Autor Tópico: Wireless no notebook ? mini-PCI, PCMCIA ou USB?  (Lida 8610 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Novembro de 2007, 13:33:25
 O que leva vantagem em consumo, alcance, facilidades?

 Estava vendo uns adaptadores da D-Link que é praticamente o mesmo preço de uma placa mini-PCI para o meu notebook. E tem PCMCIA um pouco mais barato.

 Adap. USB
 Prós: Portátil e removível, pode ser usado facilmente em outro PC ou Note.
 Contras: Ocupa uma entrada USB que pode fazer falta se for usar mais coisa (teclado e mouse sem fio, Câmera digital, HD externo), o note tem 3 USB 2.0.

 PCMCIA
 Prós: Portátil e removível, pode ser usado facilmente em outro PC ou Note.
 Contras: Lí que o alcance é menor por falta de espaço para ter antena.

 mini-PCI
 Prós: Não fica nada "espetado" do lado de fora, o alcance deve ser bom, pois tem a antena (fio) que liga na placa e vai até a tela.
 Contra: modelo específico não compatível com outros notebooks ou PC. (Não que isso faça muita diferença).

 O notebook em geral ficará na mesa própria dele com cabo de rede por causa da velocidade.
 QUando for usar wireless será em outros cômodos da casa só pra navegar na net e em locais que permitem acesso. Downloads pesados e transferências de arquivos pela rede continuarão a ser via cabo.

 O que seria melhor?
 Com o PCMCIA eu economizaria um "mouse wireless", mas e o alcance? Como fica? Uns 40m passando por cômodos pra mim é o suficiente. O USB tem alcance muito maior que o PCMCIA?


  Afff, quantas perguntas... Desculpe..rsrs
« Última modificação: 16 de Novembro de 2007, 13:35:57 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:01:45
Eu iria no adaptador USB.

Se a conexão estiver ruim, vc arruma um cabo de extensão USB e pode posicionar o adaptador melhor. :)

Com  relação a ocupar uma das portas, nada que um HUB USB destes pequenos e fáceis de encontrar em qualquer "buteco" de informática não resolve. hehehehe

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:05:16
Que tal?


Já tem com uma base e uma extenção USB, esse da foto acho que é 54Mb, mas vou comprar o de 108Mb.
São Paulo - SP


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:06:25
Tudo depende do aparelho que vc esta comparando.

Pois, desde USB a PCMCIA existem aparelhos de R$ 30,00 à R$ 400,00.

A vantagem do USB, como nosso amigo citou, é mais versátil.

A performance, depende do que vc irá comprar ( marca / modelo )



Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2007, 16:32:39
 Queria um de custo benefício legal.

 Levando em consideração que não vou usar muito e que não precisa de uma velocidade absurda e alcance de 500m. :P

 O uso será dentro de casa, num raio de cerca de 40m e eventualmente em locais que permitam acesso (shopping, cafés, etc).
 Velocidade apenas para navegar, enviar e receber e-mail sem arquivos pesados, messenger. Acredito que 108Mbps deva atender bem, se bobear até mesmo 54Mbps já dá pra mim.
 
 Não quero gastar R$400,00 num adaptador pra acessar e-mail a 15m do roteador e ficar sem dinheiro para outros acessórios que estou querendo (suporte, teclado, mouse, memória).
São Paulo - SP


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2007, 18:57:14
Neste caso compre um de R$ 40,00 no mercado livre de velocidade 54 mb, para ler e-mail e para a distancia que vc quer, é o suficiente.

Se precisar de mais distancia, é só comprar um extensor de um cabo USB.

Abraços.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2007, 00:32:46
Estava pensando aqui...

 Tenho Speedy de 4 megas.
 Seria 4Mbps de download, correto?
 Uma placa da 54 bem acima da velocidade de conexão, correto? Se for assim eu só sentiria diferença transferindo arquivos entre os PC´s e não da internet.

 Faz sentido ou inverti tudo?
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 12:22:17
Então...

 Um adaptador de 54Mbps vai limitar a velocidade do meu Speedy? O de 108Mbps vai melhorar muito?

 :)
São Paulo - SP


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:24:57
Não vai fazer menhuma diferença.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:29:01
Explico melhor, esta velocidade de 108 Mbps não é padronizada. O que é padronizada é 802.11g = 54 Mpbs.

É uma implementação que alguns fabricantes desenvolveram. "Normalmente" funciona bem entre equipamentos de fabricantes diferentes.

Mas não adianta nada vc ter um adaptadar USB de 108 Mbps se se ponto de acesso ou roteador da rede WIFI é de 54 Mbps.

E tb vai ter de testar se mesmo entre equipamentos que "supostamente" utilizam 108 Mbps se isto vai funcionar legal. Normalmente a distância de cobertura diminiu um pouco.

No final das contas, a velocidade real (que vai depender do ambiente, paredes, etc etc etc) não vai ser fator limitador para conexão banda larga internet, nem em 54 Mbps e nem em 108 Mbps.

falows
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:58:03
Eu acho meio difícil (leia-se quase impossível) conseguir um alcance de 40 metros atravessando paredes com equipamento básico.

Aqui em casa atravessando 2 paredes em uma distância de 5 metros já perde bastante o sinal, o Windows indica com 2 pontos (teoricamente 40%) a qualidade da conexão. E eu tenho uma placa PCI com antena. Pra mim é o suficiente, mas dependendo do caso pode ser necessário comprar uma antena melhor para o roteador e/ou placa.

E só uma pergunta: faz pelo menos uns 5 anos que eu não vejo notebook sem Wifi. O seu é modelo muito antigo?

Quem acho que pode te ajudar mesmo é o Leo. Ele tem Wifi e pelo nível dele a casa deve ser beeeem grande hehe.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2007, 14:06:53
 Eu me complico todo com isso. rsrs

 Então o adaptador, mesmo o de 54Mbps tem velocidade muito superior do que o que comporta minha conexão ADSL?
 Com uma coneção de 4 megas, independente de eu usar adaptador de 54 ou 108 a velocidade vai ser a mesmo.
 
 Assim, seu eu tiver um ganho considerável comprando o roteador e o adaptador USB/PCMCIA de 108Mbps pra usar aqui em casa blz. Daí só conecto o cabo quando for acessar arquivos pesados dos outros computadores.
 Daí eu compro um roteador e mais o adaptador de 108.

 Agora, a velocidade da net for a mesma em 54 e 108, daí eu economizo e fico com a de 54 mesmo.

 

 Afff.... Q complicação que eu estou fazendo...rsrs


Eu acho meio difícil (leia-se quase impossível) conseguir um alcance de 40 metros atravessando paredes com equipamento básico.

 Xiii, senti um vazio no bolso agora....rsrs

Citar
Aqui em casa atravessando 2 paredes em uma distância de 5 metros já perde bastante o sinal, o Windows indica com 2 pontos (teoricamente 40%) a qualidade da conexão. E eu tenho uma placa PCI com antena. Pra mim é o suficiente, mas dependendo do caso pode ser necessário comprar uma antena melhor para o roteador e/ou placa.

 Fica muito lento? Se der para fazer "tarefas" comuns dentro dos 40m eu não me incomodo. Se eu quiser fazer uma coisa que precise de mais velocidade também não me incomodo de ir para o cômodo que estará o roteador wi-fi.

Citar
E só uma pergunta: faz pelo menos uns 5 anos que eu não vejo notebook sem Wifi. O seu é modelo muito antigo?

 É um Satellite A75-S226 PIV 3.06 HT, eu comprei ele usado por um bom preço, mas a placa mini-PCI não está funcionando.

São Paulo - SP


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:12:19
Quem acho que pode te ajudar mesmo é o Leo. Ele tem Wifi e pelo nível dele a casa deve ser beeeem grande hehe.

Ele deve fornecer internet de graça pra vizinhança...  ;D

http://wi-fiplanet.com/
http://www.mundowifi.com.br/


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:21:07
Estava pensando aqui...

 Tenho Speedy de 4 megas.
 Seria 4Mbps de download, correto?
 Uma placa da 54 bem acima da velocidade de conexão, correto? Se for assim eu só sentiria diferença transferindo arquivos entre os PC´s e não da internet.

 Faz sentido ou inverti tudo?

Não são 4 megas de taxa de download.

São 4 megas / 8 = 500 kbytes por segundo, no máximo extremo :P

Vc só vai sentir a diferença de 54 / 108 quando estiver fazendo:
1) copiando um arquivo grande de um micro para o outro.
2) jogando jogos 3D na rede

Na internet não vai fazer diferença nenhuma.
Meu colega tem um NetGear 108 mbps e consegue usar a uns 30 metros atravessando, varias paredes.
Aliás, atravessa uma casa toda, pois ele pega um sinal, bom, na casa nos fundos da casa dele.



E usa um adaptador USB de 108 mbps também da NetGear:



Não sei dizer se esta marca que você está cotando, se da muita performance atraz de várias paredes...
Mas esses da NetGear, esses sim dão boa performance.

Da para comprovar na prática sim, único lugar que ele não pegou, foi em uma sala, no sub-solo... a solução foi comprar um cabo USB como um extensor, para usar o adaptador USB...bom mas nestas condiçoes, acho dificil    algum router cobrir o sinal rs.

Aqui em casa, eu tenho uma placa WiFi tosca da LG de 54mbps, faço as vezes meu micro de roteador para conectar com um note quando é preciso...
Com esta placa, consigo sinal a uns 20 metros, atravessando 2 paredes... da para pegar sinal la da calçada da minha casa...




Eu estou juntando para comprar um Roteador WIFI + ATA da Linksys para usar VOIP:



Ele é 54mbps, está bom d+ já.

Tem até um telefone legal WIFI que da para usar o Skype e d+ VOIPs:


O router achei já um preço legal, mas o telefone wifi ainda está um abuso, teria que trazer dos USA.

Mas seria uma perfumaria, pois daria para ligar um tel sem fio no router, só não iria dar para usar o skype...

Enfim, acho que isso já foge do que vc deseja, rs...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 15:42:03 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:31:44
Mas essa plaquinha tosca da LG tem um recepção de sinal muito boa.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.