Autor Tópico: notícia pra quem fotografa com filme (não sei se é nova..)  (Lida 15536 vezes)

padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #60 Online: 11 de Outubro de 2007, 13:04:57
... o filme e o digital atendem exatamente às mesmas necessidades...


Ate um certo ponto. Para quem tem a necessidade de ter uma foto em um meio fisico, como um negativo ou slide, digital nao atende.

Por exemplo, quando eu estou fotografando eventos, quero passar longe de filme... digital eh tao mais pratico que voltar pra filme nessa situacao seria masoquismo.

Para curticao pessoal, eu gosto de filme...

Se tem algum psicologo de plantao aqui, por favor se manifeste, pois eu nao sei explicar a razao desse fenomeno, mas quando eu olho um cromo na mesa de luz - tanto faz 35mm ou 4x5 - nao eh a mesma coisa que olhar uma imagem digital no monitor... no monitor, ela eh mais uma apenas, no meio de milhares que moram no meu HD, mas na mesa de luz, naquele momento, aquela foto eh unica, brilhante e cheia de vida.

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #61 Online: 11 de Outubro de 2007, 13:18:02
Refletindo um pouco mais sobre esse topico aqui...

Eu faco parte de um grupo muito ecletico de nesgroups... dgrin, dyxum, largeformat, rangefinder, apug, etc... em todos esses grupos, sem excessao, ja rolou essa discussao, na maioria das vezes tao ferrenha quanto essa. Eh possivel ate identificar os mesmos personagens... o alarmista apocaliptico, o apaixonado utopico, etc. E no final, ninguem conclui nada, pois nao existe conclusao...

A unica diferenca eh que essas discussoes aconteceram 2 ou 3 anos atras....
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 11 de Outubro de 2007, 13:42:15
Padu,

 Aqui também já teve esse asunto por diversas vezes.

 E também sinto o mesmo quanto fotografo com filme, já faz cerca de 1 ano que estou sem câmera de filme e estou sentindo falta. Não profissionalmente, mas por prazer.
 Provavelmente eu compre em breve uma 6x6 pra fazer cromo. Demorar para fazer o click.


 Até mais,
 Leandro
São Paulo - SP


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #63 Online: 11 de Outubro de 2007, 14:06:51
Padu,

 Aqui também já teve esse asunto por diversas vezes.

 E também sinto o mesmo quanto fotografo com filme, já faz cerca de 1 ano que estou sem câmera de filme e estou sentindo falta. Não profissionalmente, mas por prazer.
 Provavelmente eu compre em breve uma 6x6 pra fazer cromo. Demorar para fazer o click.


 Até mais,
 Leandro


Porque nao atacas de grande formato? Se eh demorar o que vc quer, nada melhor...

Tem um fotografo em minas que faz um trabalho magnifico com uma Tachihara 4x5. Da uma olhada:
http://www.eba.ufmg.br/baptista/paistxt.html

Como vc nao esta com pressa, espere algum conhecido seu vir pra ca e comprar uma usada no ebay, largeformatphotography.info ou keh.com.

Se for trabalhar com PB, voce mesmo pode revelar os negativos usando o metodo do taco, na mesma lata que se usa para revelar 2 carreteis de 35mm.

Pra mim, fotografar com 4x5 eh uma experiencia espiritual...

A BH tambem vende kits pra revelar E-6. Nao eh muito mais complicado que PB nao.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #64 Online: 11 de Outubro de 2007, 14:15:30
Landro não precisa, é uma questão estatística básica, é melhor conhecer o que sai da fonte do que conhecer cada PDV, o resultado do que sai da fonte é mais preciso e fica mais barato conhecer o que sai da fonte, por isso é a escolha de amostragem mais pertinente. Essa informação é baseada nos números da própria produção, que ainda vem sobrando ou seja, o número real é ainda mais dramático.
A queda de consumo é mais intensa em EUA, EUROPA e ASIA, na América do Sul e na África os níveis de queda são um pouco menores.
De qualquer forma você pode acreditar no que quiser, daqui a alguns anos os reflexos estarão tão claros quanto os do exemplos que citei... Na verdade mostra a qualquer analista estes números que a resposta será a mesma... Saia fora desse mercado, que é o que a maioria dos fabricantes devem fazer.
Achei mais alguns artigos, inclusive um da Veja as declarações da Kodak do iníncio do fim do filme.
http://veja.abril.com.br/210104/p_090.html
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernob/2006/01/30/jorcab20060130001.html
Contam inclusive com entrevistas de executivos das empresas sobre as dificuldades que o filme está enfrentando.
Ai cada um interpreta os dados como quiser, eu e a maioria dos analistas que conheço estamos vendo a mesma vertente, eu ainda não vi uma análise séria que mostre que o filme vai bem e terá um futoro promissor... Se você conseguir achar eu realmente ficaria feliz em analisar... :)


