Autor Tópico: Primeiras em médio formato  (Lida 3537 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 11 de Julho de 2005, 22:29:49
Prezados:

Essas fotos fiz hoje pela manhã, com uma luz horrível de dia enevoado, mas queria testar a câmera que comprara no fim de semana, uma cinquantona Zeiss Netar 518/16, com lente Novar Anastigmat 7.5cm f4.5, obturador Vario. O negativo 6X6 é lindo, e o tipo de composição no quadrado muito legal.

Adorei a cãmera, mas o escaneamento ficou porco. Como queria muito ver os resultados, conformei-me.







Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 23:10:30
Grande Ivan,

A pouco tempo atrás eu tive a oportunidade de testar juntamente com um amigo meu fotos em médio formato ambé. A câmera na ocasião era uma Yashica daquelas do "tempo do Onça".

E o formato quadrado é muito legal para compor!

Das tuas fotos eu gostei mais das 2 primeiras. Acho que pelas cores.

Abraço

Melão
Visitem meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 23:19:41
Melão:

Botei na cabeça que queria fotografar com médio formato, e sábado fui a uma feira de objetos usados na Praça XV e comprei uma câmera de fole. Ela está linda, tem cinqüenta anos mas parece ter dez no máximo.

A revelação foi legal, mas o escaneamento muito porco. Aí fui obrigado a tratar as fotos, pois as cores do scan ficarm horríveis. Me parece que o infeliz não tirou direito a cor do susbtrato do filme.

Além disso fiz essas fotos pela manhã, com o dia completamente nebuloso. Veja na última foto que na parte do céu entre os mastros tem umas coisas mais claras, percebe? São vultos dos prédios ao longe, invisíveis no meio da neblina.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2005, 00:35:55
Puxa, Ivan, gostei tamb[em do resultado. E coincidentemente andei hoje por algumas lojas de cameras, procurando rangefinders e medio formato. Bem, medio formato, a que me interessou mais foi uma Zenza Bronica, tambem 6x6. O vendedor tava meio apressado, e eu mais ainda, mas ta por volta de R$200,00. Voce acha que ta num preco bom? Eu ate achei algumas Hassel, Mamya e outras, mas todas muuuuito alem do meu orcamento (novas ppor volta de R$5000,00 a R$10000, usadasd por R$2000).
Das rangefinder, me interessei por uma Yashica J, por R$150,00 (parece estar em otimo estado, mas nao cheguei a ver com detalhes, ja que tava so pesquisando mesmo) e outra Yashica, que nao vi, mas pelo preco (R$300) acredito que seja a Electro, que vi voce falar bem.

O que voce acha?

Ps.: ai, falta de dinheiro...vi uma Leica M3 por R$2900,00 :P
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2005, 00:39:01
Ah! Outra coisa que esqueci de perguntar: e facil encontrar filem pra medio formato? Ele e muito mais caro? Essas fotos foram em cromo ou negativo?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2005, 10:39:57
Talesp:

Nunca usei a Electro, mas é muito bem falada. Minha experiência com rangefinders me mostrou o seguinte: valem muito a pena se a lente for boa. Se for boa, você terá uma câmera deliciosa de usar e capaz de resultados fantásticos, muito adequada para fotografia de rua. Mas se a lente for ruim ou mediana, ela frustra. No caso das rangefinders há os dois casos. por exemplo, eu tenho a Kiev cujas lentes são fantásticas, e tenho a Ricoh cuja lente é menos que medíocre. A Kiev, toda vez que uso é uma alegria (além de ser muito bem construída, mas isso as yashicas também são mesmo quando têm lentes menos boas- tenho uma Minister D, cuja lente é fraca, mas a construção é primorosa). Uma Kiev IV com Jupiter-8, fantástica lente, sai por 50 dólares vindo direto da Ucrânica (eBay). Foi assim que comprei a minha (vendedor muito bem qualificado foi meu critério, e descrição da câmera como Excelent.)

Quanto ao médio formato, comprei vários filmes Ektacolor 120 em embalagem de plástico (não é em caixinha) por 6.50 cada um. Paguei 3.90 pela revelação (lindo negativo), e o escaneamento no mesmo lugar custa 10 reais em alta. O filme tem apenas 12 poses. Não achei caro não, ao contrário, achei bem barato.

Na questão da Bronica, o que pega não é o corpo por 200 reais (barato se estiver bom), mas as lentes, que pelo visto custam cerca de 200 cada uma, estou certo? Não acho mau negócio não, embora eu mesmo tenha preferido comprar uma câmera bem barata para experimentar (minha Zeiss Nettar custou 100 reais). Depois, se gostar da coisa como parece irá acontecer, pensarei em outra cãmera, e na pior hipótese esta atual se transformará em uma câmera de rua fantástica, pois pequena, barata e boa.

Ivan

 


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2005, 11:38:47
Nossa, que legal =o)
Ivan, vc comprou a sua câmera pelo E-bay e chegou tudo direitinho? Teve alguma taxa extra de envio e coisa e tal?
Ou comprou na Praça XV? Não entendi direito... eheheheh ;o)


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2005, 11:44:22
Ivan, A sua camera ja tem fotometro? Ou voce faz a fotometria usando a digital como fotometro?
Assim como de analogica pra digital, também tem mudança no comprimento focal equivalente? Qual seria o equivalente de 50mm em filme 35mm pra o 6x6?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2005, 12:10:54
Vamos por partes:

Marib: esta Zeiss comprei na Praça XV. A Kiev e as duas lentes compradas posteriormente, no eBay.

