Pessoal, não avaliem motor só pela potência. Em termos de atualização, o 1.4 da Fiat ainda é um pouco mais moderno que o 1.4 da GM, mesmo sendo menos potente. O Fire é mais leve, mais forte em baixas rotações, mais econômico, e mais robusto também (não vou entrar muito nessa parte técnica, mas se alguém desejar posso fazê-lo). Embora o 1.4 da GM seja mais antigo, ele tem uma vantagem: seu funcionamento é mais suave, por ter melhor r/l (e como conseqüência bielas menores). No Fiat 1.4 o motor é mais barulhento e mais forte até 2.500 rpm, é bom pra quem gosta de passar as marchas cedo (exemplo: a 40 km/h já está colocando a 4ª). O GM 1.4 é o contrário, ele é mais fraco nas arrancadas, mas esperto em rotações mais elevadas (melhor entre 3 e 4 mil rpm). Nenhum dos dois é "girador" (que gosta de ver próximo dos 6 mil rpm), mas podemos resumir o perfil destes motores assim: o Fire 1.4 é muito adequado à cidade e pra quem gosta de passar marchas cedo, enquanto o GM 1.4 se sai melhor na estrada e pra quem gosta de elevar um pouco mais o giro. Se eu tivesse que escolher, pensando só no motor, pegaria o GM 1.4, mesmo sendo um projeto mais antigo. Ele dá menos trancos, é um pouco mais agradável de dirigir. Quanto ao consumo, o Fiat consome quase igual a um 1.0 na cidade, enquanto o GM é mais beberrão. Já na estrada os consumos se equivalem. Mais uma coisa: um motor muito bom é o Renault 1.6 16v. É muito econômico e gostoso de dirigir em qualquer situação. Este motor está disponível no Renault Sandero, que foi lançado em dezembro. É um carro baseado na plataforma B-Zero, trabalhei no desenvolvimento de alguns de seus componentes, e posso assegurar que é um dos carros mais resistentes do Brasil hoje. Ele supera a resistência de diversos componentes mecânicos de seus concorrentes em 20 a 100% em alguns casos. E diga-se, é um carro bonito ao vivo, grande e que parece custar bem mais. Recomendo conferir