Autor Tópico: The Problem of Innovation in a Mature Market - Comentários de Thom Hogan...  (Lida 3842 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Comentários de Thom Hogan acerca da última PMA:

Grifei os trechos que achei mais interessantes / importantes...

Artigo original em: www.bythom.com

Feb 6) Post PMA we're getting a lot of the same emails and forum posts. Basically, they go something like this: "Watch out Nikon and Canon, Sony's new Live View (or fill-in-the-blank's new fill-in-the-blank) is going to blow you out of the market."

Such "observations" are not really observations, but wishful thinking. The problem for all smaller-share players in a market dominated by legacy players is simple: how do you take market share and hold it? It's not as simple as coming up with a new feature (even a useful one). Sony's approach to Live View (viewfinder CCD) is one that Olympus pioneered, and it didn't win Olympus any new market share. Indeed, in that last sentence you see the problem: if Olympus and Sony can use the same approach, what's going to stop Nikon, Canon, Pentax, et.al., using the same approach down the line?

You might think that patents are the answer, but that hasn't proven to be the case in the past. First, there are too many cross-licensing agreements in place amongst these companies to keep new technology to themselves. Second, there are always ways around patents. Worse still, some of the underlying patents aren't in the hands of the player making use of them, which means licensing to others is possible. Finally, there's the patents themselves: they simply may not be enforceable (viewing via a viewfinder sensor were discussed in public well prior to their actual design; indeed, the Nikon F5 had "live view" via Photo Secretary back in the 1990's, and I've been asking since the beginning of the digital era where that capability went).

It takes a disruptive technology to make significant inroads against established players, and even then you don't always win. In SLRs we have the case of Minolta, who jumped first on phase detecting autofocus technology (and violated Honeywell's patents in doing so). Minolta managed to climb into the top tier of SLR makers for a short time, at one point taking about a third of the market. But note that Nikon and Canon both adopted phase detection technology very quickly, essentially negating the upstart's seeming technology advantage. Some say that the distraction of the Honeywell suit crippled Minolta--and it most certainly slowed them--but in the end little performance aspects count, such as shutter lag, 100% viewfinders, frame rates, and much more. At least amongst serious photographers. You have to deliver it all, not just a new feature, and you have to do it across an entire line of products, not just a handful.

It's true that marketing is one key element to all this. Sony and Pentax, for example, seem to be trying the "check box" approach to features: got IS, got sensor cleaning, got live view, got...well, you get the idea. The problem is that their check boxes are at most a generation ahead of the big competitors they wish to unseat, and they're running low on useful ammo. The only real drawback to the new Nikon D60 vis-a-vis the new Sony Alpha 350 is lack of Live View. How much do you want to bet that the next consumer DSLR introduced by Nikon has Live View?

I'm impressed by Sony's efforts. They certainly are pressing forward hard and showing that they want that third spot very badly. The technology problem-solving they're showing is also impressive. But short of a true disruptive technology that the others can't easily reproduce, it's not going to be as easy as they seem to think to topple the leaders. Will Sony and Pentax/Samsung bite off some market share from the leaders? Probably, though it's going to be expensive to do (either through bigger advertising presence, shelf-space incentives, and/or consumer pricing). Will Nikon and Canon sit quietly while others take any market share from them? Not a chance.

Game on; but not over.

Boa Leitura!!!



F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:18:38
Este artigo do Thom trouxe de volta a memória o software "Photo Secretary", que a Nikon disponibilizou nos anos 90...

Era utilizado para pasar para o computador os dados das fotos tiradas com as Nikon F5; N90s/N90 ou F90X/F90...

Disponível na época para Windows 3.1; Win NT 3.51; Win 95 e Mac™OS 7.1 / 7.5 (lembram-se deles?)

Para os que não conhecem ou nunca ouviram falar nele, poderão usar os "links" abaixo:

http://www.nikon.co.jp/main/eng/news/1997/may02_97.htm

http://www.mit.edu/~cai/nikon/photosec.html

Boa Leitura!!!!



PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:52:03
texto interessante

meu unico ponto, que ninguem vai conseguir me fazer mudar de ideia

é que a sony vai arruinar o mercado de DSLR´s... antes os lançamentos eram mais espaçados so quando as novas "features" valiam o novo corpo e mesmo assim o povo das 30D ainda é feliz perante a 40D .... o povo das D200 ainda é feliz apesar da D300 e tal...

ja a sony em menos de 18 meses ja possui do nada umas 4 ou 5 dslr , canibalizando as proprias maquinas em busca de vender qualquer coisa.... "uma tem 14mp , outra é barata , outra tem live-view" , e isso conquista parte do mercado ( leigo ou nao eventualmente), ai as demais ou entram na dança ou dançam... e em breve veremos do nada as nossas amadas dslrs pulando de 8/10mp que se mantiveram por um bom tempo pra 14/16/18mp e etc do nada e se "renovando" em tempo recorde desvalorizando equipamento rapidamente e sem agregar nada util ou funcional entre as revisoes periodicas...

é um fato , comprar uma compacta com qualidade é tarefa ardua, mas as dslr ate entao , nao tinham "ruins"...simplesmente possuiam concorrentes melhores...

edit :

e digo mais, apesar de inovador e interessante, particularmente acho o liveview ( tanto canon , nikon , sony ou qualquer outro ) como a caixa de pandora das dslr .... uma vez aberta ...o mundo nao sera mais o mesmo , vivemos ate hj sem esse "recurso" ...que ele em casos de still e afins é uma mao na roda é um fato, mas o fato de tornar o equipamento estupidamente operavel pra quem nao sabe nada, so tende a trazer os fotografos de plantao pro nosso segmento de cameras.... pessoas essas que tem orgamos quando escutam que uma camera tem 14mp .... iso 3200 e afins e sequer sabem o que é isso....trazer a corrida dos MP e features que nao funcionem pras cameras só vai trazer prejuizo pra nós....

fatos , N cameras dslr começam no ISO 200 e vao no maximo a 1600... pq sao os com melhores aproveitamento e etc, em breve começarao a pipocar cameras com iso 80 a 3200 e super 16mp... que de qualidade nao vao ter tanta coisa...mas farao os consumistas terem orgasmos ao ver isso em letras garrafais nas caixas e comprar aos baldes essas cameras e afins...

isso ta mais pra um desabafo, mas nao tenho criticas do tempo que usava compactas, so esperava nao ter que me preocupar em qual é a menos pior nas dslr...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 22:06:09 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 22:23:46
PDA, gostei da sua linha de pensamento e vou segui-la :ok:. Então teremos duas consequências dessa atitude da Sony. A boa é que haverão muitos equipamentos e crescerá muito o mercado, o que barateará o preço absurdo das máquinas hoje.
A ruim, é que qualquer um com uma DSLR nas mãos pode se apresentar como fotógrafo, mesmo que use o automático o tempo todo. Eu gosto de fotografia e ainda não tenho uma, mas terei em breve. Observo que as pessoas são tão leigas neste aspecto que realmente fará o mercado ficar bem difícil. O outro problema você já apontou, a desvalorização rápida, e neste aspecto, as DSLR's ficarão com valorizações-desvalorizações próximas de compactas, não acha? O mundo muda o tempo todo, temos que nos adaptar, afinal, eu era datilógrafo e hoje...

texto interessante

meu unico ponto, que ninguem vai conseguir me fazer mudar de ideia

é que a sony vai arruinar o mercado de DSLR´s... antes os lançamentos eram mais espaçados so quando as novas "features" valiam o novo corpo e mesmo assim o povo das 30D ainda é feliz perante a 40D .... o povo das D200 ainda é feliz apesar da D300 e tal...

ja a sony em menos de 18 meses ja possui do nada umas 4 ou 5 dslr , canibalizando as proprias maquinas em busca de vender qualquer coisa.... "uma tem 14mp , outra é barata , outra tem live-view" , e isso conquista parte do mercado ( leigo ou nao eventualmente), ai as demais ou entram na dança ou dançam... e em breve veremos do nada as nossas amadas dslrs pulando de 8/10mp que se mantiveram por um bom tempo pra 14/16/18mp e etc do nada e se "renovando" em tempo recorde desvalorizando equipamento rapidamente e sem agregar nada util ou funcional entre as revisoes periodicas...