Padu eu citei necessidades básicas exatamente por isso, lógico que existem necessidades específicas, mas ai é que está, necessidades específicas não sustentam produtos viáveis, não é uma questão de ter quem use.
Vamos pensar por cima, existem aqui no fórum mais de 11 mil usuários, estamos discutindo o futuro do filme em 7, recebemos mais de 170 visitantes logados por dia e quase 2000 visitantes externos, apenas 83 visitantes distintos visitaram este tópico, ou seja, em 2200 visitantes diários apenas 80 se interessaram para ver algo sobre o fim de um filme.
Isso dentro de um âmbiente especializado em fotografia e neste fórum, dos que eu freqüênto este foi o que gerou mais impacto. Agora vamso pensar por aqui, aqui no fórum, menos de 0,02% das pessoas que visitaram o fórum ontem se interessaram por algo referente ao fim do filme, isso é algo muito específico dentro do público específico. MKT não é feito com nossas opiniões pessoais sobre os produtos e as necessidades, é feito com opiniões de mercado, se você ver o número de pessoas que consomem fotografia relativo ao número de pessoas que se importam com o filme o número é absurdamente claro de que quem se importa com o filme é uma minoria, bem minoria meeeeesmo, a maioria dos que ainda usam filme se tivessem condições já teriam migrado para digital, não é questão de ser melhor, de ser pior, atende aos mesmos elementos básicos e o que o filme atende é um nicho tão específico quando o nicho da Lotus no Brasil, tem um ou outro fanático, que sequer justifica a abertura de uma concecionária... (eu sou um desses fanáticos rs)... Nenhum fabricante conseguirá manter o nível de acesso do filme para um nicho tão específico, o custo de uma cadeia de distribuição dessas é muito alto e a distribuição da digital é diferente da distribuição do filme, ou seja, não dá nem para aproveitar a mesma cadeia. Eu infelizmente não consigo ver esse futuro promissor do filme que vocês estão vendo. Na verdade o que vejo é que com uma queda de 30% ao ano é que em 7 anos ele vai corresponder a apenas 0,02% do mercado que tinha a 3 anos atrás, ou seja, será bem insignificante, o que mal sustenta uma planta atual de produção de filmes. Eu realmente não vejo isso como ter um futuro muito promissor nas condições atuais, precisaria haver uma mudança muito radical no comportamento do cliente para que isso pudesse ser um cenário viável...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 14:30:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 11 de Outubro de 2007, 14:38:51
Bom...
Minha opnião não conta muito,pois eu só estou no segundo periodo de ADM.
Mas eu entendo o pontode vista do Leo,com o pouco que sei de ADM eu entendo que o filme é um produto morto comercialmente.Na verdade eu acho que ele é um grande (mas bem grande mesmo)abacaxi,segundo a matriz BCG.
Mas se for ver do lado pessoal eu acho que estou estagio da negação,assim como eu estou no mesmo estagio com relação ao vinil.
Como eu não fotografo profissionalmente,vou usar o filme toda vez que der na telha,rs. ;D
... o filme e o digital atendem exatamente às mesmas necessidades...




Se tem algum psicologo de plantao aqui, por favor se manifeste, pois eu nao sei explicar a razao desse fenomeno, mas quando eu olho um cromo na mesa de luz - tanto faz 35mm ou 4x5 - nao eh a mesma coisa que olhar uma imagem digital no monitor... no monitor, ela eh mais uma apenas, no meio de milhares que moram no meu HD, mas na mesa de luz, naquele momento, aquela foto eh unica, brilhante e cheia de vida.