Esta Zeiss me custou a muito módica quantia de 100 reais. Está perfeita como dá para ver pelas fotos feitas. Não tem fotômetro, não tem telêmetro. Usei a RICOH 500 de que não gosto mas que tem ótimo fotômetro para fotometrar (e é pequeninha). Usei estimativa de distância para foco, trabalhando sempre com profundiade de campo. Não é uma Ikonta, que em ótimo estado com lente Tessar custa 300 reais, mas é bem legal e corresponde ao meu desejo de experiência.

A Kiev rangefinder foi comprada no eBay e me custou 51 dólares incluindo envio (excelente estado, lente Jupiter-8 que é uma maravilha, uma Sonnar 50mm f2 fabricada na Russia com coating) Fotos da minha Kiev em: http://ivandealmeida.multiply.com/photos/album/10

Depois comprei para ela uma lente Jupiter-12, 35mm f2.8, também uma fantástica lente. Feita sob licença com os planos da Zeiss Biogon de mesmo comprimento focal, também com coating. Cutou-me com envio 42 dólares, mas a receita taxou-me em 9o reais quando chegou, pois o vendedor escreveu no pacote tratar-se de lente de cãmera.

Depois comprei para ela uma Jupiter-9 85mm f2, diagragma de 15 pétalas. Uma lente que promete muito, mas que por diversas razões ainda não me acertei com ela. Essa custou-me cerca de 70 dólares contando com o envio.

Tanto a Kiev quanto as lentes foram compradas de vendedores ucranianos e mandadas de lá.


Talesp:
Não tem fotômetro nem telêmetro. Uso outra câmera -não necessariamente digital- como fotômetro.
Tem mudança de comprimento focal equivalente. A lente Normal é aquela cuujo comprimiento focal é igual à diagonal do filme ou sensor, de modo que a normal nesta câmera seria uma 85mm. A lente dela, 75mm, é uma pequena grande angular.
(a normal em 35mm é de cerca de 43mm, então dá para daí calcular a equivalência.


RafaDuck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://www.tudodigitall.com
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2005, 14:17:51
Ivan, eu já estava doido por uma médio formato, uma amiga minha tem uma Hasselblad para fotografar moda e eu ja saí com ela para tirar algumas fotos e fiquei maravilhado, pesquisei em algumas loja de SP e vi algumas por R$ 1500 com lente "basica", agora minha dúvida esta no valor de lentes adicoinais pra ela, deve ser caro. Mas parabéns pelas fotos, estão lindas, é muito legao o formato quadrado!!!!

Onde comprou filme a esse preço?
Depois mande mais fotos pra gente apreciar!!!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2005, 16:24:15
Para quem tiver curiosidade de saber como é a câmera...

http://ivandealmeida.multiply.com/photos/photo/10/13.jpg

http://ivandealmeida.multiply.com/photos/photo/10/15.jpg

http://ivandealmeida.multiply.com/photos/photo/10/19.jpg


Comprei os filmes e revelei na Rua dos Andradas 29 - galeria. Centro. Unimagem. É aquela ruazinha ao lado do Largo de São Francisco e paralela à Uruguaiana.
« Última modificação: 12 de Julho de 2005, 16:25:59 por Ivan de Almeida »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2005, 16:39:08
Puxa, Ivan, peguei na mão uma igualzinha fim de semana retrasado :D

Mas de tão compacta que ela era, achei que era uma 35mm beeeeeem antiga:P

Hummmm...vou voltar na feirinha de antiguidades do Bixiga (foi lá que vi essa sua, não nas lojas que fui ontem).
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2005, 17:04:05
Talesp:

Eu também achei. Estava vendo as Ikonta, bem maiores (fazem 6X9, maior ainda) quando vi esta num cantinho com a irresistível palavra "oferta R$99,00". Aí contornei a barraca e peguei a câmera, tendo a impressão também de ser uma 35mm estranha. Perguntei ao vendedor que me disse ser 6X6.

Dei sorte, pois embora meu obturador seja o Vario, menos resistente e preciso, e não o Compur ou o Prontor, a lente é a Novar f4.5 e não a 6.3 mais escura nem a Nettar (mesmo nome da câmera), pior. Diz um amigo meu que há uma Nettar (câmera) com Tessar, a melhor de todas. De qualquer maneira isso vim saber depois da compra. Na hora achei que 99 reais por uma Zeiss 6X6 funcioanando não podia ser mau negócio.

Mas é bem pequena, não é? Quis tirar uma foto junto de uma SLR para se ter a idéia do tamanho.

Observe bem a lente. Limpar uma lente custa cerca de 40 reais, e se tiver muito fungo pode ter afetado o coating ou precisar de repolimento (o que destrói o coating).

 


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2005, 17:42:28
Posso fazer o mesmo teste de uma SLR (por em modo B, segurar o obturador e observar a lente) ou pra uma camera dessas o teste é diferente?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2005, 18:22:20
O mesmo teste. Colocar em B, abrir o diafragma ao máximo e observar através da lente.

Verificar também se a câmera arma direito, se o diafragma abre e fecha direito (também pode ser observado através da lente), se o barulho muda quando as velocidades mudam. Disparar sem a lente para ver o movimento do espelho.

Lente sem coating não é pecado mortal. As Ikonta de certa época nõ têm, e nem por isso são ruins (ao contrário). Só que é preciso maior cuidado com a luz que incide na lente.

Acabou de chegar o aviso dos correios da lente que comprei no eBay com m42, 50mm, Carl Zeiss Jena Tessar f2.8. Infelizmente a receita taxou. Felizmente, pouco.

Ivan