Autor Tópico: Ultra-compacta inferior a U$300, ajuda na escolha  (Lida 4295 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 25 de Maio de 2005, 01:27:41
Estava pensando numa câmera em que não tivesse maiores problemas p entrar em lugares onde não seja permitida a entrada de câmeras maiores, shows p ex, tbm que pudesse ser usada em todas as outras situações em que não uso minha FZ15, faculdade, festas, praia, esportes, etc.. pela praticidade.

Aproveitando que tenho um crédito na B&H e um amigo lá fora que pode me trazer isso nos próximos dias, decidi que poderia comprar uma câmera n muito cara.

Algumas observações p escolha: acho absurdo a pagar mt mais de U$250 por qualquer câmera desse tipo, nenhuma faz milagre mesmo, pagaria pela nova Fuji Z1 (U$310) com ISO 800, já tem em algumas lojas mas na B&H ainda não, então sobraram poucas opções:

- Sony L1 (U$229); --> Baixo ruído, mas horrível;
- Canon SD200 (U$239); --> Boas fotos, mas acabamento ruim;
- Pentax Optio S5i (U$259); --> Bom preço, mt pqna, mas parece ter alguns defeitos graves de imagem, não tenho certeza;
- Olympus Verve (U$214); --> Minha escolha por enquanto, principalmente pelo custo benefício, achei a imagem um pouco over-sharpeada, mas o fato de ser a prova dágua e o lcd ter um gain-up à noite me chama a atenção. Mesmo com um cartão diferente do que tenho, ela custa menos de R$550, já com um XD 128MB.

Dúvida, acham a lente da Verve pouco luminosa?!
Achei engraçado tbm, alguns reviews mencionam a S5i como de baixo ruído e a Verve como de alto, porém olhando as imagens não parece haver mt diferença, e no teste em ISO 400 do Dpreview ambas ficaram com 3,6 em noise levels...
Sugestões?!

PS: Outra opção é comprar um colorimetro por U$99 e economizar U$140.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 01:33:20 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2005, 02:03:37
Heheheh fala Gustavo, cara gostei da segunda alternativa que ainda é mais econômica hehehe!
Mas se o seu negócio é uma compacta inclua a Minolta e a Panasonic tbm... Das que vc citou em ficaria com a Verve sem a menor dúvida.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2005, 02:28:27
Pois é, Leo. Confesso que possuir uma Verve (preta) é quase um instinto consumista de ter uma foto boa na balada, mas tbm ter um pouco do 'frisson' que uma T1 (tbm preta) geralmente provoca na balada. Mas a vontade que dá sinceramente qd vejo as imagens dessas cams é fechar meu pedido com uma mochilinha Tamrac, meu player Iriver, uns acessórios de limpeza que essa loja me deixou esperando, e tocar um colorimetro Colorplus, de repente até um segundo SD card. Ainda assim ficaria + de U$100 mais barato de que com a Verve no pedido.

Talvez eu esteja subestimando a Verve, mas qd vejo as imagens dessas pqnas cams, acho que o termo é menos pior, o mérito dela está mesmo é no preço, no pacote que oferece. A vontade em comprar fica pq se deixar de pagar R$500 por ela, depois só por R$2800 nas Americanas (comédia) e R$1500 nos Mercados Livres da vida.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 02:34:26 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2005, 03:01:47
compra e revende por 1e meia no mercado livre já tem 1 barão de lucro pra investir em outra cam oras ...hauhauhau
 
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2005, 03:07:58
Pensei seriamente nisso já, mas tbm não quero forçar mt a barra com meu bro' que está na Califa, o cara tá trazendo só um PS2, mas encher ele de coisas minhas é meio nonsense. Não deixa de ser um bom negócio, se vender por R$1250, pago a mochila, colorimento, cartao e mp3 player q pedi hehe.
Nikon/Panasonic Gear


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2005, 09:52:38
Eu fui de verve. Teve um tópico desse aberto por mim, da uma lida lá. Pessoal falando de Minolta e Panasonic la. A Verve ela é resistente a agua, leve e bonita. A minha ainda não chegou, nao posso te mostrar fotos dela ainda. Deve chegar hoje! O cara que ía trazer era pra ter chegado e nada ainda. To é preocupado :)


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2005, 23:47:21
Canon A400 não é legal?
Me parece uma câmera bem bacana...


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2005, 12:23:39
Citar
Canon A400 não é legal?
Me parece uma câmera bem bacana...
É meio grandona  :(  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2005, 12:57:47
Ah, eu acho bonitinha
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2005, 14:06:36
Olá Guss,

Pra me atender em outras opções além das baladinhas, eu iria de A95. É maior (verve -> 56x95x28) x (A95 -> 65x101x35), mas a A95 é uma camera excelente! E ainda aceita CF.

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2005, 14:29:12
Pô, eu tb acho das compactas, a A95 a melhor. Só sugeri a A400 pq achei que ele queria uma mais compacta ainda eheheheh... =o)

Daqui a um tempo, vou tentar vender a minha P-92 e comprar uma A95 ;o)
 


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2005, 14:53:35
Citar
Pô, eu tb acho das compactas, a A95 a melhor. Só sugeri a A400 pq achei que ele queria uma mais compacta ainda eheheheh... =o)

Daqui a um tempo, vou tentar vender a minha P-92 e comprar uma A95 ;o)
Mas repito, a A400 é grandona heheheh
Pelas fotos, achei que fosse pequena, mas quando vi "pessoalmente", achei bem grande. Praticamente o mesmo tamanho da A300.
 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2005, 15:05:16
Ela é pqna até, mas para a proposta que eu quero realmente é grande. Não dá p levar no bolso escondida numa casa noturna e resolver fazer um ensaio inusitado no banheiro p ex.

Eu pesquisei mais, cai num limbo. Não tenho dúvida que a imagem da Pentax é bem superior, mantém melhor as texturas, e ela é menor, porém custa U$30 mais que a Verve (já com um XD128 incluido aqui), o design não agrada tanto qt a Verve, e a Verve além de ser resistente à agua possui um lcd bem usável em ambientes de luz forte ou de pouca luz. Por outro lado a Pentax ainda tem um ISO 400 usável (na Verve nem o 200 é aceitável,  absurdamente ruidosa) e a bateria é muito superior (na Verve ao contrário tbm, chega a ser fraca).

Complicado.

Dá vontade chutar o balde e encarar uma Fuji Z1 com ISO 800 por U$310.

Mas aí entra a questão, com a Verve por U$214, pouco mais que essas câmeras de entrada (como a A400 que custa U$140), vale a pena pagar mais do que esses 214 por uma cam desse tipo qd tem D50/Rebel por U$699? É um saco esse tipo de escolha, os caras como eu disse fazem a Verve com um LCD melhor p noite, porem com um ruído absurdo mesmo em ISO's baixos.
« Última modificação: 27 de Maio de 2005, 15:07:59 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2005, 16:01:03
Olha, é o que eu disse, sem luz, não há fotografia.

A questão do verve também é que não tem viewfinder. Ou seja, voce TEM que usar o LCD. Voce vai ter que sacrificar alguma coisa. Se vc quer tamanho, vai ter que sacrificar outras coisas. Acho que 1cm de cada lado não muda nada.

Mas é o que vc disse, tem que pensar bem.

Se vc quer pequena, vai de breeze cam! (desculpe, não resisti!)

Tirando a brincadeira, acredito que voce precisa quantificar o que importa mais e depois ver qual se encaixa nessa aplicação principal e ir em frente.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2005, 16:27:02
Fernando, o que me desagradou na Verve que seria realmente o único impeditivo e não havia reparado antes, é a quantidade de ruído nela para uma imagem já completamente lavada, quer dizer, se não tivesse o ruído removido via software quanto de ruído real ela teria? Não consigo nem imaginar. Quer dizer, se ela lavasse a imagem mas ao menos tivesse baixo ruído... mas ela lava e o ruído é inaceitável ainda.
« Última modificação: 27 de Maio de 2005, 16:27:52 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear