Autor Tópico: TELEMARKETING - NÃO DÁ MAIS, TEM QUE PROIBIR  (Lida 8749 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 12 de Março de 2008, 15:48:28
Faz algum tempo que venho pensando no impacto do telemarketing sobre as pessoas e hoje estou convicto que a prática do telemarketing deveria ser rechaçada e até mesmo proibida, isso porque as empresas perderam completamente o bom senso, ligam de forma aleatória para os mais variados clientes, tentando empurrar seus produtos com discursos pré-fabricados, sem se importarem se estão sendo inconvenientes ou até mesmo invadindo a privacidade das pessoas em horários inapropriados e tirando sua tranqüilidade.
Cada vez o volume de ligações é maior, hoje o telemarketing é um problema maior no dia a dia do que o SPAM, que é tão criticado, isso porque não existem filtros de telemarketing, você é obrigado a parar o que está fazendo, atender pessoas que muitas vezes se negam a esclarecer do que se tratam as ligações a não ser que seja para o proprietário ou para o destinatário da ligação e em alguns casos usam até mesmo de artifícios para parecerem conhecidos dos clientes para interromperem seus afazeres e tentar vender seus produtos.
Esta prática atingiu o extremo da invasão e da inconveniência, atrapalhando as pessoas não só em seus momentos de repouso e tranqüilidade como também em seus momentos de trabalho. A inconveniência chegou ao limite.
Nesta semana contei o número de ligações de telemarketing que foram feitas à minha casa a partir de segunda-feira, no primeiro dia foram 6, o mesmo número de ligações relevantes que recebi no dia, na terça-feira foram 7 ligações, 2 a mais do que o número de ligações relevantes que recebi no dia e hoje, quarta-feira chegamos ao cúmulo de 9 ligações, inclusive de empresas que já haviam sido dispensadas nos dias anteriores, isso só até as 15:00h, 7 ligações a mais do que as realmente relevantes, a diferença em relação ao SPAM é que não há escapatória, não há filtro, não há informação prévia do assunto, não há como ver no seu momento livre, você é obrigado a parar sua vida para atender aos VERMES do telemarketing e à estas empresas oportunistas, porque você não sabe se o assunto envolvido é importante ou trata-se destes inúteis. Com isso você perde seu tempo de trabalho, seu tempo de folga, aquele momento único do filme na TV, aquela notícia importante do jornal, ou é obrigado a levantar no meio daquele almoço de família, ou parar uma conversa com seus filhos e familiares, simplesmente para tentar escapar da rede armada por este tipo de empresa amoral. Hoje em dia é difícil até almoçar tranqüilamente devido a estes telefonemas inapropriados.
Chegou a hora de pedirmos o fim dessa prática abusiva e irracional, por isso começo hoje uma campanha pelo fim do telemarketing, pedindo que as autoridades tomem uma providência promovendo a proibição do telemarketing ativo.
Além disso, estarei adotando uma posição radical, chamarei a todos que ligarem aqui de VERMES inúteis e mandarei que nunca mais liguem em minha casa, demonstrarei claramente meu descontentamento com esta prática abusiva que certas empresas têm adotado para importunar seus clientes.

Ajudem a divulgar isso e a buscar o fim deste tipo de prática que tanto prejudica nossos bons momentos, principalmente aqueles com as nossas famílias (que é o horário onde estes porcos mais costumam nos ligar).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 16:32:50
É só desligar o telefone Leo.

Aqui em casa, 70% do contato que as pessoas tem comigo são via e-mail, 25% são por celular.

E apenas 5% são telefone fixo, destes, 4% Marketing, 1% meus amigos que não conseguiram falar comigo pelo celular.

Dos 4% o pessoal aqui de casa despacha, mesmo por que eu só venho para casa para dormir é muito raro eu atender telefone em casa.

Mas já aconteceu de receber uns SPAMs, a maioria, tentando empurar ou o Speed da telefonica, ou cartoes de creditos do Itaú ou Banco Real.

As vezes de "Voce foi sorteado pelo nosso sistema e bla bla bla", ou "Temos o serviço xyz que você podera testa-lo por 10 dias inteiramente gratis, e se nao gostou, pode cancelar"... aham... vai tentar cancelar depois para vc ver a dor de cabeça que vai dar.

Ja perdi tempo escutando o povo falar o texto decorado, mas hj em dia eu despacho em uns 10 segundos, se a pessoa continuar a tentar puxar a assunto, eu desligo na cara, infelismente.

Assim como faço isto por telefone, na rua, não pego nenhum "papelzinho" de propaganda que o povo fica tentando empurrar para voce, seja no meio da rua, seja no semáforo.
Acho inútil e muito disperdicio de recursos naturais, 80% dos casos vc nem vai ler o que ta escrito e vai jogar fora.

O marketing de papelzinho ou telefone só existe por que ele é barato e dá resultados, ou seja, algum troxa aceita alguma coisa pelo telefone, ou fica pegando dezenas de papelzinhos na rua para fazer não sei o que.

Se todo mundo dizer NÃO para estes tipos de propagandas, concerteza seu volume iria diminuir bastante.
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 16:35:29 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2008, 18:44:18
Então Jesiel eu faço isso, não fico perdendo tempo, mas de qualquer forma você teve que parar o que estava fazendo para atender, o que já é um tremendo incomodo, hoje tive que parar meu almoço 2 vezes para atender o telefone e ambos eram telemarketing, é um absurdo, você para os assuntos com a família no meio, fica com o almoço truncado para esses inúteis ficarem tentando te vender cartão de crédito.
Eu não perco meu tempo escutando, mas perco meu tempo indo atender, atrapalha estudo, atrapalha você de ver um filme e coisas do tipo, está se tornando um inferno ter telefone por conta dessas empresas de quinta categoria, por isso que acho que isso deve ser proibido, chegou no limite, não dá para permitir esse nível de estorvo em nossas casas.

Também não pego papelzinho na rua, mas não são tão grave, você não precisa nem abrir a janela, agora o telefone acaba te obrigando a atender porque pode ser útil. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2008, 18:47:35
Então Jesiel eu faço isso, não fico perdendo tempo, mas de qualquer forma você teve que parar o que estava fazendo para atender, o que já é um tremendo incomodo, hoje tive que parar meu almoço 2 vezes para atender o telefone e ambos eram telemarketing, é um absurdo, você para os assuntos com a família no meio, fica com o almoço truncado para esses inúteis ficarem tentando te vender cartão de crédito.
Eu não perco meu tempo escutando, mas perco meu tempo indo atender, atrapalha estudo, atrapalha você de ver um filme e coisas do tipo, está se tornando um inferno ter telefone por conta dessas empresas de quinta categoria, por isso que acho que isso deve ser proibido, chegou no limite, não dá para permitir esse nível de estorvo em nossas casas.

Também não pego papelzinho na rua, mas não são tão grave, você não precisa nem abrir a janela, agora o telefone acaba te obrigando a atender porque pode ser útil. :(

Entendo.
Um identificador de chamadas seria legal para identificar estes SPAMs não?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2008, 19:04:35
Aqui nos Estados Unidos existe uma coisa que se chama    WWW.DONOTCALL . ORG

Voce tem o direito de recusar receber este tipo de chamada , aqui se chamam " de solicitação". Para evitar que te telefonem, você cadastra seu numero neste site. `A partir deste momento, supostamente as empresas de telemarketing ficam obrigadas a retirar seu número da lista deles, e se não tirarem e te telefonarem assim mesmo, você já tem um caso prá meter na justiça. Basta anotar o número que te ligou, hora e dia, e meter bronca.

Mas sabe o que?

Não funciona.

Meu telefone está listado lá e todo dia recebo chamadas, e quase toda semana me dou ao trabalho, vão, de ir lá e " fichar" o telemarketeiro.
Na maioria das vezes são companhias grandes. A que está incomodando atualmente é a ATT, e, veja, eu já tenho os serviços deles de telefonia fixa e móvel, e mesmo assim eles ficam azucrinando.

Isso é uma praga, e pelo jeito no mundo todo.

Sem falar no português horroroso que eles falam, né?  :fight:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2008, 22:19:40
Jesiel eu tenho Identificador de chamadas, mas como saber que são telefones de telemarketing? Não tem como, você acaba indo até o telefone e atendendo.
O que mais me incomoda são as ligações na hora do almoço (que é único momento que tenho paz com minha família) e de manhã, eu trabalho até tarde (como muitos fotógrafos), meu dia termina 3:00h da madrugada e os caras me ligam as 8:20h para me vender cartão de crédito, PQP dá vontade de matar o desgra*ado.

Guigui seria ótimo se pudessemos meter processos por aqui. Eu seria o primeiro a bombardear essas empresas de processos para pararem de me estorvar, doaria todo o dinheiro que ganharia, mas meteria processo só para fazer eles pararem com este processo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 23:11:29
Fogo

Me lembro de um cara marketeiro que me ligou para eu fazer um cartão de crédito.
Eu disse, já possuo um Master, Visa e America, não preciso de outro.
Ae ele vem com a história de "Quantos pneus eu uso no meu carro", após algumas insistencia na pergunta, eu gentilmente respondi... 4 pneus...

Ae ele veio com a história, não são 4 pneus, são 5 ... ou seja, contando o estepe.
Logo (concluindo a lógica mirabolante que ele deve ter inventado na hora) apesar de usar os 4 pneus, eu possuo um de reserva, que não me incomoda, logo... mesmo eu tenho todos os cartões de credito do mercado, um a mais para deixar de estepe não seria má idéia.

Então eu ri... e disse que estaria pensando em vender o carro e comprar uma bicicleta... :D

Este foi o cara mais insistente que eu me lembre...porém, consegui manter a calma... eu deveria estar bebado, ou algo assim.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 09:10:37
Se liga alguém com sotaque paulista minha resposta default é:
 “O dono da casa está viajando e deve voltar em uns 6 meses...”  :hysterical:


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 09:14:19
Realmente nada mais chato que telefonema de telemarketing (não interessa a hora) são sempre muito chatos.

Outro dia ligou um cara da IG, quando vi que era telemarketing, respondi na hora: " Não estou interessada" e o sujeito ainda teve o descaramento de falar: " mas a "senhora" (odeeio que me chamem de senhora) não quer nem ouvir nossas promoções?"
 
Desliguei o telefone, nem respondi. (grossa né?)

Não passou 15 minutos e eles ligaram novamente, o Paulo atendeu. Disse que estava jantando que não ia falar naquele momento. A mulher do outro lado disse retornaria dentro de 30 minutos.

Na hora em que desligou o telefone o Paulo falou que se ligassem novamente que era prá "estar pegando" o nome e o CPF da pessoa e na hora ligar para a Anatel para denunciar a insistência da empresa e da pessoa que estava ligando.

Concordo com você Léo, tem que denunciar (apesar de sabermos que não dá muito resultado) mas pelo menos já enchem o nosso saco vamos encher o saco de alguém também.
 :ok:
« Última modificação: 13 de Março de 2008, 09:14:36 por Fernanda Maia »
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 09:40:28

Pior do que ficar atendendo os marketeiros é ser um deles.
Imagine trabalhar o dia todo ligando para as pessoas, tentando vender coisas e receber esporro direto.
É cruel também.
Infelismente tem gente que não tem escolha, ou não escolhe direito, e trabalha com isso.

Já tive amigos que trabalharam de call center, ou seja, apenas recebiam ligações... o que já é fogo.

Agora ficar discando para as pessoas, é muito pior.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2008, 09:55:30
O maior problema não são os atendentes, eles estão lá cumprindo ordens e ganhando uma merreca em uma profissão super estressante, o call center receptivo é legal, acho que toda empresa deveria ter, mas também acho que deveriam manter padrões de atendimento melhores dos que temos hoje (alguém já tentou cancelar um celular???) agora o call center ativo é terrível, não dá para aceitar esse tipo de coisa, esse tipo de incomodo em nossas casas, as empresas estão simplesmente passando dos limites.

Será que não existe uma lei que permita processarmos tais empresas?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2008, 10:04:04
Padrões em um país que nem o Brasil?
Isso é lenda.
Não existe nem padrões de tamanho de documentos... RG, CPF, Carteira de habilitação, Titulo Eleitoral... vai tentar colocar estas coisas dentro da carteira... pelo menos nas minhas, não cabe nada, fica tudo dobrado....ou seja, tudo SEM PADRÃO NENHUM.

Leo, tomemos por base a Telefonica...que deve ser um dos maiores call centers do país.

Uma amiga minha "tentou" trabalhar na TENTO, que é uma terceira que presta serviços de call center para a telefonica, mas era impossível.

Olhe o cenário:
Cada atendente "teóricamente" teria seu lugar fixo dentro do site, mas... como era liberado OverTime... o que acontecia? Sim, dava a hora dos atendentes sairem para entrarem outros no lugar, mas, como estavam fazendo OverTime...não desocupavam o lugar... ou seja, você chega para trabalhar e descobre que o seu lugar está ocupado por alguém tentando ganhar uma grana a mais.
Ae você descobre também que ninguem tem um controle para dizer qual é o lugar que você deve ocupar, ou seja... você tem que percorrer os 9 andares do prédio, caçando um lugar livre para trabalhar.
Logo, você tem que chegar cerca de 1:30 antes do seu horário normal, só para conseguir procurar e achar um lugar livre para trabalhar.
E se você logar no sistema com atraso, desconta na folha de pagamento.

Por isso que a Telefonica é uma putari*** que é hoje, ve se pode uma coisa destas.

Quem é que consegue trabalhar em um lugar assim?
Impossível.

Não dá nem para pensar em padrões dentro de um ambiente como este.
« Última modificação: 13 de Março de 2008, 10:10:21 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2008, 11:00:00
Guigui seria ótimo se pudessemos meter processos por aqui. Eu seria o primeiro a bombardear essas empresas de processos para pararem de me estorvar, doaria todo o dinheiro que ganharia, mas meteria processo só para fazer eles pararem com este processo.

Eu entendo o seu pesar. Eu tambem achava um saco receber chamada nao solicitada. Ate que inventaram o donotcall que a guigui mencionou. Acabaram-se os problemas.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2008, 11:25:20
É, Padu,prá mim ajudou sim , mas não acabou...
Eles dão um tempo e depois começam de novo, ultimamente a própria AT&T.
Já perdi as esperanças. Quando toca e já sei que são eles ( 3 ou 4 vezes ao dia), eu atendo e desligo imediatamente, nem digo alô.
Um inferno. :no:
« Última modificação: 13 de Março de 2008, 11:25:58 por guigui »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2008, 11:29:52
Essa iniciativa do donotcall é muito legal, eu acho que seria uma ótima inventarem isso no Brasil, acima de tudo se funcionar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.