Autor Tópico: Primeiro filme com a RICOH 500G  (Lida 3057 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 03 de Junho de 2005, 22:18:33
Prezados:

Hoje revelei o filme que fiz fiz testando a minha "nova" RICOH 500G.

Comprei no mercado livre, mas apesar do vendedor anunciá-la como em "ótimo estado" e "funcional", ela veio com o telêmetro desregulado, e pela observação das fotos não é impossível que as lentes estejam um pouco desalinhadas também, pois há uma falta de nitidez facilmente notada no canto superior esquerdo das fotos.

O Álbum completo está em:
Álbum no Multiply

Se alguém quiser ver as outras lá, lembrem-se de depois de abrir a foto clicar em ver em hi-res, pois do contrário ela é exibida pouquinha coisa reduzida, mas o suficiente para perder nitidez.

Colo aqui algumas:











Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2005, 23:29:29
Gostei, mesmo vc tendo mexido mais do normalmente faz
continuam com “cara” de foto analógica, curioso
estou achando elas com uma certa aparência de  foto de
livro/revista com impressão decente.
Ou então é a minha vista cansada de ficar hoje o dia todo
olhando pro monitor :blink:

A falta de nitidez ficou mais evidente na 3ª, olhando a 1ª foto
no canto superior direito tb é um pouco menos nítido, eu diria
que as bordas dessa lente são menos nítidas e parece que a
parte superior de ambas é mais afetada sendo a esquerda
a mais prejudicada.

Ivan, para de nos enrolar com foto de barquinho e paisagem,
cadê as fotos das popuzudas saradas que vc encontra pelo caminho ?  :lol:  


Zero_Knight

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2005, 00:01:09
massa as fotos :P gostei mais na que você tirou na praia :P e como meu amigo disse ..;
Citar
... cadê as fotos das popuzudas saradas que vc encontra pelo caminho ?
hahahahahah t+
Sony Cybershot P-93 5.1MP
32MB Memory Stick :'(


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2005, 08:55:46
É engraçado você falar isso, Pictus, lembrar que "ainda" lembram fotos em película, pois ao tratá-les me senti quase tratando fotos digitais. Tratamento mais pesado, entende. Eu quase não faço nada nas de filme, às vezes levemente as contrasto um uma curva s tão delicada que é quase reta, e com saturação que não chega a +10 (geralmente +5, se tanto). Nessas minha atitude foi como na digital, isto é:" pois bem, esta é a base, agora vamos fazer a imagem!"

Não gostei da câmera, mas parte disso é pelo fato dela ter vindo baleada, ao contrário do anúnico no Mercado Livre onde era dita "em ótimo estado".

Provavelmente vou mandar alinhar as lentes para ver se acaba com o problema de nitidez nos cantos superiores, e ver se o telêmetro funciona. Mesmo assim, acostumado que estou com as lentes da Kiev, boas prá caramba, a lente é decepcionante, com pouco contraste nos brancos, com pouca nitidez.

Bem, é uma câmera de outra categoria, mas vou continuar procurando uma câmera pequena para rua, mas que tenha lente realmente decente. Por hora dá para usar essa. Melhor que nada.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2005, 12:11:45
Ivan, aqui estao algumas fotos da QL17, o scaner que tenho e bem vaga :) por isso acho que nao vai refletir o que esta impresso. Outro coisa nao olha a composicao eu me preocupei apenas em testar a camera. Parece que esta Otima. Estranho aqui no Laptop as fotos nao estao tao legais igual do computador que scanei, os dois estao calibrados.... o que vc acha?







 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2005, 12:56:56
Carlos:

Parece estar boa, mas a única foto que permite essa avaliação é a so seu filho na cama. As outras têm problemas de composição que impedem o julgamento. Por exemplo: na primeira há um compromisso de profundidade de campo impossível, entre a borda do carro e o fundo. Mesmo em f22 você não teria esse foco, então não dá para julgar em termos de nitidez.

Na da sua esposa no balaço tudo parece legal, embora seja daqueles casos onde não se pode confiar na fotometria da câmera. É necessário chegar a câmera bem perto da pessoa, de modo à luz refletida por ela encher o quadro e aí medir, regular a cãmera e então fotografar, pois do contrário fica escuro o motivo. É o caso clássico onde a fotometria automática não funciona, pois ela regula a câmera para o quadro e não para o objeto.

Na outra em contraluz você estabeleceu um desafio no qual pouquíssimas lentes se sairão bem, fotografar quase apontado para a fonte de luz principal.

Permite um conselho desse seu amigo? Por que não experimenta colocar um filme comum e barato, tipo Fuji Superia 100, e fazê-lo em contextos de iluminação simples, isto é exteriores sem grandes dramas de sombra, com objetos distantes, e aí terremos fotos com detalhes que poderão ser examinados.

Abraços,
Ivan

 


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2005, 13:15:05
Ivan, realmente eu puxei um pouco nessas fotos. Na primeira o foco foi no pequeno espelho de retrovisor. Queria ver como uma rangefider faz DOF.

Na segunda foto tentei ver como se comporta a 40mm 1.7.....simplismente d+

Na terceira foto eu pequei um sol de meio dia com sombras fortes em todo o lugar e fiz o foco no rosto da minha mulher. Queria ver como se comporta com a alta luz e forte sombras......gostei do resultado

Na quarta foto foi a que mais gostei, o foco foi quase 100% direto no sol e mesmo assim a foto ficou legal.

Ate movimenta a camera durante a foto eu fiz, mesmo assim a foto ficou otima....No geral gostei muito da camera. :)


Agora que sei que esta tudo ok com a camera vou tirar umas fotos mais tradicionais com relacao a luz. :)

[],s Carlos