Padu,eu acho que não prescisa ser psicologo pra saber o motivo.
Nenhum aqui nasceu e teve a infancia digitalizada.
Qual de nós não imaginou,quando criança,estar numa sala escura ampliando nossas fotos?
A sala escura está no nosso imaginario sendo um sinonimo de fotografia.Hoje adultos temos nesses momentos(dentro do laboratorio,em frente de uma "mesa de luz" ou mesmo carregando o filme)uma pequena viagem no tempo.
Pra ter ideia de como isso é forte no imaginario popular,outro dia estava comentando com uma amiga fotografa que eu gostaria de revelar meus negativos e um amigo nosso que estava presente e o maximo que ele entende de fotografia é apontar e apertar,disse que quando eu fosse revelar pra chamar ele,pois ele queria ver como tudo é feito,vc não imagina a cara de decepção dele quando eu contei que a revelação do filme é no escuro total e ele não conseguiria ver nada.
Tive que explicar pra ele todo o processo de revelção e ampliação e mesmo assim ele não se conformou,ele tá doidinho pra que eu compre um ampliador pra ver o momento magico,rs.

 


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 11 de Outubro de 2007, 15:13:53
Se o filme tiver o mesmo fim do vinil eu estou satisfeito,rs.
Eu acho o vinil que quiser sem ter que ir muito longe,é só ir em qualquer HMV e encomendar.Ou ir em Tokio e escolher a vontade.
Na pior das hipoteses pedir de uma loja na UK e receber 4 dias depois pela Fedex.
Só uma resalva LEO,Pelo que eu saiba todas as grandes fabricantes de som ainda possuem turntables em produção,com excessão da SONY e JVC(que nunca foram boas nesse quesito).



padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #67 Online: 11 de Outubro de 2007, 15:20:41
Leo,

Eu nao acho que ninguem aqui esta discutindo se o mercado de filme encolheu ou nao. Eh obvio e ululante. A revolucao eh semelhante aa que o Fabricio citou quando o filme colorido entrou no mercado [popular]. A producao de filme PB se restringiu exclusivamente aa profissionais e mercados mais especificos. E vai continuar assim (digo, filme PB).

Eh logico que quando um mercado diminui, tambem diminui o numero de jogadores...

Eh obvio que o filme nao esta morto, nao importa qual definicao de morto voce use...

Eh obvio que o filme ainda vai ter uma vida longa... dependendo que como voce interpreta "vida longa"... dependendo do ponto de vista, qualquer intervalo de tempo pode ser eterno ou muito curto.


No seu artigo da Veja (de 2004 por sinal), eles anunciam o fim das cameras analogicas, e pra falar bem verdade, nem nas digitais a kodak se encontrou. Alias, pelo artigo, eh do lucro com filme que ela supostamente financiaria a guinada digital...

Quanto ao artigo do JB (de janeiro de 2006), ja nao comeca bem:
"Fotógrafos relatam que, atualmente, não se consegue comprar um lote de 20 rolos preto-e-branco, escassos mesmo em cidades como Rio e São Paulo."

Aquele meu ossinho ta doendo de novo... como eh que se comprova fonte com uma afirmacao dessas? Deveriam cacar (com cedilha) o registro de jornalista dessa Cleusa Maria (se eh que ela tem uma). Toda vez que vejo uma noticia com sujeito oculto, ja nao considero como noticia, mas sim como especulacao. Aqui nesse forum existem varios fotografos que fotografam com filme... em setembro de 2007, quem eh que nao consegue comprar filme PB no rio ou em sampa? So quem nao procura no lugar certo. Quando eu morava ai, 10 a 15 anos atras, ja nao se encontrava filme PB na vendinha da esquina... porque eh que hoje se esperaria encontrar?

Logo em seguida, o tal fotografo afirma: "A Kodak, por exemplo, simplesmente parou de produzir o filme PB."... que absurdo!


Outra questao que nao se discutiu ate agora eh o problema de arquivamento... Existe filme rodando por ai com mais de 80 anos de idade... Daqui 80 anos... o que aconteceu com o seu HD/CD/DVD?

A questao eh complicada. Eu prefiro imprimir minhas melhores fotos digitais como seguranca extra...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #68 Online: 11 de Outubro de 2007, 16:49:11
Quanto ao artigo do JB (de janeiro de 2006), ja nao comeca bem:
"Fotógrafos relatam que, atualmente, não se consegue comprar um lote de 20 rolos preto-e-branco, escassos mesmo em cidades como Rio e São Paulo."

Aquele meu ossinho ta doendo de novo...

cruzes man!!!
qualquer loja do centro da cidade...
quer que eu faça uma lista das lojas pra essa jornalista?
ó...
só dos que eu conheço
botafogo, gloria, santa teresa, centro...

to bobo como ela falou isso.... ainda em 2006 !!!


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #69 Online: 11 de Outubro de 2007, 16:52:14
Quanto ao artigo do JB (de janeiro de 2006), ja nao comeca bem:
"Fotógrafos relatam que, atualmente, não se consegue comprar um lote de 20 rolos preto-e-branco, escassos mesmo em cidades como Rio e São Paulo."

Aquele meu ossinho ta doendo de novo...

cruzes man!!!
qualquer loja do centro da cidade...
quer que eu faça uma lista das lojas pra essa jornalista?
ó...
só dos que eu conheço
botafogo, gloria, santa teresa, centro...

to bobo como ela falou isso.... ainda em 2006 !!!

Pois eh Pedro

Mas meu lance nao eh com a noticia em si, mas sim com o tempo verbal.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:06:34
Padu,

 Quanto gasto no mínimo pra ter um equipto 4x5"???
 Se barato vou ver como anda a disponibilidade de chapas. Eu ví algumas câmeras no centro por cerca de R$2.000,00. No momento pra mim é muito mas não é proibitivo para daqui uns meses.

 Leo,
 Me desculpe, mas você esta me decepcionando com os argumentos.
Você acaba de citar matérias velhas e, assim como o Padu, me chamou atenção as mesmas partes. A que fala que não se acha 20 rolos de PB para comprar. Sendo que se eu tivesse vontade hoje de comprar 50 desses PB´s que a Kodak parou de fabricar bastava ir a galeria 7 de Abril e pedir no balcão.

 Fora isso: Um fotógrafo italiano fez um flagrante do papa João Paulo II, botando a língua para fora como o Einstein. Pôs à venda na internet por um milhão de euros. Não conseguiu, porque na imagem digital não há como comprovar a autoria. Assim, a foto não valia nada. A película é a matriz, só ela comprova a autoria. Tanto que a Justiça não aceita fotos digitais como prova, em processos.

 Fala sério!!! Que notícias são essas...
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 17:07:53 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #71 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:37:08
Padu,

 Quanto gasto no mínimo pra ter um equipto 4x5"???
 Se barato vou ver como anda a disponibilidade de chapas. Eu ví algumas câmeras no centro por cerca de R$2.000,00. No momento pra mim é muito mas não é proibitivo para daqui uns meses.


Eu vou te falar quanto eu gastei mais ou menos, pois eu sou um quebrado, e sempre procuro maximizar o que eu posso comprar com o minimo de verdinhas:

