Autor Tópico: Agora até gato é fotógrafo....  (Lida 34259 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2008, 22:13:53
sobre as fotos, por mais que o gato carregue a câmera, as fotos não são dele, mas de quem colocou a câmera nele (claro se isso tiver sido de caso pensado), alguém que quis retratar o que o gato via.

Alex eu já discordo.... O que é fotografia? Não é uma visão do fotógrafo sobre um tema?
Se é uma visão do fotógrafo sobre um tema então estas fotos são do gato, o humano em questão forneceu apenas o equipamento para a foto.
Se eu posiciono a câmera, arrumo a cena toda e peço para que alguém só aperte o botão para mim... De quem é a foto??? De quem apertou o botão ou de quem fez a cena e posicionou a câmera no lugar que queria???? Indo mais longe... Se eu dou uma câmera para uma criança de 3 anos clicar... De quem é a foto??? Da criança ou são minhas porque dei a câmera para ela????
A foto é de quem vislumbra a cena, tenha consciência disso ou não... O Gato fez o mesmo que alguém que clica com uma câmera no automático ou no modo programa, ele não tomou as decisões técnicas, mas continua sendo a visão dele de mundo e não a visão de quem colocou a câmera nele, ele posicionou a câmera e não a sua dona, ele é o autor daquela visão de mundo, independente de quem tenha dado a câmera para ele... ;)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 22:16:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2008, 22:16:35
Padu eu trabalho com digital a tempos e continuo avançando, é difícil eu passar muito de umas 10 fotos em um ensaio de uma foto publicitária, mesmo sendo digital eu faço tudo pensadinho... Acho um erro trabalhar no chute só porque é fácil.... É claro que o filme é menos tentador para se trabalhar no chute, mas acredito que se alguém quer ser um bom profissional também não deve ceder à tentação da loteria do digital, um dos requisitos da boa fotografia é o controle, se alguém abre mão do controle para obter fotos a partir de loteria (seja no filme, seja no digital) esta pessoa não está sendo um bom fotógrafo.
Eu trabalho 99.99999% digital, até em minhas saídas (que atualmente tenho feito com uma UZ, o que na minha opinião é super desafiador), o que me limito é a clicar apenas o que tenho condições de fazer bem feito, é pura disciplina, eu dificilmente clico muito e menos ainda sem pensar... :)

good for you  :clap: :D
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2008, 22:27:08
Isso me lembra uma passagem interessante, fui fazer uma foto para um cliente em estúdio, tudo controladinho, ele me passou o que queria e eu fiz a produção, fiz apenas 9 cliques da mesma foto com apenas pequenos ajustes de diferença (detalhes como pedir para o modelo usar o braço mais para cá, ou mais para lá), mas todas atendendo as especificações do clinete e mandei um e-mail com uma index para ele escolher a que ele gostaria de usar na campanha...
A resposta dele foi: "Qualquer uma, todas estão excelentes para o meu uso!" Nem preciso dizer como isso me satisfez, afinal mandei tudo que tinha feito e tudo estava dentro das especificações de qualidade do cliente, o que me deixou feliz pela objetividade de meu trabalho, não preciso clicar muito para obter os resultados que quero...
Ai de vez em quando eu vejo fotógrafos que clicam 50 fotos e o cliente pede para refazer.... Como alguém precisa mais de 50 fotos para conseguir uma que atenda o cliente e ainda vem se denominar um fotógrafo de qualidade? Isso para mim é clicador, que é o que vejo em quantidades enormes por ai... Um monte de clicadores, que não buscam o conhecimento e a precisão do trabalho e clicam no chute até obter um resultado satisfatório, infelizmente essa é uma grande realidade do mercado, ainda sou obrigado a ouvir que cobro caro porque demoro menos do que os concorrentes e peço mais alto...

