Autor Tópico: Discussão sobre a foto Samba do 'marisco' doido  (Lida 4427 vezes)

guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 11 de Abril de 2008, 18:12:59
Valdemas, talvez você tenha escolhido a sala errada.
Veja nas Regras do Corredor :

" O objetivo desta sala é criar um ambiente que permita a crítica despreocupada dos trabalhos listados, sem o risco de iniciar conflitos, ou seja, o objetivo do autor que posta nesta sala é conhecer possíveis problemas de seu trabalho e o de quem posta comentários deve ser o de mostrar defeitos encontrados e propor melhorias, sem medo de ser replicado ou entrar em conflito com o autor."

E Também :

" CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados."

Como vê, esta sala é para as pessoas criticarem livremente, dar nota, dizer o que acham que pode melhorar.
Se quiser expôr melhor seu ponto de vista, explicar melhor o contexto da sua foto e trocar idéias com os foristas, sugiro que use a Galeria.

()s
GuiGui




valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2008, 18:21:38
Guigui...
entendo o que vc diz, mas acho que vc que não entendu o que eu quis dizer...
aceito as críticas e como EU JÁ DISSE 3 VEZES que inclusive foi editado, eu agradeci às críticas... só pedi que fosse trancada a enquete pois tomou um rumo completamente desvirtuado da idéia... reitero que ninguem perguntou a mim nada... como se constroi conhecimento se os sujeitos envolvidos no processo não se comunicam... só postei o que seria a imagem depois que reolvi trancar a enquete...
talvez eu nãoe steja me espressando bem, mas a idéia era de JUSTAMENTE SE DISCUTIR SOBRE  A IMAGEM, e não apenas ser açoitado, que me perdoem o termo, sem nem ter sido especulado a minha pessoa sobre a imagem... ví qme outros posts que o psseoal posta a imagem, e as pessoas PERGUNTAM sobre a mesma e vai se discutindo sobre o tema... isso não aconteceu aqui e por isso que eu disse que a coisa tomou rumo desvirtuado da ideia de construção do conhecimento... percebe isso? a ideia nao eh de postar pra receber elogicos, mas de se discutir sobre ideias e abstrações sobre o tema... entendo que alguns não irão identificar nada, outros irão identificar algo... e isso é ótimo...

grato pela ajuda e pelas críticas...


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2008, 18:30:39
Entendi sim, Valdemas.
Dá uma passada na Galeria e você vai encontrar o que procura.
A idéia desta sala, o Corredor Polonês, é o autor ficar na dele, só ouvindo o que as pessoas acham, esteja ou não de acordo.
Seus comentários foram editados aqui porque estão em desacordo com a regra

CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.

Insisto mais uma vez, na Galeria é exatamente onde se discute livremente as fotos postadas, é a sala perfeita para você poder discutir sobre idéias e abstrações sobre o tema , para citar suas próprias palavras. Passe sua foto para lá e vai ver que a coisa muda totalmente de figura !

()s
GuiGui  :)


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2008, 18:38:46
Guigui... FINALMENTE estamos conseguindo um pouco de comuniccção :D
entendo o que vc diz e concordo, porém conhecimento se const´rói numa relação de sujeito <--> sujeito... mais que batido na linha construtivista...
conforme  regra CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho... vendo os outros topicos, ond eo pessoal PERGUNTA ao autor sobre a imagem, o autor as responde se caracteriza ai uma discussão de construção do tal do conhecimento... do contrário retornamos ao velho PIAGET onde a relação de dá entre sujeito--> objeto...
tendo em vista que os posts se relacionavam à não discussão... não ví anecessidade da continuidade do processo , percebe???como eu jah disse...a idéia aqui foi de discussão e não doe belo... a imagem fala muita coisa... fala de uma cultura que muitos aqui não conhecem...fala de um estilo de vida que ainda perdura numa pesa predatória e por aí vai...

enfim... agradeço a todos as críticas e ao empenho dos moderadores...
abraços e atodos
mui cordialmente
valdemas


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2008, 19:10:01
Valdemas nem sempre a comunicação bilateral é benéfica, porque inibe exatamente os comentários mais pesados, principalmente de quem tem menos experiência, inclusive esse foi o objetivo da criação do corredor polonês, criar um ambiente onde se pudesse falar o que pensava sem medo, e isso tem sido fantástico, é uma das salas que mais cresce no fórum, exatamente por possibilitar a quem critica falar o que pensa sem medo e possibilitar a quem é criticado ouvir o que precisa ouvir (lembre-se que a maioria das pessoas tem muito medo de falar o que realmente pensa e serem repreendidas em uma réplica).

A resposta é permitida se houver pergunta direta porque pode ser necessária para conclusão da avaliação, caso não haja a pergunta direta (o que raramente há no corredor), então não deve haver resposta, o corredor não permite discussão ou debates, apenas respostas a perguntas, o que é bem diferente, alguém que não quer ser replicado simplesmente não pergunta sobre o tema e assim se protege para falar o que pensa.
A questão toda ai é você pegar o que foi dito no corredor (que na minha opinião são visões muito mais construtivas para prceber problemas na imagem do que as obtidas pela dialética da galeria, onde a cumplicidade em busca de visão comum ofusca a visão dos problemas) e perceber que por mais que sua foto estivesse dizendo algo para você, ela simplesmente não funcionou para os demais por não dizer nada para ninguém (no caso dos comentários em questão). O artista por definição não é um ser isolado, ninguém faz arte para si mesmo, as pessoas fazem arte como forma de expressão e expressão só existe com um receptor recebendo, se as pessoas sequer recebem a sua mensagem (veja que não estou falando sobre ela chegar distorcida, estou dizendo de não chegar) é porque realmente existe um grande problema no meio usado. Neste caso a dialética não levaria a esta conclusão, pois a discussão levaria ao entendimento, não através da foto e sim através da mensagem escrita, o que você pode perceber que não permitiria a identificação do problema e sim um acordo sobre o que é dito pela imagem, o que não passa nem perto da função do corredor e nem mesmo auxilia na melhoria dos problemas encontrados, existem problemas que você só vai encontrar estando de mente aberta e em um local como o corredor polonês, onde as pessoas podem falar o que querem sem medo de serem replicadas.
O debate dialético é sim muito interessante para várias aplicações de construção do conhecimento, mas também é muito inadequado para outras, por isso que abrimos espaço para todos os tipos de construção do conhecimento, que se bem usados podem levar à melhorias significativas dos resultados, principalmente se forem feito em conjunto e de forma adequada às respostas que se espera obter.
« Última modificação: 11 de Abril de 2008, 19:22:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.