é um fato , comprar uma compacta com qualidade é tarefa ardua, mas as dslr ate entao , nao tinham "ruins"...simplesmente possuiam concorrentes melhores...

edit :

e digo mais, apesar de inovador e interessante, particularmente acho o liveview ( tanto canon , nikon , sony ou qualquer outro ) como a caixa de pandora das dslr .... uma vez aberta ...o mundo nao sera mais o mesmo , vivemos ate hj sem esse "recurso" ...que ele em casos de still e afins é uma mao na roda é um fato, mas o fato de tornar o equipamento estupidamente operavel pra quem nao sabe nada, so tende a trazer os fotografos de plantao pro nosso segmento de cameras.... pessoas essas que tem orgamos quando escutam que uma camera tem 14mp .... iso 3200 e afins e sequer sabem o que é isso....trazer a corrida dos MP e features que nao funcionem pras cameras só vai trazer prejuizo pra nós....

fatos , N cameras dslr começam no ISO 200 e vao no maximo a 1600... pq sao os com melhores aproveitamento e etc, em breve começarao a pipocar cameras com iso 80 a 3200 e super 16mp... que de qualidade nao vao ter tanta coisa...mas farao os consumistas terem orgasmos ao ver isso em letras garrafais nas caixas e comprar aos baldes essas cameras e afins...

isso ta mais pra um desabafo, mas nao tenho criticas do tempo que usava compactas, so esperava nao ter que me preocupar em qual é a menos pior nas dslr...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 22:27:09 por drbambei »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 00:00:13
O que me atrai no LiveView é a liberdade de fazer uma foto em ângulos que minha cabeça não poderia seguir e a possibilidade de conseguir focar manualmente numa 50mm f/1.8.

Na verdade, um viewfinder satisfazendo a 2a questão eu até dispensaria o LiveView.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 00:31:38
quando se fala de Nikon eu lembro que eles vão ter que se virar em ressuscitar o LBCAST ou qualquer outra idéia feita por eles pois a Canon já faz seus sensores, a Pentax tá se agarrando na Samsung, a Sony tá entrando de sola e a Nikon se for ficar esperando esmola da Sony vai se lascar a médio prazo, pois é óbvio que a Sony vai preferir vender mais 10.000 DSLR com sua marca que 10.000 sensores pra Nikon...já pensou a esculhambação entre os fanáticos se sai o anúncio da Canon comprando a Nikon?
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 00:36:41
Acho que a nikon "só" tem a fuji como aliada (válvula de escape) hahah
A fuji fazendo os sensores e os desenvolvendo.... e a nikon os corpos...
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 00:40:52
hahaha...eu vi este teu anúncio de norton antivírus de 2005 na tua assinatura e pensei: daqui a pouco a Nikon tá vendendo "DSLR com sensor de 2005 nova lacrada..."
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:03:06
texto interessante

meu unico ponto, que ninguem vai conseguir me fazer mudar de ideia

é que a sony vai arruinar o mercado de DSLR´s... antes os lançamentos eram mais espaçados so quando as novas "features" valiam o novo corpo e mesmo assim o povo das 30D ainda é feliz perante a 40D .... o povo das D200 ainda é feliz apesar da D300 e tal...

ja a sony em menos de 18 meses ja possui do nada umas 4 ou 5 dslr , canibalizando as proprias maquinas em busca de vender qualquer coisa.... "uma tem 14mp , outra é barata , outra tem live-view" , e isso conquista parte do mercado ( leigo ou nao eventualmente), ai as demais ou entram na dança ou dançam... e em breve veremos do nada as nossas amadas dslrs pulando de 8/10mp que se mantiveram por um bom tempo pra 14/16/18mp e etc do nada e se "renovando" em tempo recorde desvalorizando equipamento rapidamente e sem agregar nada util ou funcional entre as revisoes periodicas...

é um fato , comprar uma compacta com qualidade é tarefa ardua, mas as dslr ate entao , nao tinham "ruins"...simplesmente possuiam concorrentes melhores...

edit :

e digo mais, apesar de inovador e interessante, particularmente acho o liveview ( tanto canon , nikon , sony ou qualquer outro ) como a caixa de pandora das dslr .... uma vez aberta ...o mundo nao sera mais o mesmo , vivemos ate hj sem esse "recurso" ...que ele em casos de still e afins é uma mao na roda é um fato, mas o fato de tornar o equipamento estupidamente operavel pra quem nao sabe nada, so tende a trazer os fotografos de plantao pro nosso segmento de cameras.... pessoas essas que tem orgamos quando escutam que uma camera tem 14mp .... iso 3200 e afins e sequer sabem o que é isso....trazer a corrida dos MP e features que nao funcionem pras cameras só vai trazer prejuizo pra nós....

fatos , N cameras dslr começam no ISO 200 e vao no maximo a 1600... pq sao os com melhores aproveitamento e etc, em breve começarao a pipocar cameras com iso 80 a 3200 e super 16mp... que de qualidade nao vao ter tanta coisa...mas farao os consumistas terem orgasmos ao ver isso em letras garrafais nas caixas e comprar aos baldes essas cameras e afins...

isso ta mais pra um desabafo, mas nao tenho criticas do tempo que usava compactas, so esperava nao ter que me preocupar em qual é a menos pior nas dslr...

