 fotos que tiro 5 são tremidas... Em velocidade média tipo 1/200, queria saber se isso muda...
tem alguma coisa muito errada ai ... as vezes é o modo de segurar a camera...
mas o valor depende da distancia focal ...