Autor Tópico: REVIEW DA D300 EM PORTUGUÊS  (Lida 4864 vezes)

romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 18 de Dezembro de 2007, 23:55:20
É com imenso prazer que venho dividir a primeira experiência com minha nova Nikon D300.
O review tem várias informações práticas e os esperados testes comparativos.

www.rbfotografia.com.br

sessão de avaliação de equipamentos.

Espero que gostem e comentem...
 ;D

Abraço a todos
Romulo Lubachesky


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:41:17
Nossa Romulo, está de parabéns pelo teste e a iniciativa.

O seu site e fotos estão maravilhosos....parabéns.

Eu trabalho no ramo automobilístico, no desenvolvimento de produto e já vi muitas situações de acomodação dos fabricantes líderes de vendas, contribuindo para que fabricantes de menor participação desenvolvam produtos melhores e com maior tecnologia embarcada. Comparando o meio automobilístico com o de fotografia, eu fico impressionado com a capacidade da Nikon, que é líder de mercado de inovar e não deixar a peteca cair, em cada novo lançamento eles conseguem se superar, manter a tradição e não ficar atrás na tecnologia empregada.....não é por acaso que é o fabricante com o maior índice de satisfação dos clientes.

Boas sorte com seu novo brinquedo.   



Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2007, 02:35:00
Parabéns pelo review, Romulo!!
Está excelente!!!
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2007, 11:33:34
Bela iniciativa, parabéns.

Parabéns pelo site também, muito bom.

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:13:29
Nossa Romulo, está de parabéns pelo teste e a iniciativa.

O seu site e fotos estão maravilhosos....parabéns.

Eu trabalho no ramo automobilístico, no desenvolvimento de produto e já vi muitas situações de acomodação dos fabricantes líderes de vendas, contribuindo para que fabricantes de menor participação desenvolvam produtos melhores e com maior tecnologia embarcada. Comparando o meio automobilístico com o de fotografia, eu fico impressionado com a capacidade da Nikon, que é líder de mercado de inovar e não deixar a peteca cair, em cada novo lançamento eles conseguem se superar, manter a tradição e não ficar atrás na tecnologia empregada.....não é por acaso que é o fabricante com o maior índice de satisfação dos clientes.

Boas sorte com seu novo brinquedo.   



Obrigado pelo comentario,

Realmente eu fico muito satisfeito com a Nikon, alem de estar sempre inovando, tem claramente um comprometimento com seus usuarios, desenvolvendo tecnologias pensando nas nessecidades deles.
Por exemplo, quem tinha a Nikon D2x ou D2xs e comprou uma D300 ou uma D3, tem um modo no software para tornar as imagens com o mesmo padrao das cameras antigas. Isso torna a adaptação na troca de equipamento muito mais facil e pratica.
Nenhum outro fabricante pensa nesse tipo de detalhe para oferecer aos usuarios, por essas e por outras que eu sou Nikon.

Abs
Romulo Lubachesky


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:14:41
Parabéns pelo review, Romulo!!
Está excelente!!!

Obrigado Eduardo,

Abs


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:15:22
Bela iniciativa, parabéns.

Parabéns pelo site também, muito bom.

Abraços.

Muito obrigado, abs!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:48:14
Romulo,

Pra mim o único detalhe que a Nikon poderia ter se dedicado mais neste produto, seria no desenvolvimento da tecnologia CCD e não ter aderido ao caminho da concorrência e partido para CMOS....eu até acredito que existem vantagens do CMOS (autonomia e burst), mas ainda não estou convencido se esta foi uma atitude acertada.

Quanto ao ruído eu até acredito que o CMOS consegue resultados bons e até melhores que o CCD, mas ainda não vi imagens de CMOS com mesmo nível de tonalidades e textura dos CCD, aquele efeito tridimencional causada pela grande quantidade de cores estão com os dias contados e isso me preocupa um pouco.

Na verdade eu nem sei se o problema é CCD / CMOS ou pelo fato do meu baseline ser uma câmera de pixels grandes, ou seja, não é problema de ser CCD ou CMOS, mas sim pelo fator da baixa densidade de pixels, então uma FF resolveria meu problema.

Eu estou bastante interessado em comprar uma nova câmera no início de 2008, e provavelmente terá CMOS, mas isso ainda me incomoda por perder os resultados que estou acostumado.........apesar que poderei pegar a Alfa 700 e na medida em que a tecnologia dos sensores se desenvolver eu troco novamente.....hehe.

Bem que eles poderiam fazer DSLR que trocam lentes e sensores, conforme a necessidade....

Valeu





 


romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2007, 19:37:51
Romulo,

Pra mim o único detalhe que a Nikon poderia ter se dedicado mais neste produto, seria no desenvolvimento da tecnologia CCD e não ter aderido ao caminho da concorrência e partido para CMOS....eu até acredito que existem vantagens do CMOS (autonomia e burst), mas ainda não estou convencido se esta foi uma atitude acertada.

Quanto ao ruído eu até acredito que o CMOS consegue resultados bons e até melhores que o CCD, mas ainda não vi imagens de CMOS com mesmo nível de tonalidades e textura dos CCD, aquele efeito tridimencional causada pela grande quantidade de cores estão com os dias contados e isso me preocupa um pouco.

Na verdade eu nem sei se o problema é CCD / CMOS ou pelo fato do meu baseline ser uma câmera de pixels grandes, ou seja, não é problema de ser CCD ou CMOS, mas sim pelo fator da baixa densidade de pixels, então uma FF resolveria meu problema.

Eu estou bastante interessado em comprar uma nova câmera no início de 2008, e provavelmente terá CMOS, mas isso ainda me incomoda por perder os resultados que estou acostumado.........apesar que poderei pegar a Alfa 700 e na medida em que a tecnologia dos sensores se desenvolver eu troco novamente.....hehe.

Bem que eles poderiam fazer DSLR que trocam lentes e sensores, conforme a necessidade....

Valeu
 

Sabe que até pouco tempo atras eu defendia mais o CCD, mas sempre tive uma certa queda pelo sensor da Nikon D1x, não exatamente um CMOS, mas próximo dele.
Agora comparando a D300 com a D200 acho que a qualidade da imagem da D300 é bem superior, creio que boa parte dessa qualidade esteja relacionada ao sensor CMOS.
Como disse no review, considero a gradação de cores da D300 melhor que a da D200, certamente tu sentirá diferença, mas creio que seja positiva.
Andei olhando reviews da Alfa 700, parece ser uma boa camera, a qualidade da imagem parece ser boa até ISO800, depois disso cae um pouco a qualidade comparando com a D300.
Eu sou professor de fotografia, entao tenho experiencia com varias cameras, já peguei uma alfa100 de uma aluna e tive que aprender a usa-la para pode ensinar. Acho que a Nikon já está tao impregnada no meu sangue, pq senti uma dificuldade imensa nos controles e na pegada...
Abs
Romulo Lubachesky


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:54:15
Romulo,

Eu não tenho certeza disso, mas me parece que o sensor da D200 não tem o mesmo desempenho dos sensores CCD que tenho mais contato (Alfa 100, Pentax K10, Nikon D80/D50).

Eu acho que o meu maior problema é que fico comparando as imagens destas recém lançadas câmeras, com câmera de baixíssima densidade de pixels (Nikon D40/D50), ou seja, o problema não é o fato de ser CCD ou CMOS mas apenas densidade de pixels.

Eu acredito que o Tiago Degaspari tem uma D300 e uma D50 e possa quem sabe fazer um comparativo entre as duas, ou nos dar a sua opnião sobre a qualidade de imagem delas.

Repare neste review da Alfa 700 x Nikon D80, como nas imagens da Nikon fica mais visível as transições de cores até pelo menos ISO400.
http://www.videozona.ru/photo_tests/Reviews/SonyDSLR-A700/SonyDSLR-A700_page02.asp

Obrigado





F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2007, 22:17:42
Excelente o artigo sobre a D300, Romulo!!!! Parabéns pela aquisição da D300!

Seu site também é excelente; já está na minha lista dos favoritos!

Gostei muito dos testes das lentes Nikkor. Vai me ajudar bastante na escolha de futuras lentes.

A seção dedicada a fotografia em infravermelho é demais!!! Fiquei com uma dúvida; vc. modificou sua D70 para fazer este tipo de fotografia?  Caso afirmativo, qual foi exatamente a modificação feita?

Em tempo; tenho uma D70s, que foi a primeira câmera digital (e a primeira Nikon) que comprei.  Seu "review" da D300 contribuiu muito para minha decisão de comprar uma, o que deverei fazer no próximo ano.  Manterei a D70s como "backup" mas poderia, ao invés disso, usá-la para iniciar-me na fotografia em infravermelho.

Outra coisa; vc. usa o Nikon Capture NX p/ tratar suas fotos. Pretende fazer algum "review" sobre ele?

Mais uma vez, parabéns pelo teste e pelo site; Sucesso!!!




Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2007, 07:33:32
oi  lfedersoni

nao estou conseguindo abrir os links..

abraco!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2007, 07:54:51
Marcelo,

Após abrir a nova tela do explorer e aparecer a mensagem "Forbiden...", clica no endereço do link e dá "Enter".......com isso a página irá recarregar e abrir normalmente.

Abraço e obrigado pela análise.



romulogeo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:17:55
Romulo,

Eu não tenho certeza disso, mas me parece que o sensor da D200 não tem o mesmo desempenho dos sensores CCD que tenho mais contato (Alfa 100, Pentax K10, Nikon D80/D50).

Eu acho que o meu maior problema é que fico comparando as imagens destas recém lançadas câmeras, com câmera de baixíssima densidade de pixels (Nikon D40/D50), ou seja, o problema não é o fato de ser CCD ou CMOS mas apenas densidade de pixels.

Eu acredito que o Tiago Degaspari tem uma D300 e uma D50 e possa quem sabe fazer um comparativo entre as duas, ou nos dar a sua opnião sobre a qualidade de imagem delas.


Repare neste review da Alfa 700 x Nikon D80, como nas imagens da Nikon fica mais visível as transições de cores até pelo menos ISO400.
http://www.videozona.ru/photo_tests/Reviews/SonyDSLR-A700/SonyDSLR-A700_page02.asp

Obrigado


Mas o sensor da D200 é o mesmo da D80, tirando o processamento diferente, as imagens deveriam ser identicas.
Usava antes tenho uma D70 e já usei muito a D50 que era da minha mulher. Acho que a desidade de pixels para o formato APS está bem próximo do limite. Fico satisfeito em ver que a corrida dos megapixels tenha acabado. Acho que o mp da D300 são bem razoaveis, mais que isso talvez comece a dar problema.
Abs
Romulo Lubachesky