OOOpa Favero, desculpe o erro de digitação.
Q legal Favero obrigado, não esperava um retorno tão prontamente.. rsrs isso é ótimo e estimula o papo. Bater papo com a parede é coisa de maluco né..
Sim sim, realmente é uma tarefa Herculea, mas que compensa.. depende do ponto de vista. Como disse a média de ganho varia muito. Os preços praticados aqui na Europa e particularmente nos países de lingua alemã, são muito "melhores".
Em contrapartida o número de fotografos parceiros das agencias é bem reduzido. Algo que varia entre uma dezena e pouco mais de uma centena nas melhores opções. O que se comparado à um fotolia/shutterstock (
) é ridículo. Ali vc encontra quase
100.000 "fotógrafos(?)", vendendo imagens por
25 cents de dollar!!!
Uma dica de ouro , hoje as agências de publicidade daqui, evitam a procura direta em bancos de imagem e optam por serviços de empresas especializadas em realizar a procura para determinada agência, só cobrando em caso a agência venha a aceitar o que foi encontrado.. È Hard né?! Muito concorrido e a coisa vai se transformando mês a mês.
Mas se eu fosse mais nerd .. seria uma excelente oportunidade de negócio!! Naum sei como anda essa coisa ai no Brasil. Mas naum deve estar muito diferente do resto.. quem sabe este não é um novo nicho que vai surgir por aí? Só tem que ter dinheiro pra investir numa empresa de médio porte.
Neste mercado somente o espírito empreendedor sobrevive.. Não raro vc encontra excelentes valores abandonando a carreira.
Sim..
30.000! é um número razoável.. não chega a ser astronômico.
30.000 x 1 (por baixo)
= 30.000 euros por ano 30.000/12 = 2.500 euros por mes... o que não é nenhuma fortuna. Tire agora o imposto de renda + - 29% restam 1.750 euros !!!! Esta é a realidade.. Você ainda os tem custos de produção
custos fixos como prestações de equipamento, aluguel de escritorio e estudio, telefone, internet, hardware, eletrecidade, condominio etc e os
custos variáveis cache de modelo, make-up artista, locação, estilista, figurinista, acessórios etc..!!!!como vc muito bem colocou.
Bom já ia esquecendo.. vc tem que pagar aluguel, plano de saúde, alimentação, escola, transporte e tudo mais como em qualquer lugar rsrsrsr.. intaum? Agora no final das contas, os 30.000 euros anuais, que para padrões latino pode parecer razoável, na verdade é ridículo, ao menos apor aqui..
Ai é que deve entrar a capacidade empreendedora do fotógrafo, que nada tem haver com a capacitação técnico artística. A solução que encontrei foi formar parcerias a fim de minimizar investimentos mínimos. De qualquer forma é uma loucura, porque o dia tem apenas 24 horas.. e ralei tres anos para poder ter as parcerias de que necessito, da forma como me convém e agora poder passar 60% do tempo fotografando.
Ou seja, investi em tres anos de Europa com familia e tres filhos. Onde só eu trabalho de freela.
Por ai vc tem uma idéia do stress. Sem contar
1 1/2 ano de planejamento quase diário antes de vir pra cá. Nada de passo em falso.
Mas desde o início já tinha tudo mais ou menos planejado e naum atirei no escuro.
Embora tenha tido de rever várias metas e formas de atingi-las. Porém foram adaptações do original e não algo totalmente novo..
Muitos "artístas" se sentem explorados por altas comissões cobradas por agentes. Mas esta é uma realidade mque deve ser irremediavelmente aceita por quem quer entrar no mercado. NINGUEM ENTRA POR CIMA !! Ralar , empreender e dividir lucros faz parte de uma realidade sem volta, cada vez mais globalizada.
Inventividade!!! Novas soluções devem ser encontradas por aqueles que confiam no próprio taco para produzirem antecipando uma possível necessidade. E saber
Dividir Muitas vzs ganhando menos do que acha que deveria.. Mas quem ai no Brasil naum passa por isso! O jornalismo brasileiro é terrível. chega a ser um absurdo.. Naum me refiro aos paparazzi, pois este é outra ponto que daria um outro tópico e sai de minha alçada. Mas como fotojornalista ativo posso falar de cadeira desrta questão.
Outra coisa é certa.. não existe espaço pra erros..
O custo inercial para se começar a trabalhar num mercado tão competitivo é enorme!! se errar corre o risco de falir antes de começar e não conseguir sequer pagar o equipamento adquirido. rsrsr
Olha, pensando bem aconselho a quem quiser viver de fotografia a executar um excelente
PLANO DE NEGÓCIOS e outro excelente
PLANO DE MARKETING, não adianta chiar! Como disse antes, fotografar profissionalmente requer muito mais do que clicar..
Tenho colegas aqui, fotojornalistas que passam
5/6 do ano planejando e o resto dividindo entre translado e clique. Isso falando de galera que trabalha contratado por exemplo pra Magnum e outras agencias, além dos freelas.
Acho que pro cara ser freela bem sucedido tem que ter muito peito,muuuuito juízo, muita iniciativa e gana. Admiro todos os freelas que sobrevivem e mais ainda os bem sucedidos.
Ms olha, vamos continuar trocando figurinhas... acho muito saudável.. tenho que parar de escrever pra naum correr o risco de ser chato. e me sinto conversando com as paredes.. rsr.
Abração