Autor Tópico: Fotografia Triste!  (Lida 7929 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Abril de 2008, 16:20:12
A gente sofre com a morte porque não se prepara pra ela, ai que entra a influência da igreja, no Afeganistão os caras morrem e tanto eles como suas famílias ficam felizes, os homem bomba acham que vão ficar com 100 virgens no paraíso, tudo isso é cultural. Tem culturas indígenas que adoram a morte.
Rssssss....de novo vou ser obrigado a concordar só em partes com vc Jack. Para mim religião é acima de tudo cultural também. Esse é um ponto que eu acho que todo mundo concorda e não há discursão. Agora não podemos comparar toda a humanidade com aqueles pirados fanáticos do oriente médio que colocam a religião para justificar suas matanças mas que na verdade o único interesse é político e territorial. Acho que também todo mundo já está careca de saber disso. Estamos tratando  de sentimentos aqui e isso queira vc queira não é inerente a todos os animais da face da terra e duvido que o mais cético dos mortais na hora de ver a vó pela greta não vai sentir medo e dor e não irá apelar para todo tipo de santo e Deuses que ele já ouviu falar.
O trabalho do fotógrafo em questão é muito inovador mas a morte causa sofrimento sim...uma morte tranquila e bela a gente só vê em filmes no cinema. A realidade é que a morte trás com ela sofrimento e dor...e muita saudade também.
abs
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 16:28:48 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2008, 17:03:33
Me desculpe Marcelo, mas achar que algo foi de um jeito sem averiguar como foi realmente é tender para o leviano. Veja bem, isso é da natureza do ser humano, assim como temer o desconhecido da morte. A grande conquista de nós como animais pensantes que somos é vencer a nossa própria natureza, deixar de viver pelos instintos pra viver pela razão.
Por exemplo, no caso da menina que foi jogada pela janela em Sampa, tudo aponta para o pai como assassino, mas sem provas concretas, condenar o cara é ser leviano. No entanto está todo mundo condenando, veja bem não estou assumindo uma posição porque não tenho bases pra isso, mas por mais que se tenha certeza de algo, sem provas concretas não se deve acusar, o ideal é usar o “é possível que...” ou “é provável que...”

Com relação a ganhar dinheiro com a desgraça do outro, mais uma vez volto ao caso da menina da janela, os meios de comunicação não estão ganhando dinheiro em cima da desgraça daquela família? Trabalhar com informação nem sempre é agradável, as desgraças tb tem de ser noticiadas.

Não se pode comparar o trabalho desse fotógrafo com o trabalho de um jornal que vende por mostrar gente mutilada. O contesto é totalmente outro, se ele desse sequência e mostrasse fotos do cadáver começando a se decompor daí sim seria questionável nesse sentido, mas ele mostra a ausência do espírito pra uns, a transformação do animado em inanimada para outros ou a angustia do fim da vida com a serenidade da morte. O trabalho nos leva a reflexão de valores, algo muito necessário em nossa sociedade.
Veja bem, ninguém é obrigado a gostar, tanto que eu não gostei, mas daí pra desfazer do trabalho no mínimo original que mexe com os sentimentos básicos do ser humano aí já é outra estória. Pode falar mal sim, mas daí com uma base, não escrachadamente 

Sem nada contra ti amigo, mas da mesma forma com que vc colocou a sua posição eu coloco a minha, no caso saindo fora do contesto do tópico e questionando o comportamento humano.

Um cordial abraço!


 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #32 Online: 07 de Abril de 2008, 20:52:57
Sei que não tem nada contra mim, Marcelo.  :ok:

Temos apenas posturas diferentes quanto a um assunto.

Quanto a ser leviano, nesse caso, tenho que considerar minha análise tão especulativa quanto às informações da abordagem do sujeito para realizar esse projeto. O que realmente aconteceu, nunca iremos saber. Não conhecemos o fotógrafo pessoalmente, não sabemos até onde o caráter dele é questionável, e nem como tudo foi trabalhado.

