Autor Tópico: Como vc regula seu Monitor  (Lida 4236 vezes)

padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2007, 13:38:40
Para uso não pro, e se vc não quiser esquentar a cabeça, um pantone huey já resolve o problema. Eu quase comprei um, mas com alguns ajustes "na raça" já fiquei bastante satisfeito!

Concordo em gênero e grau com o joseazevedo, não dá pra deixar 100% se vc conseguir enxergar (diferenciar) uma latitude de contrastes e as cores do espaço escolhido já é um grende negócio. Minas dicas:

- O contraste (e o gamma) é o mais importante; o link abaixo é muito simples e os resultados fantásticos, e vc só precisa do manjadíssimo adobe gamma:
http://www.momentskept.com/MonitorCalibration.htm

- se vc sempre revela no mesmo lab (recomendado) peça o perfil de impressão que eles usam, e instale no seu photoshop. Acostume-se a usar o proof, antes de mandar as imagens pra impressão.

- Antes de "aprovar" a sua calibração, mande revelar uma foto contendo uma escala de cinza e uma com um color chart, do espaço de cor que vc usa (sRGB é o mais comum). Compare a impressão com o que vc vê na tela.

Se seu monitor for bonzinho e seu contraste calibrado conforme o link que eu mandei, seu colorchart não deve estar muito longe do que vc vê na tela. Precisando, entenda-se se as cores estiverem muuuito diferentes, corrija a temperatura de cor com o próprio adobe gamma.

Claro que vc vai fazer tudo isso com o monitor "quente" e a comparação com ambiente bem iluminado com luz natural, de preferência.

 
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #16 Online: 13 de Agosto de 2007, 13:57:13
Citar
[...]
- se vc sempre revela no mesmo lab (recomendado) peça o perfil de impressão que eles usam, e instale no seu photoshop. Acostume-se a usar o proof, antes de mandar as imagens pra impressão.
[...]
Padovaz, você poderia me dizer como faço para instalar o perfil de impressão do lab no PS? Já estou com perfil deles aqui, mas não sei o que fazer com o arquivo. :doh:  


padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Resposta #17 Online: 13 de Agosto de 2007, 14:17:55
Bom, primeiro vc copia o(s) arquivo(s) na pasta :
\windows\sistem32\spool\drivers\color

Às vezes, simplesmente clicando com o botão direito no arquivo .icm ele mostra a opção de "instalar perfil", daí escolhendo essa opção ele já copia automaticamente na pasta correta.

A esta altura, o perfil já está instalado e disponível pra ser usado nos aplicativos que o suportam.

Daí depois vc precisa configurar o photoshop para usálo na função poorf. Para isso, abra a caixa de diálogo do Proof Setup (View/Proof Setup/Custom) e daí carrega o(s) perfil(is) que vc instalou (um de cada vez).

Daí é só salvar e toda vez que vc abrir o proof setup vai ter a opção pra vc usar o soft proof.

Ah, um detalhe: a prova serve só pra visualização.
Mesmo que vc salvar o arquivo com o proof, o photoshop não o converte, e sim anexa o perfil no arquivo, mas a maioria dos minilabs não vai ler o perfil anexado!

Se vc quiser realmente converter a imagem vc vai em (Image>Mode>Convert to Profile) e daí sim o arquivo fica convertido e pronto pra ser impresso no minilab específico.

Eu normalmente não faço a conversão, mas é legal usar o proof pra ter uma idéia mais real do que vou ver impresso!
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 13 de Agosto de 2007, 22:33:00
Citar
Bom, primeiro vc copia o(s) arquivo(s) na pasta :
\windows\sistem32\spool\drivers\color

Às vezes, simplesmente clicando com o botão direito no arquivo .icm ele mostra a opção de "instalar perfil", daí escolhendo essa opção ele já copia automaticamente na pasta correta.

A esta altura, o perfil já está instalado e disponível pra ser usado nos aplicativos que o suportam.

Daí depois vc precisa configurar o photoshop para usálo na função poorf. Para isso, abra a caixa de diálogo do Proof Setup (View/Proof Setup/Custom) e daí carrega o(s) perfil(is) que vc instalou (um de cada vez).

Daí é só salvar e toda vez que vc abrir o proof setup vai ter a opção pra vc usar o soft proof.

Ah, um detalhe: a prova serve só pra visualização.
Mesmo que vc salvar o arquivo com o proof, o photoshop não o converte, e sim anexa o perfil no arquivo, mas a maioria dos minilabs não vai ler o perfil anexado!

Se vc quiser realmente converter a imagem vc vai em (Image>Mode>Convert to Profile) e daí sim o arquivo fica convertido e pronto pra ser impresso no minilab específico.

Eu normalmente não faço a conversão, mas é legal usar o proof pra ter uma idéia mais real do que vou ver impresso!
Valeu pelas dicas! :thmbup: