Autor Tópico: Listagem de revistas de fotografia  (Lida 7346 vezes)

hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Online: 11 de Agosto de 2007, 02:22:32
Olá Pessoal,

Estava hoje numa livraria decidindo que revistas sobre fotografia comprar. As três disponíveis eram:

Fotografe Melhor
Photomagazine
Photografos

Acabei comprando todas três e ainda levei a Vogue de julho e mais um pacote promocional que incluia uma revista local de moda e outra, também local, de arquitetura de interiores. O nome destas revistas vou ficar devendo pro próximo post.

Além delas, eu também queria ter levado mais outras duas revistas: Lounge e FFW MAG!. Não levei pois não queria gastar quase 100 reais em revistas sem ao menos conhecê-las.
É bom salientar que nenhuma dessas revistas, inclusive as que eu comprei, eu conhecia. Vou lê-las e analisar seus pontos positivos e negativos.

É neste ponto que eu queria chegar...

É inegável que um profissional ou alguem que almeja ser um profissional em qualquer área deve constantemente se atualizar e estudar.
As revistas especializadas são uma ótima maneira de aprender tanto aspectos tÉcnicos, como também as novidades na área. Mas eu acho que o melhor destas revistas é analisar as fotografias que estão impressas lá.
A partir destas fotos, o leitor pode entender para onde o trabalho de determinado fotógrafo é direcionado, qual é sua linguagem e etc. Sem contar as referencias que sempre podem enriquecer o nosso trabalho.

Porém, é difícil para quem está começando saber quais revistas são interessantes e porque.
Pensando nisso, eu achei interessante a criação de uma lista de revistas de fotografia. Elas poderiam ser separadas por tema (moda, arquitetura, natureza, tecnica, automobilismo, esportes e etc...). Outras informações sobre cada revista poderiam ser dadas para que se possa entender mais facilmente porque que ela é boa. Dados sobre disponibilidade e preço também é legal. Não adianta nada a revista ser a melhor do universo se você só encontra numa livraria do país e ela custa 200 reais...

O que vocês acham?
 
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2007, 02:23:11
Para começar, gostaria de por na lista uma revista:

Nome: F1 Racing
Tema: Automobilismo
Distribuição: Nacional. Fácil de achar.
Idioma: Em português. Maior parte das matérias traduzidas da F1 Racing em inglês.
Preço: R$ 9,90.
Periodicidade: Bimensal

Porque ela é boa: Os fotógrafos da revista são muito bons. Imagens dos melhores fotógrafos do planeta no quesito automobilismo. Existe uma seção na revista com fotos artísticas. Nesta seção, pode-se saber os dados da foto como nome do fotógrafo, circuito, data, abertura do diafragma, distancia focal e câmera utilizada.

Nota: 9.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:38:51
Eu compro praticamente todos os meses a Fotographos e a Fotografe Melhor. A primeira   tem uma ênfase maior na arte e no artista, enquanto a segunda fala mais sobre equipamentos e técnicas.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:19:19
Eu acho que vou ficar comprando essas revistas também...
Queria achar a edição da fotografe melhor sobre Studio...  
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:01:02
Faz muito tempo que não compro.
Tenho poucas FM e quase nada de Photographos.

Prefiro as revistas do que me atrai em fotografia a revistas sobre fotografia.

Se gosta de fotografar: Esporte, moda, natureza é bem melhor comprar revistas do tema e ver que tipo de foto tá "rolando".
Se você gosta de esporte e compra uma Fotografe melhor da vida vai ler a revista inteira sobre equipamentos, ver 30 fotos das quais 2 ou 3 serão de esporte.
Se vc pega a Photographos e gosta de natureza vai ler a revista inteira com matéria sobre a viagem do fulano para a rússia, ver umas dicas de PS que você encontra facilmente aqui no forum. E a mesma coisa, 30 fotos das quais 5 serão de natureza...

 Esse tipo de revista só é legal pra quem tem a fotografia como hobbie e quer saber de tudo um pouco.
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:40:17
Pois é... por isso que eu coloquei la como recomendadas uma revista como a Racing. Essas revistas 'tecnicas' são interessantes para você conhecer algumas novidades e etc...
Mas se voce quer aprimorar seu olhar, melhor uma revista na área que te interessa.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:48:08
Citar
Pois é... por isso que eu coloquei la como recomendadas uma revista como a Racing. Essas revistas 'tecnicas' são interessantes para você conhecer algumas novidades e etc...
Mas se voce quer aprimorar seu olhar, melhor uma revista na área que te interessa.
Claro...

E legal ver a cara das pessoas quando entra um homem na banca e saí com um monte de revista sobre moda...  :doh:

Já perdi a vergonha.... huahauhuah  :risada2:  :mf_w00t2:  
São Paulo - SP


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:53:16
Eu sou amador, mas acho que tenho uma queda por fotos de eventos, até porque sou o fotógrafo oficial da família. Não sei o que comprar nessa linha... de vez em quando aparece na Fotografe ou na Fotographos algo sobre casamentos, formaturas, etc. Não sei que revista procurar que aborde esses temas...
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:14:56
Citar
"Prefiro as revistas do que me atrai em fotografia a revistas sobre fotografia."

" Esse tipo de revista só é legal pra quem tem a fotografia como hobbie e quer saber de tudo um pouco."


 
Interessante seu ponto de vista!! :denken:
Se FM fosse umrevista apenas pra quem pratica pr hobbie, qual seria o interesse em publicar tantas materias sobre a fotografia profissional e as novas tecnicas descobertas e tudo mais!! acho que estudar fotografia antes de tudo é saber as novas tendencias e os novos equipamentos, não pra trocar toda hora, mas pra ser uma pessoa atualizada das tecnologias e possibilidades do ramo, não sou fotografo profissional, pois não existe tal denominação!!!
já viu falar de medio profissional, advogado profissional, se vc trabalha nisso vc é fotografo, se não trabalha vc é qq coisa que goste de fotografia como um hobbie!!
 nada cotra comprar revistas pra ver as fotos, isso é muito valido, mas dizer que revistas especializadas não agregam valor ao "PROFISSIONAL" é meio contraditorio!!!
bom é isso!! :thmbup:
abraços!!! :bye1:
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 14:15:21 por drops »
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:52:45
Citar
Interessante seu ponto de vista!! 
Se FM fosse umrevista apenas pra quem pratica pr hobbie, qual seria o interesse em publicar tantas materias sobre a fotografia profissional e as novas tecnicas descobertas e tudo mais!!

 Simples. Em muitos casos é para estimular a compra dos equipamentos utilizados, pois o público álvo da revista é o amante da fotografia com poder de compra e que sempre que tem alguma novidade sente a necessidade de adquirir algum equipamento.
 Quando tem o lançamento de algum produto, é quase óbvio que a marca patrocina a tal da matéria.

Citar
acho que estudar fotografia antes de tudo é saber as novas tendencias e os novos equipamentos, não pra trocar toda hora, mas pra ser uma pessoa atualizada das tecnologias e possibilidades do ramo, não sou fotografo profissional, pois não existe tal denominação!!!

 Correto, e com certeza não é com a FM que você vai ter um bom estudo.
 Pra isso existem os cursos e LIVROS sobre fotografia. POde-se utilizar livros de outras áreas para o estudo, cinema por exemplo.
 Pesquisa e testes são fundamentais.

Citar
já viu falar de medio profissional, advogado profissional, se vc trabalha nisso vc é fotografo, se não trabalha vc é qq coisa que goste de fotografia como um hobbie!!
nada cotra comprar revistas pra ver as fotos, isso é muito valido, mas dizer que revistas especializadas não agregam valor ao "PROFISSIONAL" é meio contraditorio!!!
bom é isso!! 
abraços!!! 

 Para médico e advogado existe o diploma que, sem o qual você não pode exercer a profissão. Mas isso é outra história.
 Você confiaria num médico que tem em sua mesa a revista "Faça cirurgias melhor", você iria num dentista que faz assinatura da "Extraia dentes melhor" ou contrataria um advogado que tem coleção de "Defenda melhor seus clientes" ???
 Eu correria desses caras e não os contrataria.
 Você acha que o fotógrafo profissional precisa da FM pra ver review de câmera compacta ou ver uma materia sobre RAW que nem mostra direito o processo de tratamento??? Ou que tal ler os livros do Bresson, Cappa. Analisar as fotos do Lachapelle, David Hamilton, Patrick Demarchelier e ler livros como os que tem aqui: https://www.google.com/accounts/CheckCookie...&skipvpage=true

 Pense bem.
 
 O publico alvo da FM é o fotógrafo profissional, ou seja, aquele que trabalha com fotografia?
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2007, 17:04:48
O link não funcionou, mas eram livros como:

*Creative Lighting Techniques for Studio Photographers (Paperback)

*Understanding Exposure: How to Shoot Great Photographs with a Film or Digital Camera (Updated Edition)

*Basic Studio Lighting: The Photographer's Complete Guide to Professional Techniques

*Creative Lighting Techniques for Studio Photographers (Paperback)

* Light: Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting  

* Success in Portrait Photography: Marketing and Management Techniques for Studio Owners  
 

E tem muitos outros, cada um para uma área especifica
 
São Paulo - SP


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:07:48
Ao meu ver, a Fotrografe Melhor é para o Fotógrafo que quer se profissionalizar...
ou para quem está começando.
 
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:11:31
Citar
Eu acho que vou ficar comprando essas revistas também...
Queria achar a edição da fotografe melhor sobre Studio...
A Fografe Melhor lançou mês passado, se não me engano... uma EDIÇÃO ESPECIAL, com tema estudio:



pode ver mais informações no link:
http://www.europanet.com.br/euro2003/index...24&pag_id=15578


Mas pelo que vi agora... já se esgotou.
Quem interessar talvez vele a pena tentar em alguma banca de revistas, se ainda tem.

Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2007, 22:39:18
É essa mesma que estou procurando. Vou procurar por aqui... Vamo ver se tenho sorte...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2007, 19:02:58
Eu curti muito a Social Foto Clube, muito bem elaborada...
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 20:16:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.