O que eu, no meu entendimento, acusei foi o momento escolhido para fazer as fotos. Independente do resultado e intenções.

E me incomoda muito ainda o beneficiário ser exclusivamente o fotógrafo, ainda oriundo de um trabalho que envolveu uma situação delicada.

Mas há os fatos: fotos feitas em pacientes terminais. E para esse tipo de fotografia, envolve permissão familiar, não só do fotografado. Caso o contrário, o sujeito pode responder um processo monumental, já que o senso de valores de pacientes terminais estão seriamente distorcidos. Seja por efeitos de tratamento, seja por fatores psicólogicos provenientes da morte iminente.

E são nesses fatos que construo minha posição: como foi processada essa abordagem.

Quanto à questão de ganhar dinheiro com a desgraça alheia. Reportar as notícias, sim. Mas também é possível identificar o sensacionalismo nos diferentes veículos de comunicação (sem querer discutir agora o que é ou não sensacinalismo). E é isso que separa o bom jornalismo do mau jornalismo.

Agora, eu discuto também certos valores dentro da fotografia. É apenas o meu senso crítico, depurado das informações que nos são oferecidas. Uns concordam, outros não.

Não discuto que esse trabalho nos leva à reflexão de valores. Eu teci a minha e a expus. Concordo que usei um tom contundente ao falar do trabalho dele, mas não acredito que isso despontencialize, ou o contrário, minhas posições. 

Citar
Dizer que o cara tá ganhando dinheiro sobre a desgraça alheia é pisar na profissão de fotógrafo. Sinceramente quem diz isso o que está fazendo com uma camera na mão?
 


Isso também é leviano de se falar, e também escrachado. Não poderia eu, a partir de um trabalho somente, subjugar a profissão de fotógrafo. Afinal, não é a fotografia artística que nos informa das mazelas do mundo, e sim a jornalística.

Mas, tudo bem, às vezes alguma ressonância emotiva nos escapa quando debatemos certos assuntos.

No mais, está tudo certo. Todos expuseram suas opiniões, e respeito todas. Mas continuo com a minha.

Já o trabalho dele não sofrerá nenhuma sanção por causa disso.

abraço, man!  :ok:


« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 20:59:56 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #33 Online: 07 de Abril de 2008, 21:14:28
Tem gente que vê o copo meio vazio e tem gente que vê o copo meio cheio, cada um com a sua interpretação.

Na minha opinião sobre esse ensaio sobressai a arte, a coragem e o profissionalismo de um fotógrafo ousado e muito bom, a idéia é genial e questões como autorização, implicações legais, etc. só servem para quem vê o copo meio vazio.

Mas isso é normal, a crítica é normal... :)

Abraços,

Beto

Jack db - Floripa


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #34 Online: 07 de Abril de 2008, 21:18:46
Acho que há uma certa confusão aqui...
O trabalho deste fotógrafo não é jornalístico, não é notícia.
O trabalho dele é artístico, é retrato, e é retrato em um momento de profunda emoção.
Não acho que tenha havido alguma exploração do fotógrafo na intenção de ganhar dinheiro com o sofrimento alheio.
Não acho , inclusive, que tenha rolado dinheiro algum , num primeiro momento. Não vejo este fotógrafo cobrando U$ XXX da família, depois das fotos prontas.  É claro que ele ganhou notoriedade e muita discussão, mas acredito nas boas intenções dele.
Eu tinha dito, e repito, que gostaria de ser fotografada por ele se eu estivesse na mesma trsite condição destas pessoas. Já o Davi teve uma reação contrária, não gostaria de jeito nenhum. Ok, cada um sente de uma maneira. Quando eu disse que sim, aceitaria, não pensei na minha família olhando para as fotos, mas o público em geral. Por outro lado, não sei se eu gostaria de ter esta foto de nenhum dos meus queridos.... é uma questão delicada mesmo.


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #35 Online: 07 de Abril de 2008, 23:40:55
Também acho que a discussão está meio confusa. Acredito que o trabalho não só é artistico, como tem um enorme valor antropológico. Quando vi pela primeira vez, passei rapidamente pelas fotos, pois elas causam um impacto muito forte. Depois voltei com mais calma e mais preparado para ver. Não é brincadeira. É uma experiência intensa, que mexe com emoções que na maioria das vezes não queremos experimentar ou re-experimentar. Enfim, acho que é um trabalho corajoso e importante.

Para que tiver paciência, tem um artigo muito bom aqui: http://www.guardian.co.uk/society/2008/apr/01/society.photography
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #36 Online: 07 de Abril de 2008, 23:57:32


Para que tiver paciência, tem um artigo muito bom aqui: http://www.guardian.co.uk/society/2008/apr/01/society.photography

Carlos,
obrigada oelo link.
Realmente foi ainda além do que eu imaginei que os dois tinham experimentado.
Continuo achando o assunto bastante delicado, mas fiquei feliz de ver a maneira que foi feito e o efeito que teve no fotógrafo e na jornalista.


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #37 Online: 08 de Abril de 2008, 00:31:15
Também acho que é um assunto muito delicado, Guigui. Não gostaria de ver fotografias dos meus parentes mortos. Mas  parece que os participantes do projeto gostaram de ter alguém com quem falar sobre o fim. O sociólogo Norbert Elias tem um livro que se chama "A solidão dos moribundos". Nos dias de hoje, os moribundos estão mais solitários do que nunca, pois quase ninguém tem nervos fortes o suficiente para acompanhar a passagem de outra pessoa. De alguma forma, eles fizeram um trabalho humanitário. Que isso resulte em notoriedade é inevitável, pois é um feito extraordinário. Mas não acho que a notoriedade anule a importância do projeto.
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2008, 00:32:57
Pô Marcelo, me desculpe o lance de pisar na profissão, eu realmente fui meio infeliz na colocação.
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #39 Online: 08 de Abril de 2008, 03:58:41
de buena...  ;)
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2008, 08:47:16
Acho que é absolutamente normal e inevitável que um trabalho desses cause polêmica e discursão. Cada um tem uma maneira diferente de enxergar a arte e sobretudo a vida (ou a morte). Acho que no final das contas a maioria concorda que foi um trabalho ousado e que as fotos ficaram bem legais (tecnicamente falando). Respeito todas as opiniões e acho muito bacana discurtir todo tipo de assunto aqui com vocês. Cada um tem uma personalidade diferente e sabe expor seu ponto de vista de uma maneira muito inteligente por sinal. Lógico que não somos obrigados a concordar mas é bom também abrir a mente e enxergar as coisas por perspectivas diferentes.Viva as diferenças.
Abs a todos!!!  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2008, 10:22:38
Para que tiver paciência, tem um artigo muito bom aqui: http://www.guardian.co.uk/society/2008/apr/01/society.photography

Excelente link, não imaginei que o fotógrafo tinha passado por tudo aquilo no ensaio, enriqueceu ainda mais o trabalho dele pra mim!

Abraços,

Jack
Jack db - Floripa


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2008, 15:43:49
Fazia tempo que eu não via um trabalho tão tocante em fotografia. É um choque de realidade para todos nós, que só refletimos acerca da preciosidade da vida quando estamos doentes ou vemos entes queridos doentes.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #43 Online: 08 de Abril de 2008, 17:41:21
É um trabalho artístico e que foi extremamente difícil para o próprio fotógrafo. A questão de ter fotos dessa natureza apresentadas para os familiares realmente é pessoal e delicadíssima.
Agora, o trabalho em si foi de uma sensibilidade enorme com estas tristes pessoas que acredito partiram um pouco mais felizes depois de terem sido retratadas com tamanha delicadeza.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #44 Online: 11 de Abril de 2008, 10:55:34
acho que é muito ACHISMO... ninguém sabe o que o fotógrafo propôs as famílias além de retratar eu não diria que um belo momento, mais transformar um momento de angústia e menos sofrimento, em deixar sua marca, como falaram os pacientes concerteza muitos negaram mais estes aceitaram, dizendo: "eu estive aqui, fiz minha história e deixei minha marca", ... como disse Julio Cesar "Vim, vi e venci", se fosse eu por mais sofrimento que eu estivesse passando concerteza aceitaria, deixar minha marca mesmo sabendo que não daria para eu ver minhas fotos expostas e ter o reconhecimento direto.

