Autor Tópico: Primeiras do escaneamento dos filmes  (Lida 5189 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 16 de Maio de 2005, 11:45:18
Prezados;

Como disse aqui, estou escaneando os filmes que fiz ao longo dos últimos 20 anos, e esses são os primeiros resultados.

Observa-se o fantástico desempenho da lente Helios 44m, 58mm que equipa de série as tão mal faladas Zenits.

A primeira foto não recebeu NENHUMA correção. Observem a saturação da mesma. É simplesmente o escaneamento reduzido, e após a redução um ligeiríssimo Unsharp Mask 30-0,8-2. As demais receberam somente levíssima correção de contraste usando a ferramenta Curves.

É interessante também observar, apesar da difernça de luzes (não tão grande pois feitas no mesmo ambiente, só que umas ainda na obra, mas o vão por onde entrava a luz é o mesmo) entre as cores e desempenho do Kodak ProImage 100 e do Kodak Gold 400.

Sinceramente, a continuarem os escaneamentos assim vou consertar minha Zenit e compra uma SLR mecãnica tipo a Pentax Spotmatic ou K1000. Não há como negar estarem mais bonitas que as digitais.











 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2005, 11:51:04
Ivan,

Excelente qualidade!
Fiquei muito surpreso com a qualidade obtida com o scanamento. Claro que a imagem está reduzida, mas a qualidade de cores (principalmente no ProImage 100) é excelente!

Sabe que até me deu uma coceirinha de comprar uma SLR analogica pra servir de backup pra minha digital?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2005, 11:54:00
Sem dúvida Ivan... Que cores, que saturação mais equilibrada, que vivacidade nas fotos! incrível esses negativos permanecerem intactos depois de tanto tempo, pois há interferência de poeira, fungos, etc.. ao longo do tempo quando são guardados. Como você os guardava?

Até,  


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2005, 12:04:23
Lindas fotos, e lindos modelos!
Seus filhos são lindos demais, parabéns!
E pelas fotos tb, realmente a qualidade é muito boa.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2005, 12:17:50
Prezados:

Muito obrigado, apesar de vocês terem elogiado mais o escanamento que as fotos  :D

Fernando: O escanamaneto foi em 6mp, tiff 8bits, e está coerente com essa resolução. Para filme negativo, não vejo utilidade em escanear em mais. Feito no Noritsu QSS-32 perto da minha casa.

Roberto: expliquei-me mal. Os filmes a serem escanados abrangem um período de 20 anos ou mais, mas esses dois são de cerca de janeiro de 2002 (os da obra) e janeiro de 2004 (ProImage). Como são guardados? Jogados de qualquer maneira em qualquer lugar -risos. Por isso quero digitalizar.

Marib. Obrigado.

 


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2005, 12:19:02
Ivan, adorei o contraste do Proimage. Show essas images.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2005, 03:33:27
Parabéns !
Impressionante !!
Bem melhor que “digitar” !!!

Mast tb comparar com “Point&Shot” não vale :)
Como seria contra uma S3 ou E-1/E-300 com lente de primeira ?
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2005, 09:34:35
Pictus:

"Contra" eu não sei, porque não é bem esse o espírito da coisa -risos. Vou mudar a pergunta: uma S3 ou uma E300 fariam o mesmo serviço?

Sim e não. Sim no sentido de poderem fazer serviço tão bom quanto ou melhor até, dependendo da lente que nelas estivesse montada.

Não no sentido das cores do filme serem essas mesmas -não fiz correção alguma- e as cores das digitais são "abertas", isso é, elas são construídas por nós seja pela aceitação dos parâmetros do fabricante, seja pela nossa determinãção e escolha, e em ambos os casos seria quase impossível encontrar as mesmas tonalidades do filme, mesmo usando, como aqui nos ensinado por um colega em outro tópico, o Color Mach.

Mas há ainda uma questão, que é a questão do bokeh. O bokeh é o fora de foco na foto. Essas fotos foram feitas com uma lente de distãncia focal de 58mm, mas para ter igual enquadrmanto numa digital como a Canon, por exemplo ou a S3 eu teria de usar ujma lente de 36,5mm, aproximando, 35mm. Ora, o bokeh de uma lente de 35mm é muitíssimo menor que o bokeh de uma 58mm, pois a 35mm é uma grande angular, de distância focal relativamente pequena e a 58mm uma tele curtíssima quase normal, e o desfoque é relativo à distância focal verdadeira. Com a E300 seria pior ainda, pois seu fator de multiplicação é 2 e a lente para dar o mesmo enquadramento seria de 30mm.

Como grande parte do interesse dessas fotos provém do desfoque do fundo nas primeiras, e do foco seletivo nas segundas, para conseguir coisa parecida com uma DSLR seria priciso uma lente luminosíssima, com abertura abaixo de 1.4 pelo menos, se é que seria suficiente, pois seria necessário ter mais desfoque dado pela abertura. Então, exceto a Mark II cujo sensor é do tamanho de um filme negativo, as demais não fariam serviço IGUAL.