 :worship:  Eu ainda chego nesse patamar!!! Um dia... :worship:  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2008, 22:32:58
Colocando mais lenha na fogueira e tentando tracar uma linha onde a foto eh do fotografo ou nao, se quiser, responda aas seguintes perguntas, em ordem crescente de polemica, onde S/N significa (S)im, a foto eh do fotografo ou a foto (N)ao eh do fotografo:

1) Fotografo ajusta a camera e aperta o obturador (S/N)
2) Fotografo coloca a camera no tripe, ajusta, e dispara o temporizador (S/N)
3) Fotografo coloca a camera no tripe, ajusta e dispara com um obturador remoto (S/N)
4) Fotografo deixa camera no automatico e a camera eh disparada por um circuito eletronico: quando um feixe de lazer eh interrompido o shutter eh disparado (S/N)
5) Fotografo coloca a camera em um carrinho bate e volta e o obturador eh disparado por um timer, que tira 1 foto por segundo (S/N)
6) Idem acima, so que agora, troque o carrinho pelo gatinho (S/N)
7) Idem acima, so que agora troque o gatinho por um robo, que analisa uma cena e decide quando disparar o obturador de acordo com algumas condicoes pre-programadas (S/N)
8) Fotografo ajusta a camera e pede para uma pessoa apertar o obturador (S/N)
9) Fotografo deixa a camera no automatico e pede para uma pessoa apertar o obturador (S/N)

Vou comecar a enquete com a minha opiniao:
1-8)S, 9)N
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:12:14
1) Se ele colocar a câmera na posição S, se outro colocar é um trabalho em conjunto, porque um estudou a composição e outro a exposição.
2) S
3) S
4) Novamente, se ele posicionou é S, se outro posicionou é uma trabalho de outro então é N.
5) S
6) N (Carrinhos não possuem personalidade e pontos de vista, ele irá fazer o movimento que foi programado por um humano para fazer, neste caso é do humano que o programou, animais possuem personalidade e farão seus próprios movimentos, escolhendo suas próprias posições e ações que irão realizar).
7) S (Novamente é um programa feito por um humano, assim como o carrinho, não é fruto do ponto de vista de um terceiro e sim do ponto de vista do humano que o programou).
8) Se o fotógrafo posicionou a câmera é S, se o fotógrafo apenas ajustou é um trabalho a dois.
9) Se ele posicionou a câmera S, se não posicionou N.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 01:13:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:18:14
Padu se você acha que a 9 é N a 6 também tem que ser N, é exatamente o mesmo caso, sem tirar nem por, pensar diferente é menosprezar a capacidade intelectual e a personalidades dos animais, eu particularmente acho meio arrogante por parte do ser humano (que se acha superior mas não passa de um macaco que teve a sorte de ter uma mão muito boa) menosprezar a capacidade e a personalidade dos demais animais, para mim se uma coisa vale para um humano sem dúvida vale também para um animal.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 01:12:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:50:36
Padu se você acha que a 9 é N a 6 também tem que ser N, é exatamente o mesmo caso, sem tirar nem por, pensar diferente é menosprezar a capacidade intelectual e a personalidades dos animais, eu particularmente acho meio arrogante por parte do ser humano (que se acha superior mas não passa de um macaco que teve a sorte de ter uma mão muito boa) menosprezar a capacidade e a personalidade dos demais animais, para mim se uma coisa vale para um humano sem dúvida vale também para um animal.

Gatos podem ter personalidade e sem duvida nenhuma tem visao no sentido biologico da questao, mas eh um absurdo pensar que um gato tem visao fotografica. Visao fotografica involve o esforco consciente de se transmitir uma imagem. E animais nao tem consciencia, salvo raras excessoes (ainda estao pesquisando consciencia em golfinhos e macacos). Falar que animais sao inteligentes eh uma grande falacia, pois nos mesmos ainda nao chegamos aa um consenso sobre o que eh inteligencia.

Portanto, reassumo meu S pro gatinho, pois a visao fotografica quem teve foi o fotografo que pendurou a camera no pescoco do gatinho. E nesse caso, a camera nao eh nada mais que um incomodo pro gatinho. Pra mim, nao existe diferenca entre pendurar a camera no pescoco do gatinho ou de um robo que anda por lugares aleatoriamente.