invadir é um termo muito forte, como eu disse é achismo sem base.... se o fotógrafo ficou uma ano com estas pessoas, nem sempre as mesmas mais rodando vários hospítais acho que tinha um vínculo mesmo que breve com estes pacientes, no meu achismo quem sabe não ter sentado e conversado durante horas ou dias com os pacientes e com as famílias ??? Não creio que ele se aproveitou deste momento para APENAS lucrar, mas para mostrar a morte de outra maneira, eu nem digo em outras RELIGIÕES mais em outras culturas a morte é vista de outra maneira, festas de 5 dias quando algum parente morre enquanto em outras culturas a morte é vista como dolorosa, triste e angustiante

eu acho a morte triste, feia e dolorosa..... nunca tinha visto nada de bonito nela até estas fotos (JURO!), eu gosto de viver, não quero pensar na morte, hora que eu bater as botas foi pq era hora pq se eu pudesse ser eterno eu seria.

como disse o Marcelo MM acho inaceitável seria mostrar talvez a pessoa no leito cheio de tubos, uma cena ai sim triste, uma pessoa só a caveira deitada com aquele rosto de quase um defunto só aguardando, nestes registro por mais que NÃO pareçam estar feliz pelo momento, quem sabe (achismo!) o fotógrafo ir lá e conversar foi a única coisa divertida ou diferente que este paciente teve nos ultimos meses ??? além das muitas famílias que abandonam estas pessoas pois pra elas já estão mortas mesmo, acabam morrendo sozinhas, no máximo da companhia de um médico e uma enfermeira... quem sabe ? EU ? VOCÊ que estamos aqui vendo e falando e falandoe, supondo e supondo teorias e teorias e teorias..... acho que tudo tem uma pequeno pingo de "inveja" (vontade de ter feito) pois o fotógrafo soube pegar um momento terrível e transformar em arte, em algo mais aceitável e belo

como repito .. é muito achismo dizer que somente o beneficiário é exclusivamente o fotógrafo, talvez pela FAMA e reconhecimento do trabalho sim, mais não foi ele que foi lá, passou 1 ano da sua vida com estas pessoas, se envolvendo ...vendo cenas difíceis, talvez alguns morreram enquanto estam sendo fotografados (achismo!), agora se dizer da parte de lucro $$$$... quem sabe como disse o guigui se ele cobrou algo por isto ? mais ai vem alguem e diz que os lucros que ele terá agora com exposições blablaba será tudo pra ele.... novamente: quem disse ??? eu ?? você ?? quem sabe se a renda não é toda revertida pra essas famílias ? talvez uma parte para elas ? talvez uma parte para os hospitais ?

eu acho que o ser humano é muito sábio nas palavras mais seu ACHISMO é muito grande e supõe muita coisa, criticar atrás de um computador é fácil eu quero ver ir lá e fazer, passar um ano da tua vida se relacionando com pessoas à beira da morte e falar que isso é uma coisa fácil, só ir clicar, pegar autorização, montar uma amostra e lucrar, isso pra mim é burrice.

concordo com o Guto que é um trabalho que cause polêmica e discussão, e dentro de certos parâmetros todos tem seu ponto de vista mais uma coisa que não consigo aceitar é o achismo do ser humano de criticar um belo trabalho em cima de suposições que a pessoa criou sem uma embassamento.

não sou tão bom com palavras como muitos aqui, nem um vocabulário tão incrementado,... não enrolo vou ao ponto e falo o que penso.
não estou criticando ninguém, li todos os pontos de vista cada um tem o seu este é o meu.

e gostei demais das fotos, será que irá sair um livro...?? talvez com os depoimentos das pessoas... seria interessante

abraço
« Última modificação: 11 de Abril de 2008, 11:07:43 por coxao »