1- Realmente se perde um pouco a qualidade da foto (texturas) quando se muda a exposição original (1/3 a 1 ponto)? Existe um limite para esta correção sem mudar a qualidade da textura?
Leandro, diferente do que as pessoas podem imaginar a exposição não está ligada aos tons claros e escuros da imagem e sim à qualidade do registro, nos filmes a exposição ideal (em 0EV) ocorre quando temos o filme sendo exposto em sua máxima saturação. Na digital ocorre quando temos a máxima relação sinal ruído, portanto sempre que temos um registro fora de exposição o que estamos perdendo é exatamente a textura e a qualidade do registro (seja expondo para mais ou para menos), ou seja em uma imagem só haverá um ponto de máxima preservação que é o que estiver precisamente exposto para 0EV. Os ajustes de tons poderão ser feitos para ajustar essa imagem sem perdas posteriores, porém o que foi perdido durante a exposição já se encontrará perdido. Dependendo da curva de saturação (para filmes) da mídia ela terá uma perda maior ou uma perda menor quando fora do ponto ideal de exposição, esse é um dos grandes diferenciais entre os sensores Sony e os sensores Canon, exatamente como cada um responde nas condições fora da exposição ideal.
2- Existem diferenças na qualidade de software pra software, na correção de exposição?
Existem, principalmente nos processos de demosaico e nos recursos de ajustes das curvas, mas como o Paulo disse a maioria é muito boa, mesmo com essas diferenças.
3- O Silkypix é indicado para correções de exposição ou existem melhores?
É bom, eu uso o ACR, a versão 4.1 do ACR está fantástica e possibilita a integração direta com o PS o que colabora muito com o workflow. Mas também como o Paulo disse depende muito do gosto, principalmente devido às diferenças de interfaces.
4- Vocês acham que existe vantagem na latitude se utilizar RAW se comparado com o JPG da própria câmera, mesmo se na foto a exposição foi correta?
Existe porque a câmera só usa a melhor parte da faixa dinâmica para produzir suas fotos, enquanto o RAW lhe permite usar toda ela (independente da qualidade), além disso tem a vantagem que o Paulo falou, por trabalhar em 12 bits o RAW permite que durante o tratamento as perdas nas transições sejam menores do que no JPG, o JPG é um bom formato para quem não trata imagem, para quem trata imagem os formatos de maior profundidade de cor como RAW e TIFF ajudam muito a preservar as transições.