Esse assunto de portfolio é sempre uma dor de cabeça pra quem vai fazer o primeiro. Vou postar aqui as minhas opiniões, muitas delas baseadas num texto antologico do Eugênio Mohallen (ex redator da ALMAP e a gora presidente da Fallon)
- Escolha o numero de trabalhos que você deseja apresentar. Lembrando que o portfolio é uma prévia dos trabalhos, e não uma enciclopedia. Dez trabalhos é o numero mínimo. Lembrando que 10 EXCELENTES trabalhos. mesmo porque quem não tem no minimo 10 excelentes trabalhos não tem muita chance de conseguir coisa boa. Entre 10 e 20 é um numero suficiente.
- É importante que os trabalhos não sejam aqueles que vc levou meses para fazer ou com equipamentos que vc nunca mais vai conseguir ter acesso. O pessoal quer ver resultados que vc pode cumprir com a velocidade que o mercado precisa.
- Foco é um ponto essencial. Um portfolio que mistura moda, still, nu, conceitual, publicidade etc etc etc não é um bom portfolio. Defina sua area de atuação e siga isso. Um porfolio deve ser orientado pra onde ele vai ser mandado. Não adianta mandar um portfolio de nu pra uma agencia de publicidade de ponto-de-venda. Se vc é polivalente, faça vários portfolios (e caia na incredulidade)
- Supondo que vc escolheu os 10 melhores trabalhos seus. Coloque-os em ordem crescente de qualidade onde 1 é o trabalho menos bacana e o 10 é o excepcional.
Agora coloque o excepcional antes do primeiro, ficando nessa ordem:
10, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Assim vc tem um portfolio chamativo, de impacto em primeira instancia e depois uma ordem crescente de interesse. Isso faz com que o cara que vai avaliar nao perca o interesse nas ultimas paginas e tenha a falsa impressão que td é maravilhoso.
- Pelo amor de Deus, fuja da pastinha com plástico. Existe algo mais careta que isso? Se você tem bons conhecimentos de design gráfico, planeje, no mínimo, uma brochura, impressa em uma grafica expressa. existem vários modelos criativos que fogem aos padrões. Mas no caso de falta de ideias, a velha e boa lombada quadrada é vencedora. Um lembrete: se vc nao entende nada de design gráfico, contrate quem saiba...isso evita um total freakshow na apresentação
- Em 99% dos casos, portfolio em cd rom é pecado mortal. Fuja da tentação.
- Curriculo, se necessário, é a ultima coisa que tem que vir no portfolio. O pessoal de agencia está solenemente pouco se importando com curriculos. Um bom portfolio é o seu melhor curriculum. Evite tambem aqueles textos chatos de apresentação do seu trabalho, bla bla bla. Mais fotos e menos bla-bla-bla.
- Caso precise de mais informação, procure o livro "manual do estagiario", do eugenio mohallen ou o livro "design/web/design" do luli radfahrer. tem otimas dicas sobre como montar portfolios.
Fora isso, um bom pistolão resolve td! hahahahahaha
Espero que tenha ajudado! Um abraço!