Não fazer IGUAL é fazer pior? Na minha opinião não. Alguns fatores seriam superiores na foto feita tanto com a S3 quanto com a E300 assim como com as Canons 350. Na foto digital haveria mais resolução. A foto em filme esbarra na resolução do filme, cerca de 6 a 8mp. Essas mostradas podem ser consideradas de 6mp.

Há ainda um fator. Mesmo com bons sensores e boas lentes, o filme é muito mais plano que o sensor. O que acoontece? Pois bem, o filme é muito menos sujeito a criar aberrações cromáticas na imagem que o sensor, pois a aberração cromática é um fenômeno de foco diferencidado segundo o comprimento de onda, e havando relevo no sensor isso é mais crítico. Qualquer das fotos que eu pegar entre as que digitalizei, por mais forte que seja o contraluz, está absolutamente livre de aberrações cromáticas. nas digitais isso é crítico inclusiva mais crítico nas bordas da imagem.

Enfim, esse, para mim é exatamente o retrato da época em que vivemos. A tecnologia de filme é em alguns aspectos ainda usperior à tecnologia digital, produz imagens mais bonitas, e a tecnologia digital é em outros aspectos superior à tecnologia de filme. E nós? Nós, se formos espertos, fotografaremos com um e outro, sem tomar partido, até que a evolução das coisas nos leve a uma tecnologia digital que inclua os méritos da de filme.

Não se deve pensar em um equipamento contra o outro. Deve-se pensar assim: com o equipamento que tenho nas maõs, o que é melhor fazer? Hoje em dia, depois de passar décadas fotografando com filme em SLR, depois de dois anos quase de exclusividade digital, quero misturar tudo. Desobri que preciso de algumas câmeras diferentes umas das outras para diversas funções, cada qual apresentando um resultado diferente também, e me cabe conhecer cada uma e obter o que de melhor puder delas.

Ivan
 


Surtão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://surtao.fotopic.net
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2005, 10:42:27
Ivan, que lindas fotos! As feitas com o ProImage tem cores maravilhosas.
E esse bokeh então, que que é isso! Sem mais palavras...

Abraço...
Maurício Mourad
Pirassununga-SP - Brasil

Canon S-45 + CF 512 + lentes close-up + difusor p/ flash + mini tripé

http://surtao.fotopic.net
http://olhares.com/surtao


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2005, 14:09:07
Citar
Hoje em dia, depois de passar décadas fotografando com filme em SLR, depois de dois anos quase de exclusividade digital, quero misturar tudo. Desobri que preciso de algumas câmeras diferentes umas das outras para diversas funções, cada qual apresentando um resultado diferente também, e me cabe conhecer cada uma e obter o que de melhor puder delas.
Obrigado pela resposta !
Incrível este “vai e vem” igual a moda ;)  


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2005, 19:00:30
Ivan,

Gostei das fotos, excelente qualidade e lindo desfoque do fundo. Realmente dá uma bela impressão de profundidade. Tenho também uma Zenit 12XP, com a objetiva 58mm helios de rosca. Não a uso desde 1988, quando comprei para usar durante uma viagem em camping na Espanha, e Portugal. Logo que comprei (1988) nova, o fotometro parou de funcionar depois de 2 semanas, e passei a usá-la utilizando a bula do filme.

Qual o preço do escaneamento no minilab? Levei para escanear o último filme que fiz, em um mini-lab Frontier, mas não gostei do resultado. Ficou muito granulado.

Veja:
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...8714&hl=minilab
« Última modificação: 17 de Maio de 2005, 19:21:38 por dantonvb »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2005, 19:28:45
Se voc~e não estabelece os parãmetros como deseja a foto, ela é feita em baixa resolução e fica uma porcaria.

Nesse que escaneio cobram 6 reais por escanemanto em baixa resolução (2mp, não uso,

15 reais para média resolução de 6mp (uso para filmes em cores negativos)

20 reais para alta resolução de 26mp (uso para cromos)

Escaneiam e gravam em tiff 8bits. Um filme em média resolução fica do tamanho de um CD.

Scan Noritsu QSS-32.

Sim, em 100% você vê o grão, especialmente das áreas menos expostas, mas isso é normal. O importante é a visualização em 50%. Aí se vê muito fininho e desprezível.

Corresponde a uma impressão ótima em 18X27cm.

Ivan

 


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2005, 19:34:10
Citar
Se voc~e não estabelece os parãmetros como deseja a foto, ela é feita em baixa resolução e fica uma porcaria.

Nesse que escaneio cobram 6 reais por escanemanto em baixa resolução (2mp, não uso,

15 reais para média resolução de 6mp (uso para filmes em cores negativos)

20 reais para alta resolução de 26mp (uso para cromos)

Escaneiam e gravam em tiff 8bits. Um filme em média resolução fica do tamanho de um CD.

Scan Noritsu QSS-32.

Sim, em 100% você vê o grão, especialmente das áreas menos expostas, mas isso é normal. O importante é a visualização em 50%. Aí se vê muito fininho e desprezível.

Corresponde a uma impressão ótima em 18X27cm.

Ivan
Esses preços são por fotograma ou pelo filme inteiro? Paguei no Frontier o filme todo (36 fotos) R$ 12,50 em baixa (300 dpi) incluindo a revelação.
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2005, 19:59:11
por filme