Não concordo, a Sony colocou o live-view apenas em um modelo entry-level, o que eu to entendendo é que a Sony quer fisgar os usuários de câmeras compactas. Por acaso o modelo mais profissa, a A700, tem live-view? e acredito que a futura A900 tb não tenha...
Agora a Nikon, implantou live-view numa avançada D300, e agora? pq não falam mal da Nikon? engraçado isso né

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:06:52
PDA, gostei da sua linha de pensamento e vou segui-la :ok:. Então teremos duas consequências dessa atitude da Sony. A boa é que haverão muitos equipamentos e crescerá muito o mercado, o que barateará o preço absurdo das máquinas hoje.
A ruim, é que qualquer um com uma DSLR nas mãos pode se apresentar como fotógrafo, mesmo que use o automático o tempo todo. Eu gosto de fotografia e ainda não tenho uma, mas terei em breve. Observo que as pessoas são tão leigas neste aspecto que realmente fará o mercado ficar bem difícil. O outro problema você já apontou, a desvalorização rápida, e neste aspecto, as DSLR's ficarão com valorizações-desvalorizações próximas de compactas, não acha? O mundo muda o tempo todo, temos que nos adaptar, afinal, eu era datilógrafo e hoje...

[/quote]

ahhh C'mon!! isso ja acontecia desde o lançamento da Nikon D70 e da Canon 300D!
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:49:02
Pelo jeito os consumidores só vão querer saber de duas coisas no futuro: Ultracompactas com um range enrome (as Ricoh já estão prevendo isso há algum tempo com sua série R http://www.dpreview.com/reviews/specs/Ricoh/ricoh_caplior7.asp ) e quem é mais poser vai querer uma DSLR pequena como uma Xsi, D60 e afins e não vão saber nem que pode trocar a lente da câmera...


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:29:31


PDA, gostei da sua linha de pensamento e vou segui-la :ok:. Então teremos duas consequências dessa atitude da Sony. A boa é que haverão muitos equipamentos e crescerá muito o mercado, o que barateará o preço absurdo das máquinas hoje.
A ruim, é que qualquer um com uma DSLR nas mãos pode se apresentar como fotógrafo, mesmo que use o automático o tempo todo. Eu gosto de fotografia e ainda não tenho uma, mas terei em breve. Observo que as pessoas são tão leigas neste aspecto que realmente fará o mercado ficar bem difícil. O outro problema você já apontou, a desvalorização rápida, e neste aspecto, as DSLR's ficarão com valorizações-desvalorizações próximas de compactas, não acha? O mundo muda o tempo todo, temos que nos adaptar, afinal, eu era datilógrafo e hoje...


ahhh C'mon!! isso ja acontecia desde o lançamento da Nikon D70 e da Canon 300D!
[/quote]

Mesmo assim Ivan, uma dslr ainda é coisa raríssima. É lógico, que como já comentei em outra oportunidade, ninguém jamais desvalorizará a experiência e o talento de cada um.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:57:24
Citar
...mas o fato de tornar o equipamento estupidamente operavel pra quem nao sabe nada, so tende a trazer os fotografos de plantao pro nosso segmento de cameras...
Não vejo muitos problemas nisso PDA,com mais pessoas comprando mais câmeras serão produzidas e com aumento da demanda gerá um menor o preço cobrado por elas pois o custo de fabricação caí. O seu pensamento tem muito a ver com o do drbambei abaixo:

Citar
A ruim, é que qualquer um com uma DSLR nas mãos pode se apresentar como fotógrafo, mesmo que use o automático o tempo todo...
Para isso existe um sábio ditado que diz:"Você consegue enganar uma pessoa por muito tempo, consegue enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não consegue enganar todas as pessoas todo tempo."

Ou seja, os "fotógrafos de plantão" não conseguem atingir um patamar de excelência que os fotógrafos profissionais têm. Por mais que uma câmera seja estupidamente operável, como vc disse, ela nada mais é que um equipamento. Se o fotógrafo não tiver um mínimo de experiência, conhecimento de ângulos,luz,DOF,etc de nada vale ter um grande equipamento em mãos.

Fui testemunha de casamentos em que o fotógrafo usava uma XT com a lentezinha do kit e com o flash pop up!! Nada contra a XT, mas lente do kit, flash pop up e sem back up é demais, concorda??Imagine as fotos.

E pasme, existe mercado para este fotógrafo, pois como o casamento era de pessoas humildes e era o que eles poderiam contratar.

Este fotógrafo no entanto, não conseguiria fotografar um casamento onde o nível de exigência dos noivos fosse maior, ou seja, ele não "faz sombra" para nós e nem nós para ele, é uma simples questão de mercado, oferta e procura.

Abraço.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 17:05:16 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:17:52
não é nem a questao em si dos leigos oferecerem perigo pra quem trabalha na area.

o que me deixa preocupado é a sony incitando uma camera a cada 6 meses e as demais companhias tendo que acompanhar a dança, tornando a qualidade dos novos produtos no minimo questionavel.... e garantindo a desvalorizacao do seu equipamento...


---

o Liveview...eu tb critiquei o da nikon ,meu primeiro post a primeira parte é uma ideia que eu tenho da sony no mercado de dslr , na parte de baixo (pos edit, fiz pra nao postar denovo e floodar o forum)

eu expus minha outra ressalva que é o liveview...e disse que nao concordo com ele seja da nikon, canon ou de quem for. justamente por isso tb atrair leigos pras dslr.


eu de fato tenho um preconceito bem grande contra "pseudo entendidos", o que ja ouvi de :
-camera boa é com 10mp!
-minha camera tem 8mp e tela touch screen  , a sua tem 5mp
e as mais variadas bizarrices... mas se essas criaturas acefalas moverem as patas e olhos pras dslr, vai começar a corrida das funcoes falsas nas cameras e etc...ja repararam que as DSLR as caixas sequer tem impressos ISO 3200 , estupidos 10mp e tal e quando tem é discreto apenas como descricao e nao como propaganda chefe ? isso é pq sao cameras voltadas pra um mercado mais sério..., seja ele entusiasta ou profissional.

sony + todas as marcas com liveview , vai virar bagunça no minimo a médio prazo...


« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 20:19:44 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:43:34
quando se fala de Nikon eu lembro que eles vão ter que se virar em ressuscitar o LBCAST ou qualquer outra idéia feita por eles pois a Canon já faz seus sensores, a Pentax tá se agarrando na Samsung, a Sony tá entrando de sola e a Nikon se for ficar esperando esmola da Sony vai se lascar a médio prazo, pois é óbvio que a Sony vai preferir vender mais 10.000 DSLR com sua marca que 10.000 sensores pra Nikon...já pensou a esculhambação entre os fanáticos se sai o anúncio da Canon comprando a Nikon?


oi ZEISS


hum...mas ai e que vc se engana...exemplo:

A Sharp faz 50% de todos os paineis de LCD do mundo!! isso mesmo! aqui na sua unidade na provincia de MIE e a maior concentracao fora a unidade na china, ele fazem para a SONY por exemplo..eu e minha esposa cansamos de montar LCD de 17 e 19 polegadas dentro da SHARP com o nome SONY...hehehe..isso e normal aqui no japao...a SHARP tb fez muito walkman para sony que so colocava o a "etiqueta" SONY, a SHARP tb faz LCDs para outras tantas marcas japonesas que o povo nem imagina...e por que ela nao da um chute na bunda de todo mundo e monopoliza o mercado de TVs??? porque a perceria gera lucro..simples..


Vcs podem ter certeza...de que entre as empresas(diretores e tal) existe um compromisso..mesmo sendo elas concorrentes no mundo DSLR a SONY nao vai largar mao da NIKON e deixar de fornecer para a NIKON isso seria falta de ETICA..entende?

outro detalhe...vai saber se a NIKON nao forcene nada a SONY?

bem lembrado e a PANASONIC..que aqui e fortissima...e ainda nao entrou de sola no mundo DLSR...nas filmadoras ela e otima, se ela achar que compensa entrar no mercado DLSR poderemos ter outro nome no mercado.

ah...pensamos: se a nikon estivesse preocupada com o fornecedor de CCD e CMOS ela nao estaria desenvolvendo seu proprio sensor? provavelmente esta, sem ninguem saber cheio de engenheiros trabalhando nisso o tempo todo! e se nao estiver preocupada e porque deve ter um contrato "Bem estavel" com a SONY que permite fornecer para a NIKON por muito tempo. :ok:

abraco!