Mas ate ai, eh a minha opiniao...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:12:20
Padu assumir o S para o gatinho você está tratando ele como uma simples máquina... Porque está assumindo que ele está representando a consciência do fotógrafo, o que seria um caso de qualquer tipo de robô (mesmo os aleatórios), um Gatinho não faz suas atividades aleatoriamente e nem mesmo baseado no que um humano fez de previsões, ele faz sua movimentação de acordo com o que deseja.
Se você dá a mesma câmera para uma criança uns 4 anos para ela deixar onde quiser, a foto é sua ou dela?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:38:42
Rafael,
Essa foto que vc postou que o "gatinho" fez foi a única q eu gostei. Mas também não tem nada demais nela. Consigo fazer mil fotos desse tipo clicando mil vezes só colocando minha câmera no chão e ativando o temporizador. Olha q nem preciso de um gatinho :D. Concordo com vc no que diz respeito a gostos, preferências, oportunidades e tal. Minha opinião é pessoal. O prazer q eu tenho na fotografia não é simplesmente admirar uma foto q eu fiz depois de pronta. Vai mais além. Gosto de desenvolver a foto. Demoro um bucado de tempo antes de disparar o gatilho. Assim o alvo é quase certo. Isso q me dá prazer. O resto é consequência. Gostem ou não das minhas fotos já são outros quinhentos. Aí é uma questão de gosto mesmo. Cada um tem o seu. Nunca irei agradar todo mundo e muitas vezes não agrado nem a mim mesmo mas vou tentando fazer o meu melhor. Mas  cada um pensa de um jeito e respeito todas as opiniões.
Abraços  :ok:
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 10:45:24 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2008, 14:05:27
Padu assumir o S para o gatinho você está tratando ele como uma simples máquina... Porque está assumindo que ele está representando a consciência do fotógrafo, o que seria um caso de qualquer tipo de robô (mesmo os aleatórios), um Gatinho não faz suas atividades aleatoriamente e nem mesmo baseado no que um humano fez de previsões, ele faz sua movimentação de acordo com o que deseja.
Se você dá a mesma câmera para uma criança uns 4 anos para ela deixar onde quiser, a foto é sua ou dela?

Nao genericamente, mas no ponto de vista desta questao, sim, o gatinho nao passa de uma simples maquina. Em um teste de turing modificado, nao seria possivel distinguir pelos resultados o gatinho do robo, portanto ambos estao no mesmo nivel. (repito, no ambito estrito desta questao)
Entre um gato e uma crianca de 4 anos existe uma diferenca abismal. Minha filha de 3 anos ja sabe empunhar uma SLR corretamente e consegue me enquadrar assuntos pelo visor... um gato nao sabe o que eh visor.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2008, 14:47:32
Padu você está menosprezando muito a inteligência do animal.
No seu exemplo do robô, pode ser que você não diferencie as fotos e um humano e de um robô, isso não é referencial, o animal está olhando segundo sua visão de mundo, ele não foi programado para isso, ele não representa um método humano, ele está interagindo com o meio a sua maneira e posicionando a câmera a sua maneira, é óbvio que um gato não empunharia uma SLR porque ela foi projetada para nossa anatomia, qualquer tentativa de fazer um animal mostrar como ele vê o mundo teria que ser adaptada para a anatomia do animal, meus cães usam bebedouros, portas com travas e etc normalmente, alguns aprenderam a usar sozinhos, porém são equipamentos adaptados para a anatomia deles, isso não os torna menos aptos, continuam tento completa consciência dos usos das ferramentas.
Na fotografia eu ainda vou mais longe, a fotografia é uma expressão da visão de mundo do fotógrafo, no caso a visão em questão é claramente a do animal, é a vontade do animal que posiciona a câmera, é a expressão da visão do mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2008, 15:42:15
Padu você está menosprezando muito a inteligência do animal.

Inteligencia eh uma palavra perigosa, de tao aberta que eh. Nas minhas primeiras aulas de inteligencia artificial, passamos a primeira semana tentando chegar aa uma definicao da palavra (eu juro que se voce citar CIPA ou ISO eu fecho minha conta aqui hoje mesmo  :D), e obviamente cada um tem a sua interpretacao do que eh inteligencia.

Citar

No seu exemplo do robô, pode ser que você não diferencie as fotos e um humano e de um robô, isso não é referencial, o animal está olhando segundo sua visão de mundo, ele não foi programado para isso, ele não representa um método humano, ele está interagindo com o meio a sua maneira e posicionando a câmera a sua maneira

Estamos realmente derivando do assunto principal, mas essa nocao que um robo tem que ser programado para fazer alguma coisa. Isso era o paradigma dos anos 60-80. Uma das minhas areas de pesquisa eh CAS (complex adaptive systems) e sistemas auto organizaveis. Se voce quiser eu te passo umas referencias, inclusive de um paper que eu apresentei na ICAI'2005 em Las Vegas sobre um sistema de simulacao de formigas (que eh basicamente como nosso cerebro funciona tambem)... Em resumo, voce pode fazer um sistema apresentar um determinado comportamento sem programar 1 linha de codigo que explicitamente tente resolver um problema. Inteligencia, na minha opiniao, esta extremamente ligada aa capacidade de processamento e auto-organizacao.