- Calumet 4x5 view camera: $180 dolares
A camera eh monotrilho metalica. Pessima para se levar ao campo (muito pesada), mas eu levo mesmo assim. Eu tenho uma tendencia pra masoquista.
- Lensboard: custo zero
Na calumet (e na maioria das monotrilhos), a lente vai enroscada em uma chapa metalica quadrada. Essa chapa eh que se acopla na parte frontal da camera.
Eu mesmo fiz: recortei um pedaco de aluminio, fiz um buraco circular no diametro da minha lente, fiz as vedacoes ao redor da chapa e ta limpo. Pra mim, essa eh uma das curticoes maiores do grande formato... se voce quiser, voce constroi uma camera do zero.
- Lente: schneider symmar 180,315mm 5.6: $300
Virgula porque nao eh zoom nao. A lente eh "convertible". Ela eh dividida em duas partes, a frontal (que vai na frente do lensboard) e eh composta pelos elementos oticos frontais e obturador (um synchro compur), e na parte de tras eh rosqueado um outro elemento otico. Voce remove esse elemento e a lente se transforma em uma 315mm. Em 35mm, o angulo de visao seria aproximado aa 42mm e 82mm. O que influi muito no preco da lente para grande formato eh o circulo de imagem. Infelizmente a minha tem pouco... portanto, se eu exagerar nos movimentos eu acabo tendo vinhetas.
-Tripe + cabeca do tripe: $90
O tripe tem que ser bem robusto... a camera pesa um bocado, e grande formato eh quase sinonimo de longas exposicoes
-Polaroid holder: $60
Pra poder fotografar com polaroid, tambem serve para usar chapas quickload da fuji (ainda nao testei os readyload da kodak)
-film holder: $10 cada um. eu tenho uns 15
um film holder tem dois lados, um para cada chapa. existem outros holders com maior capacidade e bem mais praticos de operar, mas pelo volume que eu tiro, holder manual ta mais que bom.
-focusing cloth: $3
eh o pano preto. eu mesmo fiz o meu com um tecido grosso que eu comprei no walmart
-focusing loupe: $30
essencial para foco preciso no ground glass e para depois checar a resolucao do filme no lightbox. tem gente que usa lente normal pra 35mm, se tiver alguma que pode ser descartada.


Filme custa caro comparado com 35mm: uma caixa de 25 chapas custa por volta de $25 na BH, dependendo do filme. Eu fico sempre bisbilhotando o ebay para achar algum vencido. Polaroid entao nem se fala... vencido eh quase certeza de ser ruim, e novo custa um absurdo (T54 (BW) custa $70 a caixa com 10 se nao me engano, e T79 (cor) custa por volta de $90).

Bom, me empolguei, mas voce perguntou  ;)
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 11 de Outubro de 2007, 20:28:21
Padu,

 Quanto gasto no mínimo pra ter um equipto 4x5"???
 Se barato vou ver como anda a disponibilidade de chapas. Eu ví algumas câmeras no centro por cerca de R$2.000,00. No momento pra mim é muito mas não é proibitivo para daqui uns meses.


Leandro,

Procure no Mercado Livre pelo nickname SEVERO-SEVERO. O cara tem umas coisas inacreditáveis. Sempre tem uma, com todo respeito, "velharia" que encanta. Depois de ter comprado com ele uma ME Super e retirar pessoalmente, fui convidado a visitar seu Santuário de Fotografia (foi assim que eu chamei aquele espaço quando lá entrei) e as coisa que vi me deixaram de boca aberta.

Honesto, íntegro, o Severo é um profundo conhecedor de equipamentos antigos. Tente!
-22.352971,-48.775582


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #73 Online: 11 de Outubro de 2007, 22:11:25
Leandro as primeiras matérias que postei são do meio de 2007...
As velhas, que citei, são da época da reestruturação da Kodak, que são referentes à pergunta que o Padu me fez quanto à fonte que tinha das mudanças. É simplesmente uma mostra dos planos da empresa, que estão sendo executados exatamente como previstos na época. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 11 de Outubro de 2007, 23:28:09
Padu,
 É, você se extendeu e me confundiu um bocado. Sou mais que leigo em grande formato, mas acho que com uns R$1500,00 dá pra brincar né.
 Só não sei se aqui no Brasil eu acho as chapas. 135 e 120 é fácil, mas 4x5" eu nunca procurei, portanto não sei se acha-se fácil. Vou pesquisar.

Braga,
 O Severo é um velho sem vergonha, pilantra. Já faz 3 anos que pedi pra ele me arrumar uma Canonet QL17 G III e até agora nada.
 Eu conheço ele já faz um tempinho e já está marcada uma visita no stand dele na feirinha do MASP nesse domingo pra ver se eu gasto um pouquinho de $$$.

 
 Leo,
 Tá bom vai... Me vende sua MF ???? rsrsrsr
São Paulo - SP