Autor Tópico: Cobertuta fotográfica  (Lida 2479 vezes)

Julio Rafael

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://www.cidadezoom.com.br
Online: 04 de Junho de 2005, 12:01:56
Pessoal, a situação é essa:

Uma empresa de minha cidade chamou as pressas para um trabalho muito leve, fazer algumas fotos de um evento que acontece em três dias diferentes e tratei de entregar as fotos em CD, com entrega de todas as fotos mas em 300dpdi e para impressão de no máx 10 X 15

independente do número de imagens, quantos vcs cobrariam?

Gravação do CD
preço por imagens
deslocamento


Minhas imagens são feitas com Nikon D-70 na resolução maxima

grato desde pelas respostas  
Julio Rafael l www.cidadezoom.com.br l juliorafael21@gmail.com


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2005, 04:02:16
Olá!
Tudo jóia?
Pois é... eu costumo dizer ((hehehhe quem sou eu para dar conselhos!!!) que além do fotógrafo ter que saber tirar fotos (ter uma boa noção de como lidar com seu equipamento também = isso é importante), tem que ter criatividade, talento, saber lidar com as pessoas (ser educado, gentil, ter um bom papo...) e saber administrar e saber ainda que tipo de trabalho serviço vai começar a fazer e/ou pretende conciliar.

Esta questão de orçamento é uma delas. Para mim é uma das coisas mais difíceis de lidar/fazer. Se você cobra um preço muito alto, você é um explorador. Se você cobra um preço muito baixo, você não valoriza seu trabalho. Esses são os jargões encontrados por aí e que o pior: são verdadeiros.

A dica é você fazer uma pesquisa se existe alguém que já faz isto na sua região, cidade, etc e o preço que é cobrado.
Se a resposta for que não há ninguém no ramo, pronto, o preço é você quem o faz, literalmente.
Agora, se já existe alguém que faz este serviço, aí meu, vc tem que detonar, manjar "pra caramba" no seguimento e começar cobrando por volta dos "concorrentes", hora igual, hora um pouco mais baixo, hora um pouco mais alto.
E é aí que entra o seu talento, a sua diferença, a sua genialidade e desenvoltura de lidar com isso.

A questão muito importante também que se deve levar em consideração é a seguinte, independente de tudo: o preço é seu, é vc quem o faz... porém, leve em cosideração as circunstancias, a dificuldade, o equipamento e tb porque não saber se a pessoa com a qual vc está lidando tb tenha possibilidades de te pagar mais.
E por fim, quem vai nivelar o público é você, pelo preço que você fizer em seu orçamento.
Ah, tem também uma tabela de preços a ser cobradas pelos fotógrafos na internet (eu tinha esta tabela, mas sumiu/não estou conseguindo achá-la entre meus arquivos)
Bem, e no mais, eu também tenho dúvidas, muitas dúvidas a respeito de tudo isto... não são como anteriormente (cade mês que passa é um aprendizado a mais), mas ainda persistem dúvidas (e o importante é que nunca se acabem as dúvidas).
Ah, só uma coisa para finalizar.

Pense nisso: eu não sei quanto J. R. D. cobra para tirar suas fotos, mas não sei se vc já notou que dependendo da modelo, o cache é maior? e as vendas da revista são maiores? e eu acho (aqui é puro achismo) que o salário do fotógrafo tb deve ser maior, pela produção, locação, e principalmente pela responsabilidade. Vc também num concorda com isso?

Bom... além destes conselhos, no seu caso (não sei o seu nível de experiência) eu cobraria por hora de trabalho - variando de R$ 20,00 (no mínimo) e R$ 200,00 (no máximo) - aí é você quem decide o preço.

É isso aí.
Abraços e sucesso nas suas fotos!

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2005, 22:12:57
Acrescento um detalhe: procure saber qual será o destino dado às fotos, e valorize-as segundo isso. Uma foto para o jornal interno tem um determinado valor; quando utilizada num anúncio fica diferente o nível de importância...
Abraços,
 
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"