Esta foto chama-se "Nude" e foi tirada em 1936 pelo fotógrafo americano Edward Weston.
Li um artigo sobre ela bem interessante na revista "Studium", número 12, e resolvi postar aqui. A análise realizada pelo fotógrafo e pós-graduando do Instituto de Artes da Unicamp, Lúcio Camargo, tem como eixo elucidar duas questões: a intencionalidade/casualidade da fotografia e o papel da sombra no braço direito da modelo.
Selecionei um trecho do texto para postar aqui, mas o texto inteiro é curto, então dá pra todo mundo ler sem grande sofrimento. Segue abaixo o trecho.
"A força que esta fotografia possui é resultado da simplicidade proporcionada pela presença de poucos elementos. É uma composição que valoriza a forma e o padrão, particularmente na repetição de figuras geométricas e nas altas e baixas luzes bem definidas, que estão mais de acordo com idéias modernistas do que com idéias surrealistas. A composição é feita com uma sucessão e uma superposição de elipses e triângulos. A elipse da cabeça curvada está ligada à elipse dos ombros e braços e à elipse do joelho apoiado nas mãos unidas. Note que o cabelo está preso com grampos, acentuando a forma de elipse. Os braços envolvem o triângulo formado pelas pernas e há um segundo triângulo de sombra, pequeno e pesado, no centro da figura."
Agora, se isso representa uma intencionalidade prévia ou é fruto de um momento casual do fotógrafo, só lendo o texto inteiro. Boa leitura!
http://www.studium.iar.unicamp.br/12/6.htmlGente! Posta mais fotografias aqui, estou curiosa para conhecer não só as imagens como também as preferências dos colegas.