Citar
é óbvio que um gato não empunharia uma SLR porque ela foi projetada para nossa anatomia, qualquer tentativa de fazer um animal mostrar como ele vê o mundo teria que ser adaptada para a anatomia do animal, meus cães usam bebedouros, portas com travas e etc normalmente, alguns aprenderam a usar sozinhos, porém são equipamentos adaptados para a anatomia deles, isso não os torna menos aptos, continuam tento completa consciência dos usos das ferramentas.

Um cao eh treinado, e tem consciencia extremamente limitada. O conceito de intencionalmente produzir uma imagem para fins de comunicacao (que eh o que chamamos de visao fotografica) nao existe em animais com menor capacidade mental (o que inclui o cao e o gato). 

Citar
Na fotografia eu ainda vou mais longe, a fotografia é uma expressão da visão de mundo do fotógrafo, no caso a visão em questão é claramente a do animal, é a vontade do animal que posiciona a câmera, é a expressão da visão do mesmo.

Voce ainda nao ligou os pontos. Existem dois conceitos de visao aqui: a biologica, usada para o gato para navegacao e sobrevivencia, e a visao fotografica, que eh ligada com conceitos extremamente sofisticados como arte. Pouquissimos pesquisadores se atrevem a colocar arte e inteligencia animal na mesma sentenca. Ja vi elefantes pintando quadros, mas ainda eh debativel se existia alguma intencao por parte do elefante. Mas entre um elefante e um gato ou mesmo um cao, existe um outro abismo mental. O gato nao tem intencao nenhuma de mostrar algo para o leitor da foto. A intencao eh do fotografo.
Eh absurdo dizer que o gato esta se expressando quando se move. Ele nao tem consciencia que esta carregando uma camera. Se ele estiver carregando uma camera ou um tijolo de mesmas dimensoes e peso, nada mudaria no seu comportamento.


Bom, nao quero ver esse topico transformado em um dialogo particular entre Padu e Leo, portanto se ninguem mais tiver uma opiniao, me abstenho e eu e o Leo podemos continuar essa conversa no particular.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2008, 16:23:35
Vai ver saíram fotos de ele enterrando a coisa lá e a mulher não publicou...  8)


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2008, 16:34:03
Carambaaaa !!!
Vcs não vão acreditar !!
Escrevi um post longo, depois de tanto ter pensado no que vcs dois estão falando, e quando fui corrigir uma letra ( UMA LETRAAA), minha gatinha pisou no teclado e apagou tudo !!! HAHAHAHHAHA  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Acho que vou mudar a minha opinião... depois dessa acho que os gatos são seres superiores fingindo de fofinhos sem grandes sofisticações de inteligência..... :D
Pelo jeito a minha Yumi não gostou do que eu escrevi !!!

Bom, resumindo o que eu queria dizer...
Acho que o Leo tem razão em dizer que os animais tem capacidade de expressão, iniciativa, estratégias e muitas outras propriedades relativas `a inteligência. Acho tb que o Padu está certo ao dizer que os animais, pelo menos no ponto onde anda a ciência hoje, podem ser treinados e realizar com facilidade muitas tarefas.
Masss, a palavra que ganhou a minha opinião aí, e foi o Padu que usou, é consciência.
O Fritz não tem consciência do que está fazendo, prá ele está apenas carregando uma coisa no pescoço.
Imagino que, se a dona der muito carinho e uns biscoitos a cada vez que ele " devolve"  a câmera, é capaz dele começar a achar graça no negócio e começar a miar prá poder sair prá fotografar !!!  :D :D :D

()s

GuiGui
( usando muito CTRL-C prá não perder tudo de novo.... A Yumi ainda tá na área  :D


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2008, 17:39:21
Putz...rssssssssssss
Padu e Leo, vcs dois tem o poder de aprofundarem até as entranhas do tópicos e já partir para um outro assunto. Hoje de manhã o assunto ainda era as fotos do bichano, agora a tarde já estão tratando de inteligência dos animais, robótica e etc...Acho q até a noite vcs dois já terão descoberto a origem do universo a partir de um gatinho!!! hehehehe
 :fight: :fight: :fight: :fight: :fight: :fight: :fight: :fight:
Daqui a pouco o Leo já estará desmembrando esse tópico também...rsrsrsrs
Brincadeira galera...podem continuar a briga q tá boa de assistir.
Próximo round
 :snack: :snack: :snack